Pilhas e Baterias: Funcionamento, Impactos Ambientais e Normas de Gerenciamento Ambientalmente Adequado

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Jonnys Feitosa da Silva, H. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPA) ; de Oliveira Santana, R. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPA) ; Matheus Sanches Araújo, I. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPA) ; Simone do Santos Morais, S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPA) ; Josaphat Rodrigues, E. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPA) ; Nascimento de Matos, J. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPA) ; Brito dos Passos, J. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPA) ; Nascimento Silva, E. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPA)

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar os conhecimentos dos alunos sobre o gerenciamento ambientalmente adequado de pilhas e baterias por meio de questionários no decorrer da oficina. Que foi realizada com alunos do 2º ano do ensino médio, com realização de experimentos e aula sobre o conteúdo pilhas e baterias, identificar as propriedades químicas, e composições para seu funcionamento, com uma metodologia experimental em sala de aula, além da abordagem voltada ao meio ambiente quanto a impactos ambientais e normas de gerenciamento ambientalmente adequado, Onde foi visto que grande parte dos alunos não possuem conhecimento dos impactos causados pelo descarte desse tipo de material, tampouco sabem lidar com seu destino final.

Palavras chaves

pilhas; baterias; ambiente

Introdução

A utilização de aparelhos eletrônicos obteve um grande aumento nas duas últimas décadas, aparelhos como celulares, câmeras fotográficas, controle remoto, notebooks e tablets estão ao alcance de todos e presentes em cotidiano. Com isso, o uso das pilhas e baterias tende a crescer. Pilhas e baterias são sistemas eletroquímicos, onde a pilha é um dispositivo constituído unicamente de dois eletrodos e um eletrólito, arranjados de maneira a produzir energia elétrica, já a bateria é um conjunto de pilhas agrupadas em série ou em paralelo, dependendo da exigência por maior potencial ou corrente (BOCCHI, 2000). Parte das pilhas e baterias disponíveis no mercado possuem matérias tóxicos em sua composição, materiais que apresentam riscos à saúde humana e ao meio ambiente em caso de descarte inadequado. Pensando nisso, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) originalmente publicou no Diário Oficial da União de 22 de julho de 1999 a Resolução nº 257, estabelecendo critérios e responsabilidades quanto à coleta e gerenciamento ambientalmente adequado desse tipo de material. A resolução passou por alterações com o decorrer dos anos e atualmente temos a Resolução nº 401/08, que, além do instituído anteriormente, estabelece limites máximos de chumbo, mercúrio e cádmio na fabricação desse tipo de produto. A oficina foi concebida a partir dessa preocupação com a saúde e o meio ambiente, a fim de conscientizar sobre os riscos do descarte inadequado desse material, além de conciliar o conteúdo de eletroquímica visto em sala de aula, explicando os princípios de funcionamento das pilhas e baterias também a história e os nomes envolvidos na descoberta das pilhas e baterias.

Material e métodos

A oficina foi realizada com alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. Alexandre Vaz Tavares, na cidade de Macapá. Além da aula expositiva, algumas ferramentas foram utilizadas, como apresentação em projetor de mídia, exposição de modelos de pilhas e baterias, exibição de vídeos e a realização de dois experimentos: pilha de Daniell e pilha de água sanitária. A aula contou com aplicação de três questionários segundo (CHIZZOTTI, 1991), Como ferramenta de avaliação dos conhecimentos prévios sobre o assunto. E questionados sobre a resolução CONAMA nº 401/08, e por último o experimento da pilha de água sanitária.

Resultado e discussão

A aplicação do questionário tabela 1 foi para analisarmos os seus conhecimentos prévios durante a oficina apesar de muitos já terem estudado o assunto em sala de aula ainda tinham muitas dúvidas como as equações de oxirredução das pilhas e baterias. A explicação das equações de oxirredução ficou bem, mas esclarecida durante a montagem da pilha de Daniell onde pode-se visualizar a oxidação e redução das células, e durante o experimento foi retirada a ponte salina, para que os discentes explicassem o por que o voltímetro indicava zero e a troca dos eletrodos, pois ocasionou muitas dúvidas. As exibições de vídeos foram como alerta com os cuidados com esses materias como risco de explosões ocasionados pelo rompimento, sobrecargas e curtos- circuitos. Riscos do descarte inadequado, contaminação do solo, da água e as doenças que podem afetar quem entrar em contato com esses resíduos, os questionando de como eles faziam o descarte, e entrando na resolução do CONAMA mostrando os componentes tóxicos desses materiais e a responsabilidade do fabricante e o papel deles como consumidores no destino desse material, levando em pontos de coleta autorizados, conhecidos na capital Macapá. Ao fim da oficina, foi realizado o experimento da pilha de água sanitária com materias acessíveis que ligada em série conseguia acender uma lâmpada de LED imagem 1 e ao final da montagem foram questionados sobre seu funcionamento como: Em que eletrodo ocorria a oxidação? E porque não se utilizava de ponte salina para seu funcionamento, e porque ligar em série? O que causou muitas dúvidas pelo aparato ser diferente as dúvidas iam surgindo, mas o intuito foi fazer com que eles pudessem responder de acordo com o que foi aprendido durante a oficina.

Tabela 1

Questionários realizados durante a oficina

Imagem 1

Experimento pilha de água sanitária ligadas em série.

Conclusões

A oficina foi pensada a partir da preocupação com o destino final das pilhas e baterias utilizadas pelos alunos, além de conscientizá-los sobre os riscos à saúde e ao meio ambiente. A temática tem relevância significativa para os alunos pois precisam conhecer a aplicação dos conteúdos de química, vistos em sala de aula, relacionados ao funcionamento das pilhas e baterias, Através destes resultados o projeto realizado contribuiu com o aprendizado de boa parte dos alunos, com isso, o desafio de proporcionar o estímulo à curiosidade dos alunos nos conteúdos de química.

Agradecimentos

A CAPES e a UEAP pela oportunidade de trabalhar em um projeto de extrema importância e que possui um valor fundamental e contribui para formação docente.

Referências

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Vídeo sobre curto circuito em bateria de celular. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=at7KjsDT8_U; Acesso em 14 de Novembro de 2015.

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