A Valorização do Correto Aproveitamento da Água no Desenvolvimento da Vida Em Sociedade.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ambiental

Autores

Carneiro, G.N. (IFPA - CAMPUS BELÉM) ; Silva Filho, L.P.S. (IFPA - CAMPUS BELÉM) ; Wataya, C.H. (IFPA - CAMPUS BELEM)

Resumo

A água é de suma importância não somente ao homem, mas a todos os seres vivos, é imprescindível seu cuidado e sua utilização de modo consciente. Trazendo uma breve reflexão, no Brasil, ainda vivemos com a falta de conscientização por parte da população, visando este problema, o trabalho exposto propõem um estudo de caso de alunos do 6° ano do ensino fundamental, demonstrando através de maquete feita de alguns materiais que seriam jogados no lixo, a funcionalidade de um sistema de tratamento de água, suas fases de tratamento e interagindo com os discentes, despertando a curiosidade e a percepção do assunto para o decorrer de suas vidas e de seus familiares. Abordando este conteúdo com jovens, espera-se à longo prazo um ambiente adequado à uma qualidade de vida muito melhor.

Palavras chaves

Maquete; Tratamento de água; Conscientização

Introdução

A problemática acerca dos recursos naturais é algo que afeta todo o globo, pois o homem é totalmente dependente dos mesmos, seja para matéria prima ou principalmente para sua sobrevivência. A Global Footprint Network é uma organização, responsável por fornecer ferramentas de contabilidade e pegada ecológica em relação a emissão de gases, segundo o mesmo 60% dos impactos ambientais correspondem a tais emissões. Uma problemática que poderá levar cerca de 5 décadas, para a recuperação do planeta. (Greenpeace-Brasil, 2016). Entre os recursos o que mais se destaca pela sua utilização, e importância diária, encontra-se os recursos hídricos. A água é de grande importância não somente ao homem, mas a todos os seres vivos, é imprescindível seu cuidado e sua utilização de modo consciente. Trazendo uma breve reflexão a respeito dos recursos hídricos no Brasil, estudos realizados pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2014), a cada 100 litros apenas 63 litros são de fato consumidos, sendo os 37% desperdiçado seja por vazamentos, e ou, ligações clandestinas o que gera um desperdício de R$ 8 bilhões. Segundo o mesmo, a somatória do volume de água desperdiçada por ano equivale ao enchimento de seis sistemas Cantareiras, sendo que apenas 82,5% da população brasileira tem acesso água tratada, sendo 35 milhões de brasileiros não possuem acesso a mesma. Para a demonstração do tratamento de água realizou-se a confecção de uma maquete que ilustra todos os processos de uma estação de tratamento de água (ETA), a qual utilizasse para conscientização social, e aprendizagem, a alunos e sociedade.

Material e métodos

Para a produção da maquete utilizou-se de materiais tais como: Placa de Acrílico; uma maleta reutilizada, pedaços de MDF reaproveitados; seixo, areia, e carvão (produção ilustrativa do filtro); Tubos de aquário (Tubulações); Motor de Drive de DVD (turbina de floculação); Papel Crepom (ilustração da água); EVA(produção de casas, prédios e hélice da turbina); fios de circuito; bateria de 3.5V; circuito de bateria de 9V e carregador de 3,5 a 12V. Após a produção da maquete (figura 1) a mesmo fora utilizada com alunos do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Almirante Renato Guillobel, demostrando o funcionamento de uma estação de tratamento de água(E.T.A.) com base em uma imagens cedida pela COSANPA, que também se utilizou na demonstração aos alunos, Espera-se assim proporcionar aos professores e alunos informações a respeito dos parâmetros para a análise de água. Destaca-se também a importância da preservação não somente dos rios, mas do espaço urbano, principalmente acerca do lixo, o qual se produz cotidianamente, pois todo o lixo pode diretamente afetar os recursos hídricos. Priante - 2002, através de um gráfico de setores, apresenta a “distribuição dos diversos usos de água”, destacando o uso em descargas sanitárias, seguido por uso no banho e lavagem de roupa. Com a análise dos principais desperdícios, propõem se maneiras de boas práticas, para contribuir para a redução do desperdício, tais como: Fechar a torneira ao escovar os dentes, Utilização de uma garrafa na caixa de descarga alterando o volume da mesma, reduzir o tempo de banho proporcionando uma redução no desperdício, dentre outras.

Resultado e discussão

Através da maquete de sistema de tratamento de água, permitiu-se ensinar aos alunos as diversas etapas de tratamento(Anexo 01), os produtos químicos adicionados à água para torna-la potável, quais os objetivos de cada fase até ser encaminhada às casas da população brasileira, promover a conscientização do discente no decorrer de sua fase escolar e promover a disseminação do correto aproveitamento de água dentro do ambiente familiar, além de trazer para a sala de aula, uma nova ferramenta metodológica de ensino, na qual os alunos se sentiram atraídos em participar, fazendo desenhos dos esquemas e montando com materiais reaproveitados suas próprias maquetes.

Anexo 1

Estação de tratamento de água, maquete

Conclusões

Concluiu-se que, pela pouca idade dos alunos, não conheciam a dimensão do problema que o lixo causa ao meio ambiente e a sim mesmos, o capital necessário para tornar potável a água que chega à residência da maioria dos mesmos e não conheciam os funcionamentos de um sistema de tratamento de água. Através da maquete, material de apoio e atividades feitas em sala de aula, obteve-se um melhor conhecimento acerca do tratamento e cuidados em relação a água que é consumida no dia a dia, promovendo a conscientização dos alunos e formando cidadãos mais comprometidos com a preservação do meio ambiente.

Agradecimentos

Agradecemos ao IFPA- Campus Belém, à Professora Débora Alves e à Escola Alte. Renato Guillobel.

Referências

Disponível em: www.brasil.gov.br/observatoriodaseca/abastecimento-agua.html, acessado em 2 de fevereiro de 2015 ás 18h30min horas.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9433.htm, acessado em 2 de fevereiro de 2015 ás 20h25min.horas.
Carneiro, Moaci Alves - LDB fácil: leitura crítico-compreensiva: artigo a artigo/ Moaci Alves Carneiro. - Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/5033/index.html?sequence=8, acessado e 2 de fevereiro de 2015 ás 17h15min horas.
Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/filho-uso-consciente-agua-836121.shtml, acessado em 2 de fevereiro de 2015 ás 10h22 min. horas.
Disponível em: http://www.tratabrasil.org.br/saneamento-no-brasil, acessado em 16/08/2016 as 11 horas.
Disponível em: http://www.brasilpost.com.br/greenpeace-brasil/planeta-terra-alerta_b_11328142.html acessado em 14/08/2016 as 22 horas.

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