INCENTIVANDO AS PEQUENAS PESQUISAS NO ENSINO MÉDIO: PRODUÇÃO DE ÁLCOOL A PARTIR DA BETERRABA.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Nunes da Silva, A. (UEA) ; de Souza Costa, I. (UEA) ; de Souza Siqueira, D. (UEA) ; de Souza Pereira, N.C. (UEA) ; Teixeira de Souza, H. (SEDUC-AM) ; da Silva Dias, L.V. (SEDUC-AM) ; Koga Prestes, O. (SEDUC-AM) ; Brito Freitas, O. (SEDUC-AM) ; Serrão Eleutério, C.M. (UEA)

Resumo

A proposta visou incentivar os alunos para com a pesquisa científica com esta pequena iniciativa. Buscando por meio de práticas simples com materiais mais acessíveis que estão presentes no cotidiano dos educandos. “Vivemos em um mundo cercado por ciência. Na verdade, embora nem sempre percebamos, não damos um passo se quer sem que nos encontremos com ela ou com o resultado dela” (Anais do Programa Ciência na Escola, 2014). Dessa forma o projeto teve como objetivo o incentivo às pequenas pesquisas no ensino médio através da produção de álcool a partir da beterraba. Nesse sentido a proposta possibilitou aos estudantes a realização de pequenas analises em laboratório, promovendo assim o despertar científico.

Palavras chaves

Pequena Pesquisa; Despertar científico; Ensino de Química

Introdução

A importância da pequena pesquisa para o ensino médio, se dar por conta, da cooperação que será necessária que ocorra entre os alunos, buscando socializar e responder hipóteses, em especial exige a formação de grupos para realização das práticas e discursão dos assuntos abordados. Dessa forma propõe para o educando propostas que podem ser trabalhadas em laboratório e em sala, tornando as aulas mais dinâmicas. O projeto teve como objetivo o incentivo às pequenas pesquisas no ensino através da produção de álcool da beterraba. A beterraba (Beta vulgaris) é uma raiz tuberosa pertencente à família chenopodiaceae, originaria na Europa, onde a extração de sacarose é destinada a indústria açucareira ou para a produção de etanol. Tem seu maior plantio em regiões de clima temperado, existindo três tipos: a beterraba açucareira de cor branca; a beterraba forrageira e a beterraba olerícola de coloração vermelha, sendo a última a mais conhecida e cultivada no Brasil. Suas raízes tem grande valor nutritivo e industrial, na Europa tem elevada produção do etanol (MARTINS, Rhodiney Vaz, 2015).

Material e métodos

O projeto “Incentivando as Pequenas Pesquisas no Ensino Médio: Produção de Etanol a Partir da Beterraba”, desenvolvido na Escola Estadual de Tempo Integral Deputado Glaúcio Gonçalves (CETI), envolvendo pibidianos, professores do Programa de Iniciação de Bolsa à Docência (PIBID), além de estudantes do 2° ano do ensino médio. Proporcionou aos alunos a experiência de estar em laboratório, realizando práticas que envolvem assuntos abordados em sala de aula como: potencial hidrogeniônico (pH), separação de misturas poder calorífico (potencial energético), ponto de ebulição e solidificação. Para a obtenção do etanol, foram utilizados 10 Quilos (Kg) de beterraba seguindo os seguintes procedimentos: foram lavadas para retirada dos restos de sujeiras; cortadas em pequenos cubos, com ajuda de um liquidificador as beterrabas foram trituradas e levadas para prensagem e filtragem em uma saca de pano separando o sumo do bagaço, depois colocado em um recipiente e retirado o seu pH com fita de pH, em seguida, acondicionado em garrafas pets (Poli tereftalato de etileno) para o processo de fermentação. Depois da fermentação o sumo teve novamente o seu pH medido para extração do etanol, pois o pH ideal para a extração do álcool deve estar entre 6 e 8, não estando foi necessário a correção com a adição de sais de amônio. Finalizando foi levado para o alambique onde foi possível extrair o álcool.

Resultado e discussão

Com a realização da pequena prática, constatamos que os estudantes selecionados, mostraram-se surpresos, interessados e dedicados em aprender os assuntos abordados. Este último aspecto torna a pequena pesquisa um bom instrumento que auxilia no ensino e na resolução de problemas. Mesmo possuindo certa limitação e não sendo considerada como pesquisa no contexto da ciência, ainda assim apresenta uma aproximação menos complexa do trabalho científico. O projeto Incentivando as Pequenas Pesquisas no Ensino Médio: Produção de Álcool a partir da Beterraba despertou o interesse dos alunos, e ainda atraiu a atenção dos mesmos, para um melhor aproveitamento dos conteúdos abordados em sala de aula e contribuiu para a interação entre alunos do ensino médio com o meio acadêmico um fator bastante instigante para o aluno, se for trabalhado de maneira básica mostrando a importância da universidade na escola. Dessa forma os objetivos foram alcançados, que foi buscar relacionar conceitos estudados em sala com a prática laboratorial e promover o despertar dos alunos para o fazer científico.

Conclusões

Concluímos que a pequena prática foi de grande importância no despertar dos alunos para com a pesquisa científica, consequentemente melhor desempenho e aproveitamento das aulas teóricas e práticas. Contribuiu ainda como favorecimento do ensino e na capacidade de resolução de problemas e desenvoltura na apresentação do trabalho.

Agradecimentos

Agradecemos aos alunos que contribuíram para a pesquisa e a Escola Estadual de Tempo Integral Deputado Glaúcio Gonçalves (CETI), pelo apoio.

Referências

Batinga, V. T. S.; Teixeira, F. M. Análise de um problema elaborado por uma professora de Química do ensino médio: um estudo de caso sobre estequiometria. [Editor desconhecido]; [Data desconhecida].
MARTINS, Rhodiney Vaz. Etanol de Beterraba. Intraciência, Dez. 2015.
Machado, C. M. M.; Abreu, F. R. Produção de álcool combustível a partir de carboidratos. Política agrícola, Jul./Ago./Set. 2006.
Anais do Programa Ciência na Escola: ciência exatas, ciência humanas, ciência biológicas, multidisciplinar / Editora-chefe, Maria de Fátima Vieira Nowak.---Manaus: PCE/FAPEAM, 2012.
1. Ciência – Estudo e ensino.2. Notícias científicas. l. Programa Ciência na Escola.ll. Nowak, Maria de Fátima Vieira.

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