ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
da Silva, A.C.A.D. (CRQXIV/SEDUC) ; da Silva, F.R. (SEDUC) ; Grangeiro, N.B. (SEDUC) ; Uchoa, R.M.C. (SEDUC) ; Rodrigues, N.V. (SEDUC)
Resumo
Este trabalho foi realizado em quatro escolas da rede estadual do Estado do Amazonas, teve como objetivo levar de maneira multidisciplinar a disciplina de Química e História, por meio de pesquisas sobre Ciência Forense. O experimento realizado foi de revelação de impressão digital, os alunos se mostraram curiosos em relação à Ciência Forense.
Palavras chaves
História; Forense; Química
Introdução
A ciência forense é uma área interdisciplinar que envolve física, biologia, química, matemática e várias outras ciências de fronteira, com o objetivo de dar suporte às investigações relativas à justiça civil e criminal (CHEMELLO,2006). Este tipo de atividade estimula uma variedade de atitudes: desde a observação à manipulação, a curiosidade à interrogação, o raciocínio à experimentação, o direito à tentativa e erro e capacidades relacionadas com a comunicação, trabalho de análise e síntese e criatividade, em cuja conjugação se encontra um marco essencial para o desenvolvimento do indivíduo (SEBASTIANNY,2013).
Material e métodos
O trabalho foi realizado com 120 alunos, das seguintes escolas estaduais; Vasco Vasques, Francisca de Paula de Jesus Izabel (EJA-ENSINO MEDIO), Cecília Ferreira da Silva, Maria Madalena. Através de um bate papo em sala de aula, verificamos a curiosidade dos alunos referente ao tema. Devido ao numero de series de CSI: Crime Scene Investigation que tem sido febre nos dias de hoje. Diante do exposto pedimos aos alunos que fizessem uma pesquisa sobre a História da Ciência Forense e as técnicas utilizadas nas pericias. Após a pesquisa, realizamos a aula experimental ”Revelação de Impressão Digital”. O interessante é que a pratica foi escolhida por uma aluna da primeira turma que pesquisou o experimento e levou para a sala de aula. Sendo aplicado nas outras turmas participantes.
Resultado e discussão
Abordamos a Ciência Forense de maneira interdisciplinar, para chamar a
atenção dos alunos, procuramos falar sobre a importância da pericia na
elucidação de crimes. O resultado mais relevante que alcançamos foi o da
aluna que buscou o conhecimento e levou o que aprendeu para a sala de aula,
sendo a protagonista. “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as
possibilidades para a sua produção ou a sua construção” (FREIRE, 1998).
Segundo Freire, ao educador cabe não apenas ensinar os conteúdos, mas
ensinar a pensar certo, criar suas próprias representações da realidade,
saber explicar os fenômenos a partir de suas conclusões. Em todas as turmas
que aplicamos o trabalho 10% fez perguntas sobre como se tornar um perito da
Policia Federal.
Experimento
Conclusões
O interesse dos alunos foi surpreendente e trabalhamos de forma interdisciplinar. Não só a disciplina de química e de história, mas debatemos as áreas que um perito pode atuar. Observamos que através deste trabalho muitos alunos despertaram o interesse de fazer uma graduação, passar em um concurso publico e serem peritos.
Agradecimentos
Agradecemos a todos os participantes.
Referências
CHEMELLO, E. Química Virtual, Dezembro(2006). Ciência Forense: impressões digitais. Disponível em: http://www.quimica.net/emiliano/artigos/2006dez_forense1.pdf. Acesso em: 19/07/2016.
SEBASTIANY, A,P et al. A utilização da Ciência Forense e da Investigação Criminal como estratégia didática na compreensão de conceitos científicos. Educ. quím [online]. 2013, vol.24, n.1
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.