ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Jesus, A.M.S. (INSTITUTO FESERAL DO MARANHÃO) ; Silva, M.C.M. (INSTITUTO FESERAL DO MARANHÃO) ; Cutrim, F.M. (INSTITUTO FESERAL DO MARANHÃO) ; Costa, A.R.C. (INSTITUTO FESERAL DO MARANHÃO) ; Vasconcelos, N.S.L.S. (INSTITUTO FESERAL DO MARANHÃO) ; Marques, G.N. (INSTITUTO FESERAL DO MARANHÃO)
Resumo
A experimentação problematizadora no ensino de ciências repercute na relação e interação entre professor- aluno e ensino- aprendizagem, visto que, a aprendizagem acontece a partir da formulação e reformulação de conceitos repercutidos nos questionamentos abordados na experimentação. Desta forma, este trabalho relata uma experiência realizada em uma escola municipal sobre o ensino por problematização e a experimentação problematizadora como técnica e método de ensino que levou os alunos a pensarem e a intervirem no próprio processo de construção do conhecimento acerca dos conteúdos de Ciências.
Palavras chaves
Ensino de Ciências; Construtivismo; Problematização
Introdução
Para o Construtivismo na visão de Becker (1994) o conhecimento é um processo continuo de relações entre o sujeito e objeto, segundo Piaget (2007, p. 34) ele não pode ser concebido como algo pré-determinado, todavia, o indivíduo o constrói por meio da interação com o meio físico e social. Segundo Gasparin (2005, pg. 35) o processo de busca, de investigação para solucionar as questões em estudo, é o caminho que predispõe o espirito do educando para a aprendizagem significativa, uma vez que é levada situações problemas que estimulam o raciocínio. Neste contexto, permitindo interpretar o mundo através de experimentos problematizadores. A aprendizagem acontece a partir Ada interação que o aluno tem com o meio, onde este pode ser mediado pelo professor através de intervenções metodológicas que a princípio coloque o aluno como sujeito ativo na construção do conhecimento. O ensino de Ciências por experimentação segundo os PCN's (BRASIL, 2000) tem como norte expor as ideias dos alunos para explicar determinado fenômeno e a confrontá-las com outras explicações, buscando a construção dos conhecimentos e o saber Ciências a partir da ressignificação. Esse processo é continuo, visando no aluno o sujeito ativo e participativo na construção do saber tanto no ensino de Ciências quanto em outras áreas de conhecimento. Partindo de experimentos problematizadores, propôs-se aos alunos a investigação a partir do pensamento crítico e cientifico sobre o ser humano e o uso dos materiais do cotidiano, as propriedades físicas dos mesmos, bem como a importância da tecnologia e das ciências para o desenvolvimento e crescimento de uma sociedade globalizada.
Material e métodos
Este trabalho foi realizado no 3º ano do ensino fundamental de uma Escola Rural em São Luís onde foi feito dois experimentos concernentes ao ensino de ciências “Materiais do dia a dia: propriedades e uso”. No experimento Removendo a margarina, utilizamos margarina, Água e detergente, onde as crianças sujaram as mãos com margarina e sem seguida lavaram primeiro somente com água e depois utilizaram detergente para limpar as mãos. No experimento Leite Maluco foram utilizados prato fundo, leite liquido, anilina (azul, amarelo, verde e vermelho) e detergente. Pediu-se que colocassem o leite no prato, adicionasse gotas de anilinas nas diversas cores e em seguida pingasse o detergente sobre a anilina. A partir daí foram levantados alguns questionamentos através da observação e dos resultados dos experimentos levando em consideração o detergente como agente removedor de gorduras (emulsificante) e abordado sobre solubilidade, coisas semelhantes dissolve semelhante, neste caso o detergente.
Resultado e discussão
A partir dos experimentos, buscou-se construir os conhecimentos prévios dos
alunos através da observação e da argumentação. Nos experimentos foram
levantados questionamentos através de uma conversa informal: porque a água
não conseguiu remover a margarina? O que você utilizaria para limpar suas
mãos se estivesse sujo de gorduras? Você sabe por que isso acontece? E o
detergente, qual a sua função? logo após foi trabalhado sobre a propriedade
do detergente e seu uso como agente de limpeza. Os alunos através dos
experimentos propostos puderam compreender como o detergente age ao remover
a gordura e o seu papel como agente emulsificante, onde perceberam que
houve uma mistura de cores, isso acontece porque o detergente dissolve a
mistura do leite e o corante provocando uma explosão de cores. Para Pavão e
Freitas (2011), a experimentação em ciências pode ser pensada com o objetivo
de levar os alunos a explorarem aspectos da metodologia científica e
construir oportunidades para investigação, análise, interpretação e
construção. Através das observações dos experimentos os alunos construíram
significados propícios para o desenvolvimento da aprendizagem. As respostas
obtidas através da observação, argumentação e pesquisa demonstrou que houve
aquisição do conhecimento por meio de capacidades significativas que
favoreceram o desenvolvimento do pensamento critico e e reflexivo dos
alunos, visto que, puderam organizar seus próprios conceitos através dos
experimentos (figuras 1 e 2). Sendo assim, a experimentação problematizadora
teve como ponto crucial nas atividades desenvolvidas a possibilidade do
aluno construir o conhecimento através da interação com o meio, tornando o
sujeito ativo do processo de ensino – aprendizagem.
Através da experimentação e da observação os alunos puderam construir o conhecimento interagindo com o meio a eles propostos.
Através do experimento os alunos puderam construir e ressignificar os conceitos de matérias, suas propriedades e utilidades através da investigação.
Conclusões
Partindo do ensino por experimentos o professor facilita a construção e o desenvolvimento da aprendizagem através da reflexão e observação. Neste contexto, pode-se dizer que o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências acontece principalmente na interação que o aluno tem com a realidade em que vivem, o que torna os conteúdos de ciências mais próximos do aluno. Este é o principal objetivo do ensino que parte da problematização, tornar o conhecimento mais próximo do aluno, da sua realidade e necessidade, quando o conteúdo ensinado adquire sentido.
Agradecimentos
Ao Instituto Federal do Maranhão. Á Escola Municipal UEB São Jose de Itapera.
Referências
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília. MEC/SEMTEC, 2000.
BECKER, Fernando. O que é o construtivismo? Ideias, n. 20. São Paulo: FDE, 1994.
GASPARIN, João Luís. Uma didática para a Pedagogia Histórico-crítica. 3ª ed. Ver. Campinas, S: Autores Associados, 2005 (Coleção Educação contemporânea).
PAVÃO, Antonio Carlos; FREITAS, Denise de. Quanta Ciências há no Ensino de Ciências. São Carlos: EdUFSCAR, 2011.
PIAGET, Jean. Epistemologia genética. Tradução de Álvaro Cabral. 3. ed. São Paulo: Martins, 2007.