QUÍMICA DIVERTIDA: Criação e aplicação jogos digitais como ferramenta metodológica no ensino de Química Ambiental

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, L.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)) ; Tavares, J.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)) ; Freitas, A.C.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)) ; Dias, T.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)) ; Ribeiro, E.P.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)) ; Lobato, A.B.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)) ; Santos, C.B.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)) ; Braga, E.M. (INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ (IFAP)) ; Silva, R.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)) ; Santos, K.L.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP))

Resumo

Nesta proposta de pesquisa, foi apresentado o software de um jogo, considerando que a informática pode desempenhar um papel suplementar ao trabalho em sala de aula e no âmbito geral da Química. Criou-se o software educacional denominado “QuizQuím - Química Divertida” e através da abordagem de caráter qualitativo fora discutido a avaliação de sua utilização por um conjunto de alunos e professores de uma instituição pública de ensino da cidade de Santana/AP. Os resultados apresentados foram excepcionalmente favoráveis, o jogo foi aceito pelo conjunto de avaliadores, sendo apontado como ideia de fácil acesso e assimilação do conteúdo proposto. Inferindo a concluir que o software educacional como recurso didático é uma poderosa ferramenta no processo ensino e aprendizagem em Química Ambiental.

Palavras chaves

Ensino de Química; QuizQuím; Química Ambiental

Introdução

A execução do Quiz -jogo de perguntas e respostas- foi uma iniciativa para proporcionar uma ferramenta eficácia na construção de conhecimentos intelectuais, trabalhando além da química, a preparação do aluno para vestibulares, o raciocínio lógico e interpretação textual; e para o professor utilizar como método de ensino escolar. Segundo Piaget (1978 apud PORTAL DA EDUCAÇÃO, 2013) as procedências das manifestações lúdicas acompanham o desenvolvimento da inteligência unindo-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo. Cada etapa do desenvolvimento está relacionada a um tipo de atividade lúdica que se incide da mesma maneira para todos os indivíduos. Através disto, foi desenvolvida uma ferramenta educacional baseada na metodologia de um game educativo, que tem por finalidade gerar uma alternativa que solucione a problemática da dificuldade que alguns alunos encontram em aprender o ensino de química ambiental. Devido à química ser uma disciplina que exige o interesse do aluno. As novas tecnologias de comunicação e informação são elementos significativos para progresso pessoal e profissional do ser humano e os recursos didáticos possuem atributos correlativos às tecnologias digitais como ferramenta dinâmica, lúdica e interativa. A utilização do jogo no campo do ensino e da aprendizagem proporciona condições para maximizar a construção do conhecimento, introduzindo as propriedades do lúdico, do prazer, da capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora (KISHIMOTO, 1999). A criação do software educacional de qualidade caracterizou-se por conter telas visualmente animadas e atrativas, de fácil acesso e interação do usuário com o sistema, executado em tempo real e desafiando a curiosidade/ interesse próspero para o proveito do recurso educativo.

Material e métodos

O jogo QuizQuím- Química Divertida (Interface na figura 01) foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação Delphi 7. Como característica é de apenas um único usuário, breves animações compostas por uma série de desafios -gerados aleatórios- envolvendo conteúdos relacionados aos ciclos biogeoquímicos, cronometrados delimitando um tempo máximo para execução do desafio. O sistema de pontuação é de maneira acumulativa, a cada desafio concluído, esse valor será atualizado. A aplicação foi realizada em uma oficina no laboratório de informática de uma instituição de ensino público, com 15 computadores de sistema operacional Linux Educacional e 3 notebooks com Windows 10, de um público com 30 alunos do Ensino Médio e 3 professores de Química. No primeiro momento realizou-se uma aula expositiva sobre os ciclos biogeoquímicos, revisando com ênfase no ciclo da água e suas propriedades físico-químicas. Durante a aula procurou-se observar o esquema de assimilação dos participantes a partir do debate em sala de aula, e para dar inicio ao tema proposto um dos tópicos foi sobre as chuvas intensas na Amazônia, gerando uma pergunta problema para os alunos refletirem: “Por que chove?”, em seguida sobre ponto de ebulição, fusão, densidade, estados físicos da água, interações intermoleculares e entre outros. Logo após, aplicou-se aos participantes um pré-questionário com 5 questões onde 4 eram fechadas e 1 pergunta aberta. No segundo momento, os grupos de avaliadores ficaram livres para usar o Quiz no nível do ciclo da água. No terceiro momento, aplicou-se um pós-questionário com 4 perguntas abertas e 1 fechada ao grupo de estudantes e professores para que pudéssemos descobrir a importância e significância de tal metodologia para o ensino e progresso de desenvolvimento do jogo.

Resultado e discussão

Para efetivação, foi abordada uma pesquisa de cunho qualitativo. No pré- questionário uma das questões era sobre qual tipo de ligação intermolecular a água realizava e também se verificou que os alunos nunca tiveram contato com software educativo na área da Química e que sentiam dificuldades em Química Ambiental. No pós-questionário, o objetivo era obter a avaliação do jogo por parte dos grupos de avaliadores da pesquisa após a utilização deste. E verificar o nível de aprendizagem após o uso do jogo. E Mesmo com dúvidas, os participantes não paravam de jogar, tiravam dúvidas com o colega do lado ou com os estagiários presentes, ou faziam tentativas de respostas no jogo. Ficaram concentrados na atividade até o final da etapa. Constatou-se que a maioria dos participantes fez uma avaliação positiva do jogo, fazendo diversas assertivas, tais como: “é um muito bom o jogo”, “é legal na aula de Química, a gente aprende mais e nos diverte”, “bem interessante”; “é uma nova forma de aprender”, entre outras. Tais objetivos puderam ser alcançados através das respostas obtidas do pré- e pós- questionário, conforme disposto na FIGURA 02. Diante dos resultados, foi observada a importância da utilização do software educativo como recurso didático no ensino-aprendizagem de química ambiental, o grupo de avaliadores (alunos e docentes) aprovou a utilização do recurso mostrando resultados positivos e a possibilidade de utilizá-lo como auxílio na aprendizagem. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999), a educação tem passado por mudanças que proporcionaram muitas reflexões a respeito de metodologias e de recursos a serem utilizados nas salas de aula. Assim, o uso de jogo toma ânimo como uma das estratégias para construção do conhecimento.

FIGURA 01: INTERFACE DO JOGO DESENVOLVIDO



FIGURA 02- RELAÇÃO DE ACERTO DOS ALUNOS



Conclusões

Na realização da pesquisa pode-se ratificar a importância de proporcionar o ensino e aprendizagem uma forma mais dinâmica, enriquecedora e motivadora por meio da inserção do software educativo, oferecendo de suporte ao professor, juntamente com as aulas teóricas dando uma melhor compreensão, fixação e aprendizagem do conteúdo de química ambiental. Visto que a utilização da tecnologia em sala de aula favorece um trabalho mais atrativo, lúdico e criativo; no que o professor deixa de ser um mero transmissor de conhecimentos, e o aluno passa a agir como agente ativo do conhecimento.

Agradecimentos

Referências

PORTAL DA EDUCAÇÃO. O jogo infantil segundo piaget e vygotsky. 2013. Disponível em: < http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/35736/o-jogo-infantil-segundopiaget-e-vygotsky> Acesso em: 13 de Agosto de 2016.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 3ª ed. São Paulo: Editora Cortez, 1999.
BRASIL. PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC; Secretaria da Educação Média e Tecnológica, 1999.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará