MambEduQ - Um software educativo para auxiliar o processo ensino-aprendizagem na área de química ambiental

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Medeiros, D. (IFRN) ; Maciel, C. (IFRN) ; Souza, W. (IFRN) ; Nunes, R. (IFRN)

Resumo

Os poluentes encontrados no meio ambiente possuem substâncias nocivas à saúde humana, a outros animais e ao próprio meio ambiente alterando de forma significativa o equilíbrio dos ecossistemas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um software educativo baseado na ferramenta RPG Maker para a conscientização dos discentes do ensino médio relativo aos impactos ambientais provocados por produtos químicos no meio ambiente. Por fim, discentes do ensino médio avaliaram a ferramenta e sua a influência no processo ensino-aprendizagem.

Palavras chaves

educação ambiental; software educativo; ensino-aprendizagem

Introdução

Nos últimos anos, a poluição causada por produtos químicos no meio ambiente aumentou demasiadamente devido principalmente aos avanços da tecnologia. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU, 2012). Em 2015, cada pessoa descarta cerca de 800g de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos por ano e isso é deveras preocupante, especialmente pelo fato desses tipos de resíduos conterem substâncias perigosas, que podem impactar o meio ambiente e ameaçar a saúde de toda uma população. Segundo Dantas (2010), os principais poluentes encontrados no meio ambiente são chumbo, mercúrio, benzeno, enxofre, monóxido de carbono, pesticidas, dioxinas e gás carbônico. Esses poluentes possuem substâncias nocivas à saúde humana, a outros animais e ao próprio meio ambiente alterando de forma significativa o equilíbrio dos ecossistemas. Nesse contexto, o conhecimento interdisciplinar entre a educação ambiental e o ensino da química possibilita observar as transformações no ambiente e paralelamente compreender os danos que os produtos químicos causam no meio. Dessa forma, a utilização de um Objeto de Aprendizagem (OA), como por exemplo, um software educativo, pode ser usado como metodologia que provoque uma maior reflexão discente e uma compreensão crítica desse contexto. De fato, é muito importante agregar a tecnologia com os conteúdos pragmáticos para melhorar a compreensão e o interesse do discente em sala de aula. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo o desenvolvimento do MambEduQ, um software educativo baseado na ferramenta RPG VX Maker (VASCONCELLOS, 2015) cujo principal objetivo é buscar a conscientização dos discentes relativo aos impactos ambientais provocados por produtos químicos no meio ambiente. A utilização do software proposto servirá para consolidar os conteúdos previstos no plano de ensino nas áreas da Química e de Meio Ambiente proporcionando oportunidades para o educando refletir sobre suas ações com relação ao ambiente, bem como, a socialização de conhecimentos e a valorização de práticas ambientalmente corretas.

Material e métodos

Para o desenvolvimento do MambEduQ foi utilizada a ferramenta RPG VX Maker. Essa ferramenta é bastante utilizada para construção de jogos na modalidade RPG (Role-Playing Game) em diversas áreas do conhecimento. O Software educativo proposto aborda assuntos sobre impactos ambientais ocasionados pelos produtos químicos impelidos no meio ambiente. Especificamente, ele simula uma cidade virtual, onde a poluição do meio ambiente está muito elevada. Dessa forma, o objetivo deste MambEduQ é trabalhar a química relacionando-a com o meio ambiente, criando situações problemas para que os discentes de forma lúdica identifiquem vários problemas ambientais de uma cidade virtual. O lixo é proveniente de atividades humanas em indústrias, por meios de transportes, uso de agrotóxicos, pela queima de combustíveis fosseis entre outros. Na medida em que o usuário for interagindo com o software, as situações problemas o nível de poluição da cidade diminui até que este atinja o mínimo de poluição permitido. No aspecto visual, pode-se perceber que à medida que o nível de poluição vai diminuindo o ar da cidade vai se tornando mais limpo e a vegetação fica mais abundante. Em contrapartida, à medida que o usuário erra as situações problemas o nível de poluição aumenta e no aspecto visual da cidade fica mais poluído. Visando consolidar os conhecimentos na área de Química e Meio Ambiente, o jogo foi aplicado na escola pública estadual Juscelino Kubitschek do estado do Rio Grande do Norte em uma turma de 60 alunos da terceira série do ensino médio. Após a utilização do jogo pelos discentes, foi aplicado um questionário sobre os assuntos abordados no jogo para avaliar o nível de entendimento dos mesmos. Por fim, os estudantes avaliaram a ferramenta em si e sua influência no processo ensino-aprendizagem.

Resultado e discussão

Para validar a relevância do MambEduQ, foi aplicado um questionário avaliativo de “Química Ambiental” para uma turma de 60 alunos do ensino médio na referida escola. Primeiramente, o conteúdo teórico de química ambiental foi ministrado por um docente. Em seguida, a turma foi separada em número igual de alunos em 2 salas de aula. Uma parte da turma utilizou o software MambEduQ para fixação dos conhecimentos e a outra parte da turma fez um exercício de fixação relacionado ao conteúdo ministrado. Depois, as turmas foram unidas novamente e aplicado o questionário avaliativo. Segue exemplos das principais perguntas: 1. O que é Química ambiental? 2. Cite alguns problemas ambientais que estão ligados as ações desenvolvidas de forma direta pelo ser humano. 3. Cite os impactos ambientais causados por poluentes. 4. Quais produtos são utilizados para melhorar nossa saúde e padrão de vida e seu lixo deixado no meio ambiente retornam desagradando a nossa saúde, a dos animais e das plantas? Com os questionários avaliados por um docente na área de Química, verificou- se que a turma em que foi aplicado o MambEduQ, em uma escala de 0 a 10, 80% dos alunos atingiram notas acima de 8 e o restante atingiram notas acima ou iguais a 7. Além disso, as respostas subjetivas foram as mais completas, com por exemplo, citaram o uso de agrotóxicos na agricultura, que o seu mal uso poderia causar danos aos seres humanos e muitos discentes fizeram comentários também sobre o perigo do monóxido de carbono que é lançado diariamente pelos escapamentos dos carros nas grandes cidades. Já na turma em que foi aplicado apenas o exercício de fixação, em uma escala de 0 a 10, 80% dos discentes atingiram notas acima entre 6 e 8 e 20% atingiram notas abaixo de 6. Além disso, eles demostraram muita dificuldade em responder as perguntas e levaram muito mais tempo que os outros alunos para finalizar o questionário. Com os resultados obtidos após aplicação dos questionários, constatou-se que a aplicação do software educativo foi bastante relevante no processo de ensino-aprendizagem. De fato, o que mais motivou os alunos foi o método inovador e iterativo aliado as questões vivenciadas pelos discentes no seu dia a dia.

Conclusões

De fato, o MambEduQ é um instrumento de grande relevância para o crescimento do aluno, pois o mesmo aborda assuntos sobre impactos ambientais que são ocasionados devido ao uso de produtos químicos, busca desenvolver a compreensão e conscientização do indivíduo e sua relação com a sociedade. Assim, pode-se dizer que os jogos interativos auxiliam o raciocínio dos alunos, sendo esta uma ótima solução para tornar mais interessante o processo ensino-aprendizagem. Esta ferramenta retém a atenção dos alunos e os estimulam a buscarem novos conhecimentos para ultrapassar os obstáculos do jogo para vencer novos desafios. Finalmente, na análise feita com os alunos, os resultados obtidos a partir do questionário avaliativo do jogo, pode-se perceber que este recurso apresentou ser uma excelente ferramenta no processo de ensino e aprendizagem de uma maneira geral, pois segundo os alunos a aula se torna mais dinâmica e interessante contribuindo para a melhoria da aprendizagem.

Agradecimentos

Agradeço ao IFRN - Campus Ipanguaçu pelo apoio e aos autores do artigo pela parceria.

Referências

DANTAS, P. O que é Química Ambiental? Química Ambiental. 2010. Disponível em: http://quimicambiental10.blogspot.com/2010/12/o-que-e-quimica-ambiental-por-priscilla.html. Acesso em: 25 jun. 2016.


ONU - Organização das Nações Unidas. Aumento do lixo eletrônico ameaça a saúde e o meio ambiente. 1 de maio de 2012. Disponível em: http://www.vermelho.org.br/noticia/182103-1. Acesso em: 17 jun 2016.


VASCONCELLOS, P. Game Maker e RPG Maker: veja como criar seus jogos sem saber programar. 2015. Disponível em: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/02/gamemaker-e-rpg-maker-veja-como-criar-seus-jogos-sem-saber-programar.html. Acesso em: 24 maio 2016.

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