ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Oliveira Guerra, L. (UEPA) ; de Brito Oliveira, D.C. (UEPA) ; Silva de Oliveira, G. (UEPA) ; Serafim de Sousa, C. (UEPA) ; Alves Santos, R. (UEPA) ; Lima das Virgens, K. (UEPA)
Resumo
O presente trabalho objetiva caracterizar os resíduos sólidos da região de PA-Lajedo, zona rural do município de Marabá-PA, como proposta inovadora para o estudo de temas transversais no ensino de química; identificar o destino dado aos resíduos ali produzidos e informar aos moradores da área sobre a destinação correta para os resíduos sólidos, fornecendo orientações como forma de intervenção pedagógica. A abordagem metodológica foi qualitativa e quantitativa através de questionários aos moradores da zona rural. Com isso, foi possível verificar que uma grande parcela dos resíduos são descartados por meio da queima, produzindo assim gases tóxicos ao ambiente o que levou ao despertar docente no sentido de propor alternativas a comunidade quanto ao descarte.
Palavras chaves
Resíduos sólidos; zona rural; Marabá-PA
Introdução
Com as mudanças na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) o termo “lixo” foi substituído por resíduos sólidos, estes antes vistos somente como produtos secundários do sistema produtivo, agora foram compreendidos como causadores de grandes problemas ambientais. A má destinação dos resíduos sólidos, gera graves problemas ao ecossistema e deve ser visto como um problema social. Brasil (2005) diz que os resquícios além de degradar a paisagem e exalar mau cheiro, também coloca em risco a saúde pública, por atrair animais que proliferam doenças. Entre elas a leptospirose transmitida pela urina do rato; a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Nesse sentido a vivências e investigação quanto as temáticas ambientais possibilitam uma melhor formação docente e uma consequente prática voltada a superar as formas tradicionais de ensino, visualizando o sujeito do conhecimento como não neutro, além de propiciar aos estudantes uma forma mais autônoma de se apropriar do conhecimento, considerando-o como um ser inseparável de sua história de vida, cultura e sociedade (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002). Logo esta pesquisa visou averiguar o destino dos resíduos produzidos na região do PA-Lajedo (Sombra da Mata), considerando que na região não há coleta do lixo por parte do órgão licenciado e os moradores que ali residem é que são responsáveis pela alocação final dos seus resíduos, com o intuito de compreender as abordagens de um ensino temático e a importância do seu uso enquanto metodologia para o ensino de ciências (química), possibilitando elaborar futuramente em quanto docente situações de aprendizagem, utilizando as abordagens temáticas como instrumento para o ensino durante as aulas de ciências.
Material e métodos
Para o desenvolvimento do presente trabalho foi adotada a metodologia de pesquisa de campo, tendo como lócus a zona rural do município de Marabá-PA, denominada PA-Lajedo, popularmente conhecida como Sombra da Mata, a 60Km do município, onde foram visitadas 10 fazendas. O levantamento de dados ocorreu a partir de visitas, abordagem aos moradores, observação e aplicação de questionários com perguntas abertas referentes a alocação que os proprietários ou responsáveis entrevistados davam aos seus resíduos sólidos. O método para análise da pesquisa de campo foi qualitativo e quantitativo. Após a análise de dados, realizou-se um encontro com os graduandos do curso de licenciatura em química da Universidade do Estado do Pará para a discussão e debate dos resultados e verificação de possíveis intervenções pedagógicas enquanto futuros professores. Por fim retornou-se ao lócus da pesquisa onde realizou-se orientações aos moradores quanto ao destino seguro dos resíduos.
Resultado e discussão
Com a aplicação do questionário verificou-se que 90% das famílias realizam a
queima dos resíduos de plásticos, vidros e latas de sua residência, mesmo
sabendo que não é eficaz pois relataram os resíduos que permanecem após a
queima. Sabe-se que a queima causa inúmeros danos ao solo e aos seres vivos
(LIMA et al., 2005). E 10% (uma fazenda) leva aos centros urbanos e vende a
cooperativas de reciclagem.
Quanto aos restos de alimentos orgânicos 100% relataram utilizar como
alimento aos animais da fazenda. Outro destino possível é a compostagem que
Oliveira et al. (2005) classificam como um método que pode ser usado para
tornar diferentes tipos de resíduos orgânicos em adubo, sendo que nenhum dos
entrevistados utiliza esse método.
Verificou-se que em 100% dos entrevistados há um conhecimento vago que a
destinação dos resíduos poderia prejudicar o meio ambiente e que não tinham
uma motivação para busca de melhores alternativas ao lixo gerado, onde todos
revelaram que a melhor forma seria a coleta de lixo programada por órgão
licenciado. No entanto 90% dos entrevistados relataram não conhecer o
destino final da coleta de resíduos municipais.
A partir da experiência vivenciada em campo percebeu-se a necessidade de
conhecer a realidade de diversas comunidades no que se refere ao meio
ambiente para assim possibilitar uma formação docente crítica e reflexiva
que busque discutir em sala de aula questões urgentes que interrogam sobre a
vida humana (MORAES, 2003, p. 202).
Foi apresentado a comunidade investigada alternativas como a coleta seletiva
e reciclagem, aterros sanitários domésticos, compostagem e tratamentos
especiais no caso de lixo eletrônico, pois durante a entrevista 80% dos
entrevistados relataram não conhecer outras alternativas para o destino dos
resíduos.
Conclusões
A pesquisa demonstrou que em 90% o destino dos resíduos não é adequado, porém os entrevistados declararam não ter outras alternativas, pois não há coleta oferecida pelo o órgão público responsável, além de relatarem não saber o destino final do lixo do município. O que fortalece a concepção de que o problema dos resíduos é resolvido quando o mesmo é retirado da residência não havendo preocupação com o destino final. Conclui-se a necessidade para a formação docente a vivências com temáticas ambientais para gerar futuramente um prática reflexiva e crítica e consequente formação para a cidadania.
Agradecimentos
Nossos agradecimentos a Universidade do Estado do Pará e a comunidade de Pa- Lajedo.
Referências
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