ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Gomes, E.B. (UEPA) ; Silva, M.D.B. (UEPA) ; Reis, A.S. (UEPA) ; Maia, M.S. (UFPA) ; Conceição, T.N. (IFPA)
Resumo
O trabalho teve como objetivo propor uma metodologia de utilização da História da Ciência no estudo das leis da Termodinâmica, a fim de melhorar a compreensão do ensino possibilitando ao aluno entender como o conhecimento foi construído ao decorrer da História. Inicialmente foi exposto cronologicamente os trabalhos de vários cientistas que contribuíram para a construção das leis da termodinâmica e sua aplicabilidade. Em seguida, foram apresentados dois experimentos no intuito de demonstrar a absorção e liberação da energia em forma de calor. E por fim ocorreu a aplicação de um questionário, no qual registrou o posicionamento dos estudantes que afirmaram que a História da Ciência apresentada ao Ensino da Termoquímica, se torna uma ferramenta metodológica para a compreensão do cont
Palavras chaves
História da Ciência; Contextualização; Leis da Termodinâmica
Introdução
Alguns conceitos referentes ao assunto da Termoquímica são apresentados de forma mecânica aos alunos o que torna-os confusos, e de difícil compreensão, os estudantes não consegue de fato compreender o porquê e como foi construído tais conceitos como: calor, trabalho, dissipação, conservação, dentre outros, dificultando o processo de aprendizagem, por limitar a visão desses estudantes, assim, ocorre apenas uma fixação de conceitos. Logo, o aluno apresenta dificuldade de reconhecer a aplicação na Química, ao estudar as reações, devido à falta de contextualização,fragmentação do Ensino, além da falta de associação com o cotidiano Hulsendeger (2009).Quando o assunto érepassado ao estudante de forma não contextualizada, a aprendizagem torna- se mecânica.Além disso, muitos entendem que o estudo da termodinâmica é um assunto exclusivo da Ciência física o que é um equívoco, pois está presente em outras áreas como no caso da Química, a qual recorre constantemente as leis da termodinâmica para explicar o fenômeno das reações Químicas presente diariamente ao cotidiano, não somente aplicada a termoquímica, mais também na Cinética, assim como em outras áreas da Química.Diante disso, este trabalho propôs o estudo das leis da termodinâmica, como maneira de fazer com que os alunos compreendam o cenário político e econômico que impulsionou a criação dessas leis, além de seus impactos para a sociedade. De forma que observem a importância do desenvolvimento delas para o progresso da Revolução industrial e suas aplicações nas reações químicas.
Material e métodos
A oficina ocorreu no Centro de Ciências e Planetário do Pará com um grupo de 12 alunos do curso Ciências Natural- Química do 5º semestre da Universidade do Estado do Pará. Ela foi desenvolvida em duas etapas. Inicialmente buscou- se compreender os objetos de estudos e experimentos dos Cientistas que contribuíram para a criação das leis, assim como o esclarecimento da aplicabilidade nas reações Químicas. Em seguida, os alunos foram distribuídos em dois grupos, os quais cada com seis componentes para desenvolverem uma atividade experimental, a qual consistiu em dois experimentos um deles demonstrou o processo endotérmico, reação que absorve calor, quando foi dissolvido 10g Hidróxido de Bário em 60 mL de água.Enquanto que o outro experimento consistiu na produção da bomba de Hidrogênio, neste observou-se o processo exotérmico (liberação de calor), e formação do gás Hidrogênio dentro da bexiga quando o alumínio(papel alumínio)reagiu com 6g de Hidróxido de Sódio dissolvido em água. Ao final ocorreu a aplicação de um questionário, composto de três perguntas que registrou a visão desses estudantes sobre a utilização da História da Ciência apresentada na Termoquímica como metodologia de Ensino, além de sua relevância, assim como o uso da experimentação para demonstração dos conhecimentos teóricos relacionado a Termoquímica.
Resultado e discussão
Os estudantes relataram a importância da inserção da História da Ciência na
termoquímica.Discente A- “É importante para o aluno entender que a
termoquímica não surgiu simplesmente involuntariamente. Pode contribuir para
formação do estudante para o mesmo entender que também pode fazer
Ciência”.De acordo com os PCNEM (2000), a ensino deve ser apresentado de
forma dinâmica e contextualizada ao aluno, evitando fatos isolados, logo a
História da Ciência é uma metodologia indicada para ser aplicada. Callegario
et al. (2015), enfatiza ainda que a H.C. é essencial para despertar no aluno
interesse pelo conhecimento científico, rompendo com a visão estática sobre
a Ciência tornando-a mais acessível, permitindo o entendimento interligado
dos acontecimentos ao longo da História, assim o estudante é capaz de e
associar com o seu presente.Quanto a relevância da História da Ciência no
estudo das reações Químicas na área da Termoquímica os graduandos abordaram
que: Discente B– “Entender a construção das leis da Termodinâmica vai nos
auxilia nos estudos das reações Químicas, pois vai nos mostrar como uma
reação vai se comportar, ou seja permite que compreendemos melhor as reações
que acontecem ao nosso redor”.Em relação a aplicação da experimentação nas
reações químicas os discentes relataram que: Discente C- “A experimentação
ajuda a compreender melhor o que foi ministrado pelo estudante. Coloca em
prática o que foi abordado teoricamente e associa ao cotidiano do aluno”. A
atividade experimental, é essencial para dinamizar o ensino, de forma que
aluno possa relacionar a prática com a teoria, porém é necessário trazer um
significado às teorias estudadas, discussões para melhor compreensão do
conteúdo abordado a fim de despertar o senso crítico dos alunos (REGINALDO
et al., 2012).
Conclusões
Ao analisar os relatos dos discentes os mesmos consideram a História da Ciência no Ensino da Termoquímica, uma ferramenta importante e necessária para melhor compreensão dos conteúdos e conceitos abordados, como exemplo, o caso das reações químicas.É percebível através de seus relatos a conscientização quanto a importância para a contextualização do ensino, para o aprimoramento do conhecimento dos alunos.
Agradecimentos
Referências
CALLEGARIO, L. J.; HYGINO, C. B.; ALVES, V. L. O.; LUANA, F. J.; LINHARES, M.P. A História da Ciência no Ensino de Química: Uma Revisão. Revista Virtual de Química, nº 7, 977-991, 2015.
HULSENDEGER, M. J.V.C A história da ciência no ensino da termodinâmica: Um outro olhar sobre o ensino de Física,2009 (Artigo).
REGINALDO, C. C.; SHEID, N. J.; GUILLICH, R. I. C. O Ensino de Ciência e Experimentação. IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul- APEND, 2012.
Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio- Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias (2000).
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf
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