ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Vargas, M.E.S. (INSTITUTO UFC VIRTUAL) ; Oliveira, A.F.A. (INSTITUTO UFC VIRTUAL)
Resumo
Esta pesquisa foi realizada com intuito de conhecer a visão dos professores de Escolas Municipais do Ensino Fundamental em Jaguaretama – CE, sobre a utilização de jogos lúdicos como ferramenta de aprendizagem. Um questionário foi aplicado a 46 Professores e 03 Coordenadores, para conhecer a percepção deles sobre os jogos lúdicos e sua aplicação em sala de aula. 97,80% dos Professores disseram que os conteúdos trabalhados facilitam a aprendizagem. Os Coordenadores consideram os jogos de tabuleiro, dominós e dinâmicas, de mais fácil acesso para a Escola. A maioria dos professores, 71,74% já utilizaram os jogos lúdicos como dinâmica de ensino em suas aulas, tendo em vista que os alunos podem aprender com mais rapidez, mais facilidade e de forma prazerosa.
Palavras chaves
Professores; Ensino Fundamental; Jogos Lúdicos
Introdução
A importância dos jogos lúdicos no Ensino Fundamental, está sendo utilizada como forma de aprendizagem. Através da utilização desses jogos em sala de aula é possível fixar conceitos e exercitar o raciocínio e assim poder motivar o interesse do aluno, favorecendo a aprendizagem. No Ensino Fundamental o Professor lida com crianças e adolescentes, nem sempre sendo fácil inovar e diversificar sua metodologia de ensino aprendizagem. Por isso se faz necessário que o Professor busque novas ideias como por exemplo, o uso dos jogos lúdicos despertando no educando o interesse e curiosidade. A incorporação de brincadeira na prática pedagógica desenvolve diferentes atividades que contribui para a aprendizagem e ampliação da rede de significados construtivos para as crianças e adolescentes. As brincadeiras funcionam como exercícios vinculados ao prazer de viver e aprender de forma natural e agradável (OLIVEIRA, J. R. 2011. p. 10). Esse trabalho buscou conhecer a visão que os Professores do Ensino Fundamental têm sobre os jogos lúdicos e sua aplicação em sala de aula. Foi aplicado um questionário para saber o perfil dos Professores e Coordenadores, quanto à idade, escolaridade, carga horária mensal e se utilizam os jogos educativos. O trabalho mostra a importância da utilização de jogos na prática pedagógica, para que os alunos tenham uma aula mais prazerosa e possam com a ajuda dos jogos lúdicos virem a desenvolver um raciocino lógico mais amplo e significativo, como também fixar melhor os conteúdos. De acordo com LOPES, M. G. 2001 p.23, a importância do jogo educativo é quando aprender se torna divertido. Durante a realização da pesquisa foi confeccionado um Quebra- Cabeça da Tabela Periódica para as aulas de Ciências do Ensino Fundamental.
Material e métodos
A pesquisa foi do tipo exploratória, quantitativa, sobre os jogos lúdicos usados como ferramenta educacional em sala de aula. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário com 18 perguntas a 46 Professores, e outro questionário com 13 perguntas para 03 Coordenadores da Escola. A pesquisa foi desenvolvida em Escolas Municipais do Ensino Fundamental, no Município de Jaguaretama – CE. No primeiro momento foi realizada uma pesquisa bibliográfica, sendo citado alguns autores importantes e suas considerações sobre os jogos lúdicos, como também um breve contexto histórico. Após a análise dos questionários aplicados aos Professores e Coordenadores, foi possível verificar a visão destes sobre os jogos lúdicos, se estão utilizando ou se já utilizaram em sala de aula com os alunos. Com relação ao questionário aplicado aos Coordenadores das Escolas Municipais do Ensino Fundamental, foi percebida a opinião deles com relação aos jogos lúdicos e se a Escola facilita aos Professores a utilização dos mesmos. Foi confeccionado um Quebra-Cabeça sobre os Elementos da Tabela Periódica, usando um cartão indicador de elementos e seu estado físico, se sólido, líquido ou gasoso, com o objetivo do aluno identificar o elemento colocando na posição correta na Tabela periódica.
Resultado e discussão
Com relação ao perfil e formação dos Coordenadores e Professores solicitados
no questionário, observou-se que: os Coordenadores tinham faixa etária entre
trinta e um (31) e quarenta e três (43) anos, sendo todos Pós-Graduados em
Psicopedagogia ou Metodologia em Docência do Ensino Superior, exercendo a
função entre 1 a 2 anos. Esses consideraram importante a utilização dos
jogos lúdicos, sendo os jogos de tabuleiro, dominós e dinâmicas de mais
fácil acesso para a Escola. Com relação aos Professores, a faixa etária
variou entre vinte (20) até sessenta anos (60). Já com relação ao Nível de
Escolaridade: 47,82%, Graduados, 50%, Especialistas e 2,18% Mestres, sendo
52,63 % formados em Pedagogia. Com relação ao tempo que exercem a função de
Professores, menos de 5 anos, 17,40%, 6 a 10 anos, 19,56%, 11 a 15 anos,
17,40%, 16 a 20 anos, 39,12% e de 21 a 30 anos, 6,52%. Quando indagados
sobre algum conhecimento sobre os jogos lúdicos e sua utilização em sala de
aula, 100% dos Professores responderam que sim. 97,80% disseram que os
conteúdos trabalhados facilitam a aprendizagem, desenvolve o raciocínio
lógico, a compreensão, e dessa forma podem ajudar no desenvolvimento
intelectual do aluno. 71,74% dos Professores, afirmaram que já utilizaram os
jogos como dinâmica em sala de aula. Como dinâmica, usou-se um Quebra-Cabeça
contendo os Elementos da Tabela Periódica, usando um cartão indicador de
elementos e estado físico colorido, indicando se sólido, líquido ou gasoso,
permitindo identificar o elemento na posição correta.Este jogo foi aplicado
a alunos do 9o. do Ensino Fundamental, para melhor compreensão dos Elementos
da Tabela periódica.
Conclusões
A maioria dos Professores consideram os jogos educacionais uma ferramenta inovadora no processo de ensino aprendizagem, afirmando que algum tipo de jogo lúdico já tinha sido usado na Escola, tornando os conteúdos mais acessíveis ao trabalho em grupo durante a aula. Os Coordenadores apoiam os Professores na realização dessas atividades lúdicas, dando apoio quando necessário.Importante ressaltar o jogo lúdico para ensinar aos alunos a Tabela Periódica, através de um Quebra-Cabeça, uma Metodologia de incentivo aos alunos no processo de ensino aprendizagem de forma mais prazerosa.
Agradecimentos
Agradeço ao Conselho Regional de Química da 10a. Região, CRQ-X pelo apoio financeiro.
Referências
LOPES, M. G. Jogos na Educação: criar, fazer e jogar, 4.ed. São Paulo: Cortez, 2001. p.23
OLIVEIRA, J. R. O prazer de aprender brincando. 2011. p. 10. Disponível em:< http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/N203980.pdf>. Visualizado em: 06 Nov. 2015.