CONSCIENTIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ESTADUAL “SÃO JOSÉ OPERÁRIO” NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM: O USO DA COMPOSTAGEM ORGÂNICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS, SERRAGEM E RESTOS DE ALIMENTOS DA MERENDA ESCOLAR.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ambiental

Autores

de Souza Costa, I. (UEA) ; Reis Dutra, R.V. (UEA) ; de Souza Siqueira, D. (UEA) ; da Costa Matos, D. (UEA) ; Leal Coelho, B.S. (UEA) ; Rodrigues Pontes, D. (UEA) ; Sangel Patrocinio, L.M. (SEDUC-AM) ; Nunes Pereira, P.R. (SEDUC-AM) ; Izuka Zanelato, A. (UEA)

Resumo

A EA tem um papel fundamental em despertar o interesse do homem em cuidar do meio sócio-ambiental, dando ênfase à má distribuição dos Recursos Naturais. Este projeto foi desenvolvido na Escola Estadual “São José Operário” tendo como foco os alunos da EJA. Teve como objetivo despertar o interesse dos alunos para o reaproveitamento de materiais que seriam descartados: resto da merenda escolar e serragem desperdiçada pelas marcenarias, apresentando a compostagem orgânica como alternativa. Dessa forma despertando a conscientização e a mudança de hábito dos estudantes através de discursões, apresentações de slides, vídeos, prática da compostagem. Usamos como suporte de nossos estudos, autores como: (CARVALHO, 2006); (MOTTA, 2009) entre outros que contribuíram na construção do trabalho.

Palavras chaves

Educação Ambiental; ensino-aprendizagem; conscientização

Introdução

Segundo Carvalho (2006) apud Cuba (2010), a EA (Educação Ambiental) tem a preocupação com movimentos ecológicos e com a prática da conscientização, chamando atenção à má distribuição do acesso aos Recursos Naturais e envolver os cidadãos em ações sócio-ambientais. Devendo está presente em todos os níveis e modalidade do processo educativo. Os resíduos sólidos para Motta (2009) apud Cuba (2010) são materiais considerados inúteis, perigosos, gerados pela atividade humana, têm crescido bastante e não há, na maioria dos municípios, a coleta, transporte, tratamento e destinação adequados a esse tipo de resíduo. “Esses resíduos possuem grande capacidade de atrair vetores de doenças, sua decomposição provoca mau cheiro, um líquido escuro altamente poluente conhecido como chorume e gás metano CH4” Antunes (2013) apud Belo et al. (2015).Com o crescimento desses descartes, precisamos de soluções para as futuras gerações, de acordo Leff (2001, p. 19), “o conceito de sustentabilidade surgiu do reconhecimento da função de suporte da natureza, condição e potencial do processo de produção”. Com a grande quantidade de lixo orgânico descartado inadequadamente, um das propostas para minimizar esse impacto é a compostagem que segundo (MELO, G.M.P.; MELO, V.P.; MELO, W.J. 2007), “A compostagem é um processo biológico de biodegradação e biossíntese aeróbio de biomoléculas orgânicas com produção de gás carbônico, água e biomoléculas que farão parte da constituição dos novos organismos e de produtos de seu metabolismo”. No processo de compostagem para (MELO, G.M.P.; MELO, V.P.; MELO, W.J. 2007) “consiste na oxidação do material orgânico por uma sucessão rápida de populações microbianas sob condições aeróbias, dando origem a um produto estabilizado, de coloração escura”, chamado composto.

Material e métodos

O presente projeto consistiu em 05 etapas. Etapa 1: Palestras sobre Educação Ambiental e Resíduos Sólidos para 04 turmas do ensino médio do EJA (Educação de Jovens e Adultos), englobando cerca de 60 estudantes, onde destes formamos duas turmas com a finalidade de facilitar a discursão e verificar se eles tinham conhecimento sobre os assuntos citados. Etapa 2: Apresentações de vídeos e slides, envolvendo as temáticas: “Problemas Ambientais”, “Sustentabilidade”, “Processo de Compostagem” e “Compostagem”. O objetivo foi conscientizar através das apresentações a conhecer os problemas ambientais e sociais. Além de soluções sustentáveis, como a compostagem, que ajuda a diminuir os impactos, evidenciando os principais fatores que influencia no processo de compostagem: umidade; aeração; temperatura em torno 60°C a 70°C; relação C:N; tamanho das partículas. Etapa 3: Foram montadas 04 pilhas com tamanhos aproximadamente de 1 a 2 metros (m) de largura e de 1,5 a 1, 8 metros (m) de altura, o comprimento variou conforme a quantidade de resíduos a ser composto. As pilhas foram montadas em camadas da seguinte forma: uma camada de restos de capim, outra com sobra de merenda, acompanhada com uma de serragem, umedecendo-as. Em seguida, alastrou-se uma camada de esterco, umedecendo novamente e sobre essa espalhou uma camada de podas de árvores. Repetindo até que as pilhas atingissem a altura necessária. Etapa 4: A prática e discursão sobre os impactos da lixeira municipal, foram coletadas: serragem, podas de árvores, capim, restos de alimentos, além do esterco. E por fim apresentação do projeto final as turmas envolvidas.

Resultado e discussão

Nas palestras observamos que muitos alunos tinham uma ideia ampla do que é EA e Resíduos Sólidos, mas na prática quase ninguém tinha o hábito e conhecimento de alternativas para reaproveitá-los. Percebeu que a maioria não sabia o que é realmente EA, no entanto, alguns estudantes inconscientemente praticam o método de compostagem. As apresentações de vídeos tiveram o intuito de expor aos estudantes problemas ambientais e sociais: poluição do ar, do solo, dos lençóis freáticos etc. Com isso observamos que os alunos tem consciência desse impacto, mas que muitas vezes não tem conhecimento de métodos ou hábito de reutilizar os resíduos sólidos de forma adequada. Nas montagens das pilhas o enfoque era mostrar na prática a grande quantidade de resíduos que a escola produz, que os resíduos de restos de merenda escolar, poda de árvores são colocados em sacos plásticos, deixado para ter destino final à lixeira pública. Pois, alguns estudantes que moram perto da lixeira puderam expor as problemáticas sofridas, principalmente pela constaste queima. Surgindo doenças respiratórias causadas pela fumaça, além do forte odor de chorume e gás metano (CH4) e da presença de urubus, que deixam o ambiente com cheiro desagradável. Todo esse processo contribui para a proliferação de vetores de certas doenças, ameaçando a saúde dos moradores e do meio ambiente. Os resultados foram satisfatórios em relação ao despertar da conscientização dos estudantes e consequentemente de seus familiares. Pois na apresentação final relataram que estavam adotando o método da compostagem. Dessa maneira acreditamos que o propósito principal foi alcançado, pois na medida em que reaproveitamos os resíduos na forma de compostagem estamos contribuindo como alternativa para a preservação do meio ambiente.

Conclusões

Ao realizamos o estudo, percebemos que muitos dos estudantes tinham o conhecimento do grande desperdício de resíduos sólidos, mas que não conheciam alternativas de reaproveita-los. Dessa forma, o projeto foi de grande importância na medida em que desperta o interesse dos estudantes em transformar resíduos sólidos, que em sua grande maioria tinham como destino a lixeira pública, e apenas uma pequena parte era utilizado como composto orgânico para plantações de verduras, hortaliças entre outras.

Agradecimentos

Aos alunos pela contribuição do estudo, ao professor Msc. Alex Izuka Zanelato pela orientação e a Gestora da Escola Estadual “São José Operário” pelo apoio.

Referências

Lei n° 9.795, de 27 Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, 27 de abril de 1999.
DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia, 1994.
DONELLA, M. Conceitos para se Fazer Educação Ambiental. Secretaria do Meio Ambiente, 1997.
LEFF, E. Saber Ambiental: Sustentabilidade, Racionalidade, Complexidade, poder. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
BELO et al. Contextualização do ensino de química através da reciclagem do lixo, na Escola Estadual Professora Maria Belém, Barreirinha, Amazonas. Amazonas: Barreirinha, 2015.
MELO, G.M.P., MELO, V.P., MELO, W.J. Compostagem. Jaboticabal, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, 2007.
MORAIS, J. L.; SIRTORI, C.; PERALTA-ZAMORA, P. G. Tratamento de Chorume de Aterro Sanitário por Fotocatálise Heterogênea Integrada a Processo Biológico Convencional. Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. Curitiba – PR, 2005.
JESUS, M. M.; SANTOS, S. C. Resíduos e Rejeitos. Salvador, 2009.

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