ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Alves Vieira, I. (IF SERTÂO-PE) ; Martins da Silva, M.J. (IF SERTÂO-PE) ; Costa Santos, E. (IF SERTÂO-PE) ; Melo, J. (IF SERTÂO-PE) ; Tavares Leandro, D. (IF SERTÂO-PE) ; Sousa Marques, V. (IF SERTÂO-PE)
Resumo
O presente projeto refere-se a execução de jogos didáticos sobre a tabela periódica, o mesmo tem como principal objetivo atrair os estudantes para um modelo de aula dinâmica de uma forma lúdica, e propor uma construção de conhecimentos significativos aos discentes. Uma vez que, a falta de motivação é a principal causa de desinteresse, quase sempre ocorre pela técnica utilizada pelo mediador que ao repassar os conteúdos continua usando métodos tradicionais. Os jogos foram constituídos através de materiais reciclados e simples. Os recursos criados foram aplicados por os alunos do programa PIBID. Na turma do 1º ano do Ensino Médio da EREM São Sebastião na cidade de Ouricuri-PE, a fim de dinamizar as aulas e auxiliar os alunos no desenvolvimento do conteúdo da tabela periódica.
Palavras chaves
Jogos lúdicos; estímulo; desenvolvimento
Introdução
Com a aplicação de atividades lúdicas no ensino da química com isso vem ganhando destaque no ensino escolar, com alternativa de facilitar e fixar melhor os assuntos de Química, e que complementar o processo de ensino- aprendizagem. Pois geralmente os alunos têm um grau de dificuldade na disciplina de Química, por considerarem os conteúdos complexos. Muitas vezes os conceitos químicos são restritamente discutidos somente de forma teórica, como afirma Oliveira (2004), "[...] Estudos e pesquisas mostram que o Ensino de Química é em geral tradicional, centralizando-se na simples memorização e repetição de nome, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados do dia-a-dia e da realidade em que os alunos se encontram nessa situação, a química torna- se uma matéria marcante fazendo com que os próprios estudantes questionem o motivo pelo qual estão estudando [...]".Perante estas descrições, este trabalho tem como objetivo expor a aplicação de jogos didáticos intitulados: “Montador de tabela periódica,Bingo Químico, Caça-palavras,Sete erros e Quebra-cabeça periódico”. Todos proporcionam soluções metodológicos com o propósito de diversificar as aulas e auxiliar os discentes na compreensão do conteúdo trabalhado durante as aulas de química na turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio São Sebastião (E. R. E. M São Sebastião), situada na cidade de Ouricuri-PE.
Material e métodos
Os jogos lúdicos foram elaborados pelos pibidianos e aplicados com o auxílio do professor regente da turma. Inicialmente foi realizada uma observação da turma com atenção voltada para o conteúdo, o numero de alunos e a metodologia utilizada em sala de aula, a turma analisada, foi do 1º ano, com 36 discentes usando um método tradicional. Os jogos foram aplicados durante o 3º bimestre do ano de 2016. Após o docente ter realizado uma exposição oral referente ao assunto da tabela periódica com utilização de livro didático, slides e atividades avaliativas, e em seguida foi executado os jogos com técnicas atrativas e que facilitam o entendimento dos conceitos de Química. Para o aproveitamento dos jogos, a turma foi dividida em seis grupos de seis participantes, os materiais foram distribuídos cada um por grupo, de acordo com o término da utilização dos jogos, os grupos faziam trocas dos mesmos. Ao final da atividade os estudantes foram avaliados através de perguntas orais e as respostas foram gravadas para criação de um vídeo, com perguntas sobre a aula dinamizada. Os jogos foram produzidos com materiais de fácil custo e acessibilidade, como por exemplo o Bingo Químico produzido a partir de papel adesivo impresso e EVA; Já o Quebra-cabeça e o Montador periódico, foram produzidos a através de uma tabela periódica impressa, caixas de fósforos e teclas de computador usado e recobertas de papel impresso com os átomos constituintes da Tabela.
Resultado e discussão
Durante a realização dos jogos didáticos, foi verificado que o uso destes
recursos como um método lúdico de ensino tornou-se a aula mais divertida e os
alunos mais participativos. Foi descoberto um domínio do conteúdo, constatando
a importância da utilização de jogos lúdicos no desenvolvimento dos assuntos
de química, fazendo com que os alunos tenham um maior interesse na disciplina
e na aula como um todo.
Os alunos participaram ativamente das atividades, cada grupo demonstrou
coesão, descontração e envolvimento durante o manuseio dos jogos, conforme
demonstra a Figura 1. Os jogos contribuíram para uma melhor construção do
conhecimento tornando-se significativo sobre o conteúdo de Tabela Periódica,
provocando a curiosidade e o estímulo dos discentes, e assim garantindo um
maior interesse no entendimento dos conceitos referentes a tabela periódica,
comprovado pelas respostas do questionário oral. Se não há motivação, não há
interesse. O intuito da execução de atividades lúdicas serve para comparações
da teoria com a prática.
Esta imagem demonstra os alunos aprendendo em coletivo em uma aula divertida.
Conclusões
Por meio da aplicação deste projeto foi possível observar a importância da utilização dos jogos no processo educativo, como ferramenta facilitadora no ensino-aprendizagem. A realização de jogos lúdicos permitiu uma complementação da abordagem dos conteúdos de forma abrangente, possibilitando a visualização de aulas criativas e diversificadas. Constatou-se que é de primordial importância o uso de atividades lúdicas no Ensino de Química. Além de tornar a aula mais atraente e inovadora, garante um maior sucesso no processo de ensino- aprendizagem dos alunos. Confirmou-se a viabilidade e
Agradecimentos
A Capes e ao IF SERTÃO-PE pela oportunidade de atuar no subprojeto de Química do PIBID e a EREM São Sebastião.
Referências
MELO,C. M.R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar ao processo de construção do conhecimento. Información Filosófica. V.2 nº1 2005 p.128-137.
OLIVEIRA, V. B. Jogos de regras e resoluções de problemas. Editora: Vozes, 2ª edição, 2004.
CABRERA,W.B,: SALVI, R.A ludicidade no Ensino Médio:Aspirações de pesquisa numa perspectiva construtivista. Ln:ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO CIENCIAS,5 Atas,2005.
SILVEIRA, R. S; BARONE, D. A. C. Jogos Educativos computadorizados utilizando a abordagem de algoritmos genéticos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Pós-Graduação em Ciências da Computação. 1998.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.