A UTILIZAÇÃO DO SIMULADOR “ESTADOS DA MATÉRIA” COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO DE QUÍMICA.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ambiental

Autores

Souza Lobato, S. (UEPA) ; Goes Serrão, C. (UEPA) ; Pereira Gonçalves, L. (UEPA) ; Pires Pires, N.L. (UEPA) ; Bitencourt, K.C. (UEPA) ; Brandão Teixeira, R. (UEPA) ; Correa Ribeiro, H.G. (UEPA)

Resumo

O presente trabalho objetivou verificar a inclusão das TIC’s no ambiente escolar como uma ferramenta facilitadora para o ensino de conceitos básicos sobre os estados físicos da matéria e estudo dos gases. Para a realização do estudo foram aplicados questionários a alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola estadual localizada no município de Abaetetuba – PA. O propósito foi o de questionar se a presença dessas tecnologias, a exemplo da simulação computacional, quando utilizadas dentro do contexto escolar contribuem para uma aprendizagem eficaz. Os resultados demonstram que mais da metade da turma compreendeu melhor o assunto com a utilização do simulador e ainda consideraram importante a utilização de recursos tecnológicos em sala de aula.

Palavras chaves

Ensino de Química; TIC; Aprendizagem eficaz

Introdução

A sociedade atual passa por um processo de revolução tecnológica, com isso, é imprescindível que a escola acompanhe tal evolução e obtenha o máximo de proveito que esta venha proporcionar dentro do processo de ensino e aprendizagem (BRASIL, 2002). Segundo Perrenoud (2000), uma das competências para ensinar é a utilização de novas tecnologias. Desenvolver atividades no contexto escolar utilizando recursos multimídia requer do professor o uso da auto criticidade, à medida que, deverá produzi-las de forma a garantir a participação ativa do aluno nas aulas, instigando a formular hipóteses e confrontar problemas que venham a surgir (SILVA; MACHADO; SILVEIRA, 2015). A utilização de tais recursos, segundo Marchi (2008), pode tornar as aulas mais dinâmicas e criativas, sempre visando facilitar a aprendizagem do aluno. Diante disso, a utilização dessas tecnologias do tipo simulações, permitem que o aluno analise o assunto de forma problematizada, sendo mais eficiente a assimilação dos conteúdos e ainda contribuindo para que o mesmo consiga observar fenômenos que seriam inviáveis de serem realizados na teoria (MACÊDO; DICKMAN, 2009). Com isso este trabalho teve como objetivo verificar se a inclusão das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), mediante utilização de simulador, quando aplicados no ambiente escolar proporcionam uma aprendizagem significativa e de fácil compreensão pelo aluno.

Material e métodos

A pesquisa foi parte integrante avaliativa da disciplina “Tecnologia de informação aplicada à educação”. Foram consultados 33 alunos pertencentes à primeira série do ensino médio de uma escola estadual da rede pública de ensino, localizada no município de Abaetetuba-Pa. O estudo foi desenvolvido em Maio de 2016. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas ao final da exposição de uma aula seguida da demonstração do simulador. As perguntas eram relacionadas ao conteúdo abordado e a respeito do uso da referida tecnologia, contendo perguntas relacionadas ao uso do simulador e ao conteúdo abordado. A ferramenta utilizada foi o simulador “Estados da Matéria”, disponível no site do PhET (Projeto de tecnologia no ensino de física) da Universidade do Colorado, onde demonstra diversos temas e conteúdos abordados de forma prática e de fácil visualização para o aluno. Na análise dos resultados provenientes da coleta de dados, foi utilizado o método quantitativo onde foram analisados estatisticamente os resultados (SEVERINO, 2007).

Resultado e discussão

Quando instigados a relacionar os estados físicos da matéria (sólido, líquido e gasoso) às suas organizações espaciais (moléculas bem afastadas, moléculas muito próximas e organizadas e moléculas próximas, mas sem organização), 70% dos alunos relacionaram corretamente após a aplicação do simulador, o que demonstra que o recurso é bastante eficiente, visto que o aluno visualiza a organização espacial das moléculas por meio de imagens interativas. Quando questionados sobre o que ocorre com o volume ocupado por um gás após sobrecarga de pressão, 86,65% dos alunos responderam corretamente, o que reitera a visão de que quando o aluno pode manipular essas variáveis, tais conceitos são construídos mais facilmente. Em relação à compreensão do conteúdo, 89,29% afirmaram compreender melhor o assunto mediante o uso do simulador, uma vez que puderam visualizar na prática o que a teoria não conseguia expor, por outro lado, 10,71% afirmaram compreender melhor o assunto na teoria, uma vez que não se identificavam com o conteúdo. Quando questionados se consideravam importante a utilização de recursos tecnológicos em sala de aula,100% da turma respondeu que sim, o que demonstra que o uso das tecnologias desperta bastante interesse por parte dos alunos, além de contribuir para um aprendizado mais consistente, porém, apenas 58,06% dos alunos afirmaram ter tido contato com tecnologias durante as aulas, no entanto, apenas com recursos como data show e notebook, utilizado em projeções de aulas o que ratifica a necessidade de maior conhecimento dos recursos como simuladores e softwares por parte dos docentes.

Conclusões

A partir dos resultados observados, conclui-se que o ensino é mais eficaz quando há utilização de tecnologias que visem o aprendizado do aluno. Como exemplo a utilização de simulador que além de tornar a aula mais dinâmica e atrativa, torna os assuntos considerados mais complexos, objetivos, de melhor compreensão, além de favorecer uma maior interação entre os alunos.

Agradecimentos

Referências

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Linguagens, códigos e suas tecnologias: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais – PCNS+. Brasília: 2002
MACÊDO, Josué Antunes de; DICKMAN, Adriana Gomes. Simulações Computacionais Como Ferramentas Auxiliares ao Ensino de Conceitos Básicos de Eletricidade. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física-SNEF 2009-Vitória, ES. p. 1, 2.
MARCHI, F.A. Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola. 2008. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Botucatu, 2008. Disponível em: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/tcc/bbo/3149/2008/ marchi_fa_tcc_bot. pdf. Acesso em: 04 abr. 2012.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. 1. ed. Artmed. Porto Alegre: 2000
SILVA, Glenda Rodrigues da; MACHADO, Andréa Horta; SILVEIRA, Katia Pedroso. Modelos para o Átomo: Atividades com a Utilização de Recursos Multimídia. Quím. nova esc. São Paulo-SP, BR.Vol. 37, N° 2, p. 106-111, maio 2015.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 237p.

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