INTERDICIPLINARIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA ENVOLVENDO A MATEMÁTICA: APLICADA A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE PARAMBU CE.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Gonçalves Martins, G. (UVA) ; de Melo Vieira, A. (UECE) ; Félix Santiago, L. (UECE) ; Cândido Nonato, E. (UECE) ; Eduardo da Silva, J. (UECE) ; Idelbrando Lima Rodriguês, F. (UECE) ; Nóbrega Pacífico, S. (UECE) ; Edval Fernandes Filho, F. (UECE) ; de Oliveira Sousa Neto, V. (UECE) ; Rodrigues de Lima, D. (UECE) ; Nalia Fernandes da Silva, M. (UECE) ; Rafael de Sousa, L. (UECE)

Resumo

Tendo em vista que muitos alunos apresentam uma imensa dificuldade de aprendizagem na disciplina de Química, em especial no segundo ano do Ensino Médio, devido ao conteúdo ter uma grande aproximação com a área de matemática, pois envolve cálculos matemáticos, equações, símbolos químicos, conhecimentos específicos e a interpretações de textos Realizou-se uma pesquisa com o foco de destacar e entender as dificuldades apresentadas pelos alunos, pois a disciplina é tida como um assunto desinteressante pelos estudantes, apesar de possuir um conteúdo totalmente presente em nosso cotidiano.

Palavras chaves

Matemática; Ensino de Química; Interdisciplinar

Introdução

A aplicação de uma prática de ensino interdisciplinar e contextualizada contribui para o desenvolvimento do aluno em todos os componentes curriculares, tornando-o uma pessoa mais crítica e participativa, já que esse estudante terá um conhecimento mais amplo de diversas áreas de estudo. Pois a interdisciplinaridade é um elo entre o entendimento das disciplinas nas suas mais variadas áreas (FAZENDA, 2008). É notório que o ensino de Química segue nos dias de hoje de maneira tradicional, a chamada aprendizagem mecânica, gerando nos alunos um desinteresse pela disciplina. Para que essa barreira seja quebrada é necessário que o professor utilize uma metodologia diferenciada buscando sempre associar a química com o cotidiano dos estudantes, procurando que os mesmo consiga compreender transformações químicas e físicas que ocorrem no mundo (DA SILVA, 2016). A matemática é uma disciplina fundamental para a vida, esta associada a quase todas as áreas de conhecimento, assim como outras disciplinas vem sendo marcada por uma dicotomia que constitui um desafio para os educadores, onde os alunos criam um pré-conceito com relação a mesma, criando assim uma barreira psicológica que dificulta a aprendizagem dos alunos (BRASIL,2002). Química e matemática são disciplinas que além da tradicional didática de se aprender que é através do velho decoreba (decorar formulas e cálculos), é estudada para que seja utilizada em nossas vidas de maneira proveitosa uma matéria que se estuda para a vida, por exemplo: para que possamos viver melhor onde conseguirmos perceber a presença da química no simples fato de consumirmos um remédio ou um produto industrializado e percebemos a matemática na hora de pagamos o valor do produto ou de receber o troco.

Material e métodos

Para a pesquisa foi aplicado um questionário com o intuito de colher dados visando destacar e entender as dificuldades apresentadas pelos alunos do segundo ano do Ensino Médio, sendo utilizada uma amostragem de 100 alunos todos do, da escola Ana Noronha, localizada no Município de Parambu Ceará O questionário apresentava 5 perguntas objetivas com o objetivo de identificar o número de alunos que apreciavam a disciplina de química e matemática, buscando também destacar as principais dificuldades ou causas em aprender química, tendo como influencia a matemática. Ainda com a pesquisa destacaram-se possíveis soluções de melhoramento na aprendizagem da disciplina. A partir dos resultados obtidos, as respostas foram analisadas individualmente e transformadas em gráficos.

Resultado e discussão

A pesquisa foi iniciada com uma pergunta clara e objetiva com o intuito de descobrir se eles apreciavam a disciplina de química. Onde 23% dos entrevistados do responderam NÃO e 77% responderam SIM, gráfico1. A segunda pergunta foi para identificar se os estudantes que tem alguma dificuldade em aprender a disciplina de química, e 45% responderam que NÃO e 55% responderam SIM, gráfico 2 A terceira pergunta visa destacar as principais dificuldades encontradas pelos alunos em aprender (assimilar) o conteúdo de, sendo que na questão foi dada algumas alternativas, dentre as alternativas temos cálculos matemáticos com 52% dos estudantes que apresentam dificuldades só nos cálculos, 11% apresentou problemas em fixar o conteúdo e com dificuldades de interpretar os textos propostos pela questão apresentou-se 37%, sendo que os que apresentam dificuldade em detectar o que a questão pede, á tão chamada dificuldade cognitiva na leitura, escrita e interpretação de texto, gráfico 3. Quarta pergunta destaca a afinidade com a disciplina de matemática, onde 54% dos alunos entrevistados responderam que NÃO gostam da disciplina de matemática e 46% responderam que gostam. o percentual de alunos que não gosta da disciplina de matemática aproxima-se com o de alunos que sentem dificuldade em resolver questões de química que apresentem cálculos matemáticos, gráfico 4 A quinta pergunta tenta diagnosticar qual uma possível solução para que os alunos possam entender melhor o conteúdo explicado pelos professores. as principais sugestões foram o reforço matemático com 39%, onde alguns alunos afirmaram que quando se compreende matemática consegue responder o cálculo proposto pela questão, com 28% Aulas práticas, metodologia diferenciada 19% e jogos didáticos temos 14%, gráfico 5.







Conclusões

As dificuldades encontradas pelos alunos em aprender química esta na forma como a matéria é repassada para os estudantes, fato interessante é que os mesmo chegam ao Ensino Médio com receio de que a disciplina é difícil. A Química precisa ser apresentada de forma mais dinâmica e atrativa seja por meio de aulas diferenciadas tais como; jogos didáticos, filmes, aula de campo, pesquisas, praticas laboratoriais, despertaria o interesse pela disciplina, motivando-os fazendo com quer os mesmos venham a apreciar essa matéria tão criticada e mal vista por alguns alunos.

Agradecimentos

A Escola Ana Noronha,todos que participaram do trabalho e a ABQ pelo evento

Referências

BRASIL. Ministério da Educação -MEC, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2002.
DA SILVA, S. G. As principais dificuldades na aprendizagem de química na visão dos alunos do ensino médio. S.G,da Silva, IX congresso de iniciação cientifica do IFRN. Disponivel em:< http://www2.ifrn.edu.br/ocs/index.php/congic/ix/paper/viewFile/1037/76 >. Acessado em: 02 jan. 2016.
FAZENDA, I. C. Didática e interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus, 2008.

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