ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Jales, A.A. (IFRN) ; Silva Júnior, C.A.B. (IFRN)
Resumo
A utilização dos conhecimentos prévios como estratégia didática para o ensino de Química pode configura-se como um instrumento facilitador no processo de ensino- aprendizagem. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada durante a realização do Estágio Supervisionado I, com 23 alunos de uma escola estadual localizada na cidade de São Rafael/RN. A análise dos resultados apontou que, o professor utiliza os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para construção de novos saberes, inclusive valorizando os conhecimentos científicos já existentes, como os saberes associados ao senso comum.
Palavras chaves
Estratégica didática; Ensino de Química; Conhecimentos prévios
Introdução
O ensino de química, de acordo Chassot (1993), representa, para o cidadão, um excelente instrumento de leitura do mundo, pois se constitui como uma linguagem esclarecedora dos diversos processos químicos que ocorrem no mundo sejam eles, naturais ou artificiais. Diante disso, percebe-se que, se esse ensino for embasado a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, pode- se configurar como uma alternativa facilitadora no processo de ensino- aprendizagem. Sobre isso, Miras (2006) destaca que, é graças aos conhecimentos prévios dos alunos que, eles conseguem fazer uma leitura inicial sobre um novo conteúdo. Ou seja, é preciso instigar as concepções prévias dos educandos, ao iniciar-se o assunto a ser ministrado na aula, com a finalidade de perceber as diversas concepções existentes. Campos e Nigro (1999), também destacam que, a exploração dos conhecimentos prévios é importante tanto para os alunos quanto para o professor, pois este quando conhece as concepções dos educandos, pode elaborar estratégias didáticas mais eficazes. Almejando-se saber se o professor faz uso dessa estratégia didática, ou seja, utiliza os conhecimentos prévios dos alunos, visando à construção de novos saberes, foi aplicado uma questão de pesquisa durante o Estágio Supervisionado I, investigando essa temática.
Material e métodos
A pesquisa foi realizada no período do Estágio Supervisionado I, em uma turma de 23 alunos da 3ª série da Escola Estadual Professora Claudeci Pinheiro Torres, localizada na cidade de São Rafael/RN. Nesta turma houve a aplicação de uma avaliação contendo uma questão relacionada à temática dos conhecimentos prévios. Esta foi aplicada utilizando o primeiro horário da aula. A maioria dos educandos gastou em média 25 minutos para respondê-la. A questão pesquisada foi a seguinte: - O professor considera os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos? SIM ( ) NÃO ( ) Se sim, de que maneira ele utiliza esses conhecimentos prévios? A questão de pesquisa foi aplicada após uma aula de Química Orgânica, sobre os grupos funcionais, mas inicialmente, a aula começou com um resgate dos conhecimentos prévios dos alunos, sobre o conteúdo de nomenclaturas.
Resultado e discussão
Com aplicação da questão de pesquisa, pôde-se constatar que, o professor
utiliza os conhecimentos prévios dos educandos, ou seja, antes da ministração
de novos conteúdos, ele instiga quais os saberes já existentes sobre aquele
assunto. Conhecimentos esses que, são embasados nos saberes científicos e nos
conhecimentos do dia a dia
O gráfico abaixo mostra a porcentagem das respostas dos alunos sobre a questão
temática aplicada
Ou seja, dos 23 alunos entrevistados, 18 responderam SIM e 5 responderam NÃO.A
justificativa da maioria dos alunos foi que, o professor se baseia nos
conhecimentos prévios deles através de questionamentos acerca do que eles já
sabem, para poder reforçar a aprendizagem de modo que, haja uma interação do
conhecimento prévio com o novo conhecimento químico que será construído.
A seguir, algumas respostas dos alunos:
Sim, perguntando se já vimos o assunto, se entendemos alguma coisa e o quê.
Sim, pois através dos nossos conhecimentos, ele se baseia e reforça o que
sabemos ou não
Sim, pois quando o aluno já tem uma base do assunto, fica melhor de fazer a
interação do conteúdo para melhor aprender.
Sim, pelas perguntas que o professor faz e por preencher o nosso pouco
conhecimento com explicações
Sim, se for aula sobre misturas, ele fala sobre kisuco e outras coisas.
A partir dessas respostas pôde-se constatar que, o professor alicerça suas
aulas nos conhecimentos já existentes, ou seja, utilizando essa estratégia
didática, visando à construção de novos saberes. Na aula em que a questão de
pesquisa foi aplicada, por exemplo, antes de ministrar sobre grupos
funcionais, ele fez indagações sobre o conteúdo de nomenclatura ministrado
anteriormente.
Essa metodologia utilizada pelo professor é um excelente instrumento
pedagógico que facilita a aprendizagem
Gráfico 1: Dados referentes a questão de pesquisa aplicada
Conclusões
A partir dessa pesquisa temática realizada, ficou diagnosticado que, o professor colaborador do Estágio Supervisionado I, utiliza os conhecimentos prévios dos educandos como ponto de partida para a construção de novos saberes. Ressalta-se que, a utilização de enfoques inovadores, como por exemplo, a utilização dos conhecimentos prévios é uma estratégia que facilita o processo de ensino-aprendizagem. Quanto mais o educador estimular a atualização desses conhecimentos, mais ligação o educando poderá estabelecer entre o que ele já sabe com o novo que será construído.
Agradecimentos
Aos alunos, ao professor colaborador e a diretora da E.E.P.C.P.T. e ao IFRN – Campus Ipanguaçu.
Referências
CAMPOS, M.C.C.; NIGRO, R.G. Aquilo que os alunos já sabem. In: Didática de ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 1999.
CHASSOT, A. Catalisando Transformações na Educação na Educação. Ijui: UNIJUI, 1993.
MIRAS, M. O ponto de partida para a aprendizagem de novos conteúdos: os conhecimentos prévios. In: COLL, C. O construtivismo em sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 2006.