PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA TEMÁTICA ORIGEM DO UNIVERSO

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Monteiro, S. (UEPA) ; Silva, A.C.N.G. (UEPA) ; Ribeiro, D.P. (UEPA) ; Morais Costa, G.M. (UEPA) ; Silva, M.D.B.S. (UEPA) ; Vasconcelos, S.M. (UEPA)

Resumo

Ao iniciar o Ensino de Ciências apresenta-se o conteúdo, Origem do Universo. Porém, tal tema é mostrado através de teorias metódicas que são repassadas da mesma forma há anos, teorias essas que despertam questionamentos, uma vez que é um tema pouco abordado pelos docentes da Educação Básica. Em reconhecimento a importância do assunto, foi proposta uma oficina intitulada “A química na origem do universo: formação dos elementos químicos” com objetivo de ser um meio de o professor abordar tal assunto em sala de aula, utilizando a História da Ciência como ferramenta para promover uma nova abordagem. Os resultados foram promissores, pois constatamos que pelos relatos dos alunos apresentados na pesquisa, verificou-se que a HC promove a contextualização e a compreensão sobre o tema.

Palavras chaves

Origem do Universo; História da Ciência; Ensino de Química

Introdução

A Educação Básica é o momento em que o aluno recebe as primeiras informações sobre os átomos e aprende como assimilar e usar essas informações em seu cotidiano, desenvolvendo um pensamento crítico a partir de uma visão química. Cabe ao professor ser o mediador que conduzirá o discente rumo às descobertas ao longo de sua vida estudantil. Para (FREIRE, 1996) “o educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão”. De acordo com (MESSEDER,ABREU & PIRES,2010) “quando nos deparamos com as aulas de química que são ministradas com interesse apenas na teoria e resolução científica de problemas descontextualizados, percebemos a falta de interesse quase que total dos alunos, surgindo o velho e conhecido questionamento: onde tal conhecimento será utilizado? O que se revela nestas narrativas é que o aluno de Ensino Médio não possui interesse científico algum”. Tendo em vista as novas tendências do Ensino de Química, que procuram enfatizar questões sociais, econômicas, políticas e históricas, os professores se deparam com a escassez de metodologias para trabalhar o aspecto histórico. Pensou-se então em uma proposta que pudesse de forma crítica, simples e objetiva demonstrar como trabalhar o conteúdo Origem do Universo, já que é um assunto onde irá se abordar pela primeira vez a química, a formação os elementos químicos, a existência dos átomos, etc. Desta forma buscou-se propor uma metodologia para a formação de professores onde os mesmos terão como método a História da Ciência para introduzir o conteúdo, despertando interesses e curiosidades dos licenciados da Habilitação Química.

Material e métodos

A oficina foi realizada com vinte e três licenciandos de Química do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais – Habilitação Química da Universidade do Estado do Pará - UEPA. A proposta foi estruturada por meio da temática Origem do Universo e desenvolvida em quatro momentos: 1º- A abordagem teórica onde foram trabalhados os seguintes temas: Modelo do Estado Estacionário defendida pelo astrofísico Fred Hoyle e o Modelo do Big Bang por Alexander Friedmann. Hipóteses sobre a formação dos elementos químicos. A Teoria Atômica e suas propostas a partir de modelos atômicos, estruturadas por cientistas como: Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. 2º- Prática experimental intitulada “teste de chamas” no intuito de demonstrar aos alunos, as cores dos respectivos compostos: Cloreto de Sódio (NaCl), Cloreto de Cobre II (CuCl2) e Cloreto de Manganês (MnCl2). 3º- Para a fixação do conteúdo utilizou-se a “Cruzada Química” no qual foi apresentado um resumo do conteúdo abordado, onde o aluno que conseguisse completar a cruzada em menos tempo vencia a competição. 4º- Foi a aplicado um questionário composto por quatro questões abertas, nas quais os licenciandos expuseram suas opiniões acerca do assunto explorado, da atividade proposta e do experimento desenvolvido.

Resultado e discussão

Ao longo das atividades realizadas, observou-se que alguns licenciandos apresentavam um conhecimento prévio sobre o tema proposto, ressaltando a formação dos elementos químicos. A utilização da História da Ciência como ferramenta metodológica, auxiliou os licenciandos a relacionar os conteúdos abordados com o momento histórico referente. Podemos constatar isso nos relatos dos licenciandos tais como: “tudo o que se estuda depende de uma origem para melhor compreensão do conteúdo. A contextualização é fundamental”, aluno A, ou seja, a dinâmica aplicada facilitou o entendimento de que os elementos químicos devem ser estudados desde sua origem. Sobre a realização do experimento “teste de chamas” além de possibilitar a visualização das cores dos elementos na prática, contribuiu para o entendimento da teoria frequentemente abordada em sala de aula através do conteúdo Salto Quântico como relata o aluno B, “através de uma experimentação mais próxima de nossa realidade é possível compreender melhor e relacionar o conteúdo”, assim será sanada a dificuldade ao interligar as disciplinas com o cotidiano prático. A dinâmica “cruzada química”, também serviu de auxílio no aprendizado sobre o tema abordado. Para o aluno C “facilita a absorção do conteúdo” e o aluno D, “foi um meio mais dinâmico de aprender sobre a formação dos elementos químicos durante a formação do universo, já que, conseguiu trazer um texto bem interessante e informativo”. Em suma, o assunto abordado recebeu grande atenção dos alunos participantes, principalmente na explanação sobre a formação dos elementos químicos, uma vez que é uma temática raramente ministrada no Ensino Básico.

Conclusões

No decorrer da oficina percebeu-se a evolução do conhecimento dos licenciandos, principalmente através do aprendizado e construção dos conceitos trabalhados, fato observado durante a apresentação do conteúdo e das indagações feitas pelos mesmos. A partir das dinâmicas, estes conseguiram aprender a temática associando-a ao cotidiano, além de possuírem acesso a informações que desmistificam a ideia de que o conhecimento científico é elaborado por gênios. A proposta poderá ser desenvolvida na Educação Básica, com a utilização da História da Ciência como facilitadora para o Ensino de Ciências.

Agradecimentos

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia, 25.ed., Editora Paz e Terra, 1996.

MESSEDER, J. C.; ABREU, T.C.; PIRES, R. O. Proposta de Ensino de Química com uma abordagem contextualizada através da História da Ciência. Ciência em Tela. Vol. 3, nº 1 – 2010.

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