QUÍMICA NO COTIDIANO: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA RECICLAGEM DE ÓLEO USADO EM FRITURA.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Alcantara Seabra, P. (IFPA) ; de Lima Santos, B. (IFPA) ; Correia da Rocha, D. (IFPA) ; Nunes Melo, G. (IFPA) ; Bricio Gomes Neto, O. (IFPA) ; de Deus Pourroy, V. (IFPA) ; Cristina Moraes de Miranda, V. (FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA) ; Duarte, W. (IFPA) ; de Menezes Nascimento, A. (IFPA)

Resumo

O presente trabalho foi executado na escola estadual de ensino fundamental e médio Ruth Rosita com os alunos do 3º ano do ensino médio, teve por objetivo, abordar a aplicação da Química Orgânica ao cotidiano, com a reutilização de resíduos sólidos provenientes de frituras gerados na residência dos alunos, a região norte especificamente Belém é muito carente em conhecimentos de Química Ambiental e Leis Ambientais que respaldam e condenam o descarte indevido de alguns resíduos como o óleo de cozinha, causando um dano visível que é a contaminação de nossos recursos hídricos. Partindo dessa concepção, buscou- se fundamentação teórica aplicou-se aulas teórica sobre reações de saponificação, tendo por finalidade a produção de sabão a partir do óleo residual, que possivelmente seria descartado

Palavras chaves

Resíduos Sólidos ; Reações de Saponificação; Produção de Sabão

Introdução

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ruth Rosita, apresenta atualmente mais de 1000 alunos matriculados no ensino fundamental e médio, estes distribuídos nos três turnos: manhã, tarde e noite. Atendendo uma demanda de alunos que residem no bairro do Guamá e os mesmos se mostram serem alunos sem condições de infraestrutura, mas com uma determinação bastante diferenciada. Esta prática se justifica por vários aspectos, e um deles é referente à necessidade de estimular os educandos ao processo de descobertas e pesquisa cientifica. A reciclagem do óleo usado de frituras possui aspectos importantes, assim como serve de suporte para a educação, cultura, meio ambiente, economia, meio social, políticos e institucional. A reciclagem é um meio de gerenciamento muito atrativo para o “lixo”. Embora tenha diversas vantagens, dentre as quais a preservação do meio ambiente, esta prática é muito pouco utilizada no nosso país (MANO 2005). A concretização destas práticas representa um passo para o surgimento de um futuro pesquisador, e estímulo aos discentes que ainda ficam presos aos professores conteúdista que sem saída repassam o conteúdo aos alunos, e estes acabam sem saber diferenciar e associar os conteúdos curriculares em sala de aula com seu espaço vivido. Ao se estudar as aplicações da química orgânica no cotidiano os alunos, terão a oportunidade de aprender a produzir alguns produtos de higiene e limpeza tendo como foco a produção de sabão aumentando assim a relação da família junto à escola, pois os discentes levarão os seus conhecimentos químicos para o seu dia – dia e teremos o desafio de aumentar a participação da comunidade na escola e mostrar a problemática da poluição causada pelos rejeitos orgânicos e dar possíveis soluções para amenizar este fator ambiental.

Material e métodos

Realizado no 2° semestre de 2015 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ruth Rosita, localizada no município de Belém-PA, onde houve a aula pratica com os alunos do 3° ano do ensino médio. A primeira etapa para execução da prática foi um levantamento bibliográfico referente às temáticas em questão, como uso da Química Ambiental para fundamentação de teorias. Esta etapa ocorreu efetuada com ajuda dos recursos tecnológicos como internet, recurso este presente no laboratório de informática da escola e utilização da biblioteca da escola, fazendo analises de textos e bibliografias referentes ao tema. A segunda etapa após os levantamentos teóricos e aprofundamento sobre o tema, houve uma elaboração da aplicação da teoria em aulas práticas feitas no laboratório de química da escola, já atuando na confecção do sabão que foi apresentada à comunidade escolar. Para a produção do sabão foi usados reagentes e materiais de fácil acesso, os materiais usados foram: 2L de óleo de fritura usado; 1½ litro de água; ½litro de soda cáustica líquida (NaOH); 1 balde de plástico de 10L; 1 colher de pau; 1 bacia de plástico ou panela grande para preparar o sabão. Na panela foi adicionado 1 e ½ litro de água e em seguida ½ de soda cáustica colocou-se aos poucos, com auxilio de uma colher de pau mexeu a solução ate dissolver completamente, em seguida pôs 2L de óleo de cozinha usado e aquecido á 40ºC na solução. Mexendo por 40 minutos ou ate virar uma massa pastosa, logo em seguida despejou-se na bandeja de plástico para secar. Após a secagem de quatro dias foi feito o corte do sabão. A pratica foi feita em grupos de cinco alunos, paralelamente o discente entraram em contato direto com a aplicação da teoria e visualizaram no cotidiano as transformações quimicamente.

Resultado e discussão

Associou-se o método teórico e experimental da química, mostrando que o assunto está intimamente ligado com o seu dia-a-dia, possibilitando aos alunos saírem um pouco da rotina de sala de aula. A pratica possibilitou desenvolver e despertar a conscientização dos alunos, para o descarte correto do resíduo de óleo de cozinha, e da outro destino menos agressivo ao meio ambiente através da produção da barra de sabão. Os alunos se empenharam bastante para o desenvolvimento dessa atividade, e de maneira significativa essa prática contribuiu muito para a assimilação e fixação do conteúdo de química abordado assim como foi relevante ao tema de química ambiental, possibilitando desta forma a construção dos conhecimentos dos estudantes.

FIGURA

Produção de sabão a partir do óleo de fritura.

Conclusões

Conclui-se que o método aplicado foi facilitador de ensino aprendizagem da disciplina de química com o assunto reações de saponificação, além de despertar o interesse dos estudantes pelo assunto, e também a respeito de conscientização da comunidade escolar quanto às questões ambientais envolvidas no descarte do óleo de fritura usado e lançado no meio ambiente, trazendo isso para a realidade ética do individuo envolvido neste trabalho.

Agradecimentos

EEEFM. RUTH ROSITA DE NAZARÉ GONSALEZ, PIBID/CAPES, IFPA.

Referências

MANO, E. B. Meio Ambiente Poluição e Reciclagem. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.
Síntese e complementação das discussões propostas sobre a produção de sabão a partir do óleo de cozinha, link: (acesso disponível em 28 de julho de 2016). Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=tpGPm114fJ0

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará