ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Lopes, B.G. (IFRN) ; Lopes, S.R.G. (IFRN) ; Sousa, R.L. (IFRN) ; Souza, L.G.S. (IFRN)
Resumo
O uso de aulas experimentais atua como um acelerador no processo de formação cognitiva dos alunos oferecendo subsídios de investigação dos fatos observados, contribuindo para um bom rendimento acadêmico dos mesmos. O objetivo deste trabalho é analisar o uso da experimentação na aquisição de conhecimento significativo dos alunos, no período do ensino fundamental. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi através de uma pergunta objetiva com dez professores na área de Química que atuam na rede pública de ensino. A pergunta tratou-se da opinião dos professores sobre a utilização de aulas experimentais como auxílio na aquisição de conhecimentos dos alunos. Com os dados obtidos conclui-se que os experimentos tornam aulas mais dinâmicas contribuindo na aprendizagem efetiva dos alunos.
Palavras chaves
Investigação; Aquisição; Conhecimento.
Introdução
O uso de aulas experimentais no ensino fundamental atua como um acelerador no processo de formação dos alunos de maneira a oferecer subsídios para estudos dos fatos observados, contribuindo assim para um bom rendimento acadêmico dos mesmos. “Além disso, quando os alunos se deparem com resultados não previstos, desafia sua imaginação e seu raciocínio. As atividades experimentais, quando bem planejadas, são recursos importantíssimos no ensino” (RONQUI, SOUZA e FREITAS, 2009, p.08). Consequentemente, para que haja um bom entendimento das aulas de química ministrada em salas de aulas, é necessário que haja uma contextualização dos conceitos teóricos abordados pelo o professor através das aulas experimentais, de modo que possibilite ao discente uma construção cognitiva fundamentada, no intuito de prepará-los para o ensino médio, contribuindo na formação de um ser atuante e investigativo, permitindo assim tomar decisões fundamentadas em tudo que aprendeu. Pozo e Crespo (2009, p.177) relata que “[...] um objetivo importante da química é que os alunos possam utilizar seus conhecimentos na solução de problemas e, de fato, isso representa um dos recursos didáticos mais utilizados na sala de aula para ensinar e consolidar os diferentes conhecimentos”. Através disso, o principal objetivo deste trabalho é analisar o uso da experimentação na aquisição de conhecimento significativo dos alunos, no período do ensino fundamental.
Material e métodos
A metodologia utilizada nesta pesquisa foi através de uma pergunta objetiva com dez professores na área de Química que atuam na rede pública de ensino, no período do ensino fundamental, sendo seis do sexo feminino e quatros do sexo masculino, com idade entre vinte e três anos a trinta e três anos. A pergunta tratou-se da opinião dos professores sobre a utilização de aulas experimentais como auxílio na aquisição de conhecimentos dos alunos.
Resultado e discussão
Através do Gráfico 01 constatou-se que 100% dos professores afirmaram que a
utilização das aulas experimentais auxilia na aquisição de conhecimentos dos
alunos. Com isso o uso da experimentação como metodologia de ensino é um
recurso essencial no desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos de
maneira a possibilitar um pensamento investigativo. Para Marandino, Selles e
Ferreira (2009, p.103) “a experimentação contribui para melhorar a qualidade
no ensino, principalmente por meio de situações de confronto entre as
hipóteses dos alunos e a evidências experimentais”. Consequentemente, a
finalidade da utilização de aulas experimentais como uma complementação das
aulas teóricas é um meio de ensino na intenção de incentivar e despertar a
curiosidade dos alunos sobre a realidade desenvolvendo a aprendizagem de
forma interativa e participativa. Como argumenta Freire (1993, p.9), “O
homem aprende a realidade por meio de uma rede de colaboração na qual cada
ser ajuda o outro a desenvolver-se, ao mesmo tempo em que também se
desenvolve. Todos aprendem juntos e em colaboração”.
Figura 01. Em sua opinião, a utilização de aulas experimentais auxilia na aquisição de conhecimentos significativos dos alunos?
Conclusões
Através da análise das respostas obtidas conclui-se que as aulas experimentais de forma contextualizada tornam as aulas mais dinâmicas e participativas, contribuindo na aquisição de uma aprendizagem significativa de modo a desenvolver nos alunos a capacidade de atuar no mundo de forma investigativa.
Agradecimentos
Agradecemos a Deus e ao IFRN por nos possibilitar um crescimento acadêmico na área de Química.
Referências
FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.
MARANDINO, M., SELLES, S. E., FERREIRA, M. S. A experimentação científica e o ensino experimental em Ciências e Biologia. In: Ensino De Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
POZO. J. I., CRESPO. M. Á. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5.Ed.- Porto Alegre: Artimed,2009.
RONQUI, Ludimilla; SOUZA, Marco Rodrigo de; FREITAS, Fernando Jorge Coreia de. A importância das atividades práticas na área de biologia. 2009. Cacoal – RO. Disponível em:<http://www.revistaea.org/artigo.php> Acesso em: 10 Set. 2015.