ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Ensino de Química
Autores
Barbosa, N. (SEDUC/UFAM-PIBID) ; Orleans, T. (UFAM) ; Guedes, K. (UFAM-PIBID)
Resumo
O projeto foi aplicado na Escola Estadual Maria Madalena Santana de Lima com os alunos do 1 ano do ensino médio. O presente trabalho tem por finalidade discutir a importância da utilização de atividades práticas através da produção de molho de Pimentas e a contextualização para aprendizagem sobre o conteúdo de misturas. Esta estratégia tem o objetivo de mostrar que a realização de experimentos e a contextualização ajudam a aproximar a química vista na sala de aula ao cotidiano dos alunos. Os resultados mostraram que estas atividades realizadas foram importantes para o desenvolvimento de aulas dinâmicas e para o interesse dos alunos ao aprenderem Química.
Palavras chaves
Química; Pimentas; Aprendizagem
Introdução
O ensino de química precisa ser alegre, motivador e trazer benefícios e correlação com o cotidiano do aluno. De acordo com Maldaner (1999), a construção do conhecimento químico é feita por meio de manipulações orientadas e controladas de materiais, iniciando os assuntos a partir de algum acontecimento recente ou do próprio cotidiano ou ainda adquirido através deste ou de outro componente curricular, propiciando ao aluno acumular, organizar e relacionar as informações necessárias na elaboração dos conceitos fundamentais da disciplina, os quais são trabalhados através de uma linguagem própria dos químicos, como: símbolos, fórmulas, diagramas, equações químicas e nome correto das substâncias. Então, para inserir este aluno nesta compreensão do conhecimento, utilizamos a aula prática da produção do molho de Pimentas e a contextualização como recursos para contribuir na compreensão do conteúdo de misturas .No ensino de Química especificamente, a experimentação deve contribuir para a compreensão de conceitos químicos, podendo distinguir duas atividades: a prática e a teoria (ALVES, 2007). Por meio do exposto, foi proposto este trabalho que teve como objetivo proporcionar o ensino e a aprendizagem de misturas com o auxilio da experimentação.
Material e métodos
Para o desenvolvimento do trabalho, as atividades foram divididas nas seguintes partes. Na primeira parte foi realizada uma investigação prévia com o alunos a respeito sobre o ensino de química e em seguida ministrou-se uma aula sobre mistura, sendo utilizado os tipos de pimentas para a contextualização acerca dos componentes utilizados na mistura da solução para a produção do molho de pimentas. Na etapa seguinte, desenvolveu-se o experimento: confecção do molho de pimentas. Aplicação deste: dividiu-se a turma em seis equipes, onde estas produziram os molho de Pimentas. Para a Produção do molho de Pimentas, foi utilizado, uma garrafa de Vidro,vários Tipos de pimentas , azeite de oliva e vinagre. Procedimento: colocamos as pimentas dentro da garrafa alternando as cores e tipos de Pimentas, em seguida adicionou-se o azeite e o vinagre conforme mostra a figura 1. A ultima etapa foi uma exposição dos molho de Pimentas para as outras turmas que não participaram ,aplicou-se um questionário para avaliar se houve aprendizagem por meio da experimentação.
Resultado e discussão
Inicialmente, perguntou-se aos alunos quais as dificuldades encontradas a
respeito da compreensão dos conteúdos abordados na teoria nas aulas de
química. Os resultados mostraram que 52,10% dos alunos 1 ano afirmaram que
tem dificuldade em aprende química porque a metodologia aplicada pelo
professor não é motivadora e nem atraente. E 47,9,% dos alunos , afirmaram
que gostam de química mais ou menos pois ainda tem dificuldade em aprender
conteúdos principalmente quando envolvem cálculos .Este resultado serviu de
confirmação para interversão do uso de uma ferramenta para melhora o ensino
de química. Com o objetivo de se avaliar, questionou-se aos alunos se a aula
pratica proporcionou uma melhor correlação entre os conteúdos da disciplina
e o dia-a-dia dos alunos. Desta vez, os percentuais de respostas dos alunos
foram positivas 94,78% afirmaram que acharam importante a realização da aula
experimental e a contextualização nas aulas de química. Durante a produção
dos molho de Pimentas os alunos sentiram-se motivados e participaram de
forma ativa na aula. A expressão dos alunos diante da prática reflete a
importância da aula, como mostra a figura (02) abaixo.Segundo França, et al.
(2012), o emprego de atividades experimentais surge como uma forma relevante
para melhor compreensão dos assuntos de química. E somente 5,22% não
quiseram responder , pelo fato de não demostrarem interesse sobre os novos
conceitos abordados.
Materiais e reagentes Utilizado no Experimento.
Alunos na Produção do Molho de Pimentas
Conclusões
Com base nos resultados obtidos, foi perceptivo o interesse e a motivação dos alunos no que diz respeito ao uso da atividade pratica na Produção dos molho de Pimentas e a contextualização para aprendizagem de misturas. O emprego de tema gerador, tipos de Pimentas para a contextualizar aula de sobre misturas e a produção dos molho de Pimentas constituiu um elo entre o dia-a-dia do aluno e o conteúdo programático.
Agradecimentos
À Escola Estadual Maria Madalena, pela estrutura para realização da pesquisa aos professores e alunos envolvidos.
Referências
ALVES, W. F. A formação de professores e as teorias do saber docente: contexto, dúvidas e desafios. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33. n. 2. p. 263-280. maio/ago. 2007
FRANÇA, M. C.; ROLIM, L.; CORREIA, M. J. M.; SANTOS JÚNIOR, M. S.; ROCHA JÚNIOR, L. C.; CHAVES, D. C. Recurso Didático Alternativo para Aula de Eletroquímica. In: II Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica. Santo Ângelo, 2012. Disponível em: http://www.santoangelo.uri.br/ciecitec/anaisciecitec/2012/resumos/REL_EXP_POSTER/poster_exp8.pdf. Acesso em: 20 jul. 2014.
MALDANER, O. A.;A Pesquisa como Perspectiva de formação continuada do Professor de Química. Química Nova, 22 p.289, 1999.