JOGOS EDUCACIONAIS: UM OLHAR NO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ECOTOXICOLOGIA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ambiental

Autores

Martins, V. (UEPA) ; Cardoso, R. (UEPA) ; Venâncio, C. (UEPA)

Resumo

O homem através da educação ambiental deve compreender e valorizar o meio ambiente a fim de encontrar ações inovadoras que busquem reduzir ou minimizar os custos com conservação de componentes utilizados ou retirados dos ecossistemas. Este trabalho tem por objetivo utilizar jogos educativos a fim de propiciar reflexões críticas acerca da educação ambiental e eco toxicologia, pois os acadêmicos de pedagogia avaliados por questionários, revelaram que sentem se despreparados para trabalhar tais temas, alegando que não existem disciplinas dentro do curso voltadas ao meio ambiente. Estes dados demonstram que existe uma necessidade de inserção da EA no currículo do curso de pedagogia, para que estes assuntos possam ser estudados e enfim causar sensibilização sobre as questões ambientais.

Palavras chaves

ecotoxicologia; educação ambiental; jogos educacionais

Introdução

Na ciência ambiental existe uma relação de paralelismo entre a toxicologia e a ecotoxicologia (atualmente denominada Toxicologia Ambiental), logo partindo de um dos princípios da toxicologia, ela é uma ciência que estuda os efeitos de substancias químicas em seres vivos. A eco toxicologia foi definida por TRUHAUT (1977) e mais tarde por BUTLER (1978 apud ANDERSON, 1998), como uma ciência que estuda especificamente o efeito de agentes poluidores ao meio ambiente. Tais ciências necessitam ser conhecidas e interagidas com o público leigo, pois MONRO (2001) discuti que ações precisam ser tomadas para que a sociedade possa ter maior noção dos conceitos principais de educação ambiental e ecotoxicologia, sendo a educação uma das ferramentas possíveis para proximidade e envolvimento com o tema, tendo como resultado líquido o desenvolvimento de senso crítico mais estruturado. Partindo dessa premissa, é possível proporcionar uma aprendizagem mais significativa e aperfeiçoar a prática docente a partir da apresentação dos conhecimentos pertencentes e inerentes a esta ciência e utilizar-se da construção de jogos no ensino ambiental, uma vez que, são ferramentas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem por ter um caráter dinâmico e inovador além de proporcionar a satisfação em aprender. Sendo assim, é de fundamental importância motivar e incentivar o interesse para a elaboração de uma proposta pedagógica que torne a educação ambiental, e ecotoxicologia partes integrantes dos currículos, incentivando uma nova postura em relação à questão ambiental. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo principal demonstrar a importância da Educação ambiental e da Ecotoxicologia na educação superior usando como ferramentas as tecnologias de informação e jogos educativos.

Material e métodos

A proposta da ação pedagógica foi realizada em um espaço não-formal - Laboratório de Informática (LABFIN) com os graduandos do 5 ° semestre do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará – UEPA, onde desenvolveu e utilizou-se jogos educativos para introduzir conceitos ambientais. A sequência didática foi dividida em 6ª etapas, sendo a 1ª etapa uma análise dos conhecimentos prévios dos estudantes por meio de um questionário. A 2ª etapa foi composta por um diálogo onde apresentamos conceitos básicos da educação ambiental e a eco toxicologia através do recurso tecnológico PREZI, enquanto que a 3ª etapa consistia na aplicação do jogo educacional “Show da Educação Ambiental”, que faz uma analogia ao televisivo “Show do Milhão”, onde as discussões anteriores ajudariam a responder as perguntas. Na 4ª etapa foi aplicado o jogo computadorizado – software “Daphnia World”, onde o aluno enfrentava a poluição e os inimigos naturais da espécie. Na 5ª etapa, os estudantes escreveram palavras-chave que resumiam as temáticas abordadas. Por último, na 6ª etapa novamente a aplicação de um questionário para fins de avaliação dos conhecimentos adquiridos ou aperfeiçoados.

Resultado e discussão

O instrumento de coleta de dados foram dois modelos de questionários, na primeira etapa e na última etapa da pesquisa.O questionário 1 avaliou os conhecimentos prévios dos alunos sobre EA e ecotoxicologia,enquanto que o questionário 2 foi utilizado como avaliação dos conhecimentos adquiridos ou aperfeiçoados.O questionário 1 composto por 5 perguntas, divididas entre discursivas e objetivas, e o questionário 2 foi composto por 7 perguntas discursivas e objetivas(2 referentes aos jogos).Quando perguntamos sobre como se sentem em trabalhar com a EA e a ecotoxicologia,se receberam alguma formação para trabalhar tais temas e se o ensino de pedagogia poderia contribuir para as questões ambientais cerca de 90% da turma não estava preparada para trabalhar com os temas e em sua formação não receberam o ensino adequado em relação à Educação Ambiental(EA) e a Ecotoxicologia,um dos motivos séria a pouca inclusão da EA durante a formação acadêmica, além da ausência de espaços para as discussões ambientais. Apenas 10% da turma teve contato com a EA ou ecotoxicologia através dos livros, mas não saberiam apresentar as temáticas aos seus alunos,porém,100% da turma afirmou que o ensino de pedagogia contribui para o desenvolvimento das questões ambientais. Ao analisar as respostas dos acadêmicos cerca de 100% deles acreditam que a EA visa à mudança de comportamentos que são considerados ambientalmente inadequados. Esta designação advém do teor instrumental e é desprovido de reflexões críticas, às práticas educativas destinam-se a desenvolver posturas e atitudes ambientalmente corretas no educando (AMARAL, 2004). Mas,após os jogos, alguns acadêmicos apresentaram percepções que se enquadram na categoria crítica da EA e sentiram-se capazes de ensinar a EA e a ecotoxicologia em sala de aula.

Conclusões

O objetivo deste estudo foi discutir a importância de inserir no curso de pedagogia o ensino da EA e a ecotoxicologia,e através dos jogos detectar as suas influências na formação dos acadêmicos.Com os dados obtidos notamos que os alunos apesar das dificuldades apresentadas,possuem uma preocupação em aproximar o ensino das questões ambientais à realidade do aluno. Portanto, esperamos que a inclusão deste tema seja crescente no curso de pedagogia de forma que os acadêmicos adquiram pensamentos críticos em relação EA e a ecotoxicologia ocorrendo a construção do conhecimento e de novos conceitos.

Agradecimentos

Referências

AMARAL, I. A. In: TAGLIEBER, J. E. & GUERRA, A. F. S. (Org.). Pesquisas em Educação Ambiental. Pelotas: Editora Universitária, 2004.

ANDERSON, D. W. Evaluation and impact multiple stressons on ecosystems: four classic cases histories. Lewis Publishes CRC Press Florida, USA, 202p, 1998.

MONRO, A. M. (2001) “Toxicologists – come out and Educate”. In: Trends in Pharmacological Sciences, v. 22, n. 6, p. 325-327.

TRUHAUT, R. Ecotoxicology: objectives, principles and perspectives. Ecotoxicology environmental safety, n. 1, p. 151-173, 1977.

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