ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇO NÃO-FORMAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO ENVOLVENDO A TABELA PERIÓDICA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Conceição, T.N. (IFPA) ; Azevedo, W.H.C. (UEPA) ; Gomes, E.B. (UEPA) ; Silva, C.P.F. (UEPA) ; Monteiro, S.A.P. (UEPA) ; Filho, D.C.S. (UEPA) ; Silva, M.D.B. (UEPA) ; Reis, A.S. (UEPA) ; Teixeira, L.R.R. (UEPA)

Resumo

Uma variedade de ferramentas metodológicas são utilizadas na disseminação da Ciência, e uma delas é a Alfabetização Científica. Com base nisso, o presente trabalho objetiva utilizar de um espaço não-formal de ensino para aproximar a Ciência da população por meio de Alfabetização Científica, destinada ao público de Séries Iniciais. A metodologia utilizada constitui-se de dois momentos, sendo o primeiro momento de natureza conceitual e demonstrativa e o segundo momento mais dinâmico com perguntas para os alunos. A partir dos Resultados e Discussões, é evidente um significativo aprendizado sobre os elementos químicos da Tabela Periódica, mostrando-se uma alternativa válida para a Alfabetização Científica nas séries iniciais e público infantil.

Palavras chaves

Alfabetização Científica; Espaço não-formal; Tabela Periódica

Introdução

Pesquisas na área de Educação em Ciências são bastante utilizadas para aproximar a Ciência da população.Como exemplo, tem-se a Alfabetização Científica(AC)que, de acordo com Delizoicov e Lorenzetti(2001), é o processo pelo qual se capacita um indivíduo a ler, compreender e expressar opinião sobre assuntos que envolvam a Ciência. Por esse motivo, há certa importância em se trabalhar a AC, pois ela facilita a compreensão das relações entre Ciência e Sociedade, e como se constroem e se aplicam os conhecimentos científicos,fato este, que pode permitir ao indivíduo criticidade e o estímulo à busca de mais conhecimentos. Baseado nesta definição de AC-pode- se afirmar que os conhecimentos produzidos pela Ciência devem ser utilizados para serem aplicados no cotidiano da população. De acordo com Krasilchik e Marandino (2007), o Ensino de Ciências na escola, sobretudo nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, oscila entre uma preocupação mais disciplinar, voltada aos conteúdos e conceitos, e outra mais utilitária, voltada para a formação cidadã.A AC nas Séries Iniciais é definida como o processo pelo qual a linguagem das Ciências Naturais adquire significados, constituindo-se um meio para a criança ampliar o seu universo de conhecimentos e sua cultura.Porém, sabemos que ao utilizarmos o espaço não formal como ambiente para a AC o aprendizado torna-se mais significativo e estimulante como afirmam Marandino, Gouvêa e Amaral(2003),que destacam a importância dos museus como espaços de educação não-formal, já que iniciam as crianças nos termos e conceitos científicos.Nesse sentindo, propõe-se uma forma de aliar o ensino em um espaço não formal, o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP), com objetivo de promover a AC por meio do Ensino de Tabela Periódica

Material e métodos

Para o desenvolvimento do trabalho, elaborou-se uma abordagem diferenciada da Tabela Periódica, por meio da qual foi utilizada a Tabela Periódica Interativa, que possui pequenas caixas feitas de papel cartão, as quais representam – cada uma –, os elementos químicos. Dentro das caixas encontram-se informações sobre um de-terminado elemento e em algumas caixas encontram-se algum objeto relacionado ao elemento químico representado na caixa, por exemplo, na caixa do flúor, encontra-se um tubo de creme dental, na do cálcio, conchas de praia, e assim por diante. Tal Tabela encontra-se no Espaço de Química do CCPP, local onde foi desenvolvida a referida atividade que atendeu 20 alunos do 6º ano de uma Escola Pública da Cidade de Belém- Pará. A atividade foi realizada em 2 momentos: no 1º momento, houve a apresentação de 11 elementos químicos: Na, Cu, F, Se, C, He, Ca, Li, Au, Si, Al, no qual os alunos puderam manusear objetos relacionando com cada elemento, além de conhecer a sua aplicabilidade, disponibilidade e curiosidades. No 2º momento, após esta breve apresentação, foi realizada uma competição, envolvendo perguntas e respostas, para a qual os alunos foram divididos em 2 grupos. Para cada grupo, foram elaboradas perguntas relacionadas aos elementos químicos apresentados. Após o jogo de perguntas e respostas, foram coletados relatos com questões abertas referentes ao assunto abordado, com o intuito de fazer uma análise sobre a importância da contextualização Tabela Periódica para Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Resultado e discussão

De acordo com a competição realizada com os alunos, foi observado que 85% deles possuíam um conhecimento limitado a respeito da relação entre os elementos com seu cotidiano uma vez que muitos não apresentavam a percepção da importância dos elementos para o organismo humano, assim como para composição de produtos e alimentos. Com base nos relatos constatou-se 90% dos alunos consideraram que a metodologia de ensino apresentada instigou a curiosidade pelo conhecimento dos elementos químicos, pois ao conhecer a aplicabilidade, o aluno consegue fazer o reconhecimento desses elementos ao seu cotidiano, com mais facilidade, haja vista que a associação com as vivências cotidianas facilita a aprendizagem e desperta mais interesse por parte do mesmo. A Tabela Periódica desde sua concepção designada para caracterizar as propriedades dos elementos químicos, também funciona como uma forte ferramenta didática (Tolentino, 1997). Além disso, há uma aproximação entre o conhecimento científico com a realidade dos estudantes, possibilitando a prática da alfabetização científica, a qual permite uma criticidade. Através da alfabetização científica o indivíduo é capaz de discutir questões que interferem em seu meio e propor soluções para tais problemáticas (ALMEIDA& FACHÍN, 2015). Quanto à dinâmica aplicada, 95% dos alunos relataram que facilitou a absorção das informações sobre os elementos químicos da Tabela Periódica, devido à dinamicidade do conteúdo trabalhado. Nas escolas ainda é predominante um ensino mais tradicional da Tabela Periódica, tornando-se meramente decorativa, faltando conhecer um processo mais sistemático de construção da mesma, rompendo com um método obsoleto de ensino (EICHLER e DEL PINO, 2000).

Tabela Periódica Interativa

Tabela Periódica utilizada como ferramenta didática durante o desenvolvimento das atividades.

Elementos químicos utilizados

Caixas com amostras ou objetos contendo os elementos químicos utilizados.

Conclusões

Relacionar conceitos químicos com a vida e o cotidiano é fundamental para se evitar a simples transmissão de conhecimentos, muito comum em espaços formais de ensino. Assim sendo, o CCPP, enquanto espaço não-formal de educação, possibilita aos alunos ampliarem seu universo de conhecimento, com o auxílio de ferramentas valiosas, tal como a Tabela Periódica Interativa. Transformou- se, dessa forma, a presente realidade, por meio da promoção da Alfabetização Científica, capacitando os indivíduos para sua atuação cidadã.

Agradecimentos

Referências

TOLENTINO, M.; ROCHA FILHO, R. C; CHAGAS, A. P. Alguns aspectos históricos da classificação periódica dos elementos químicos. Química Nova. 20, n.1, 1997.EICHLER, M.; DEL PINO, J. C. Computadores em educação química: estrutura atômica e tabela periódica. Química Nova v. 23, n. 6, 2000.

DELIZOICOV, D.; LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. In: Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. Vol. 3 N. 1, junho, 2001.

MARANDINO, M.; GOUVÊA, G.; AMARAL, D. P. A ciência, o brincar e os espaços não-formais de educação. In: Alda Junqueira Marin; Aída Maria Monteiro Silva; Maria Inês Marcondes de Souza. (Org.). Situações Didáticas. 1 ed. Araraquara, 2003, p. 237-254.

KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania – Cotidiano escolar: Ação docente. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2007.

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