ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Iniciação Científica
Autores
Borges, M.S. (IFRN) ; Alves, A.C.C. (IFRN) ; Souza, L.G.S. (IFRN)
Resumo
Os conteúdos da disciplina de Química ainda são visto pelos alunos do Ensino Médio como algo de difícil compreensão e distante da sua realidade. Motivar os discentes para aprender Química não é uma tarefa fácil e requer do professor buscar novas metodologias para conseguir tal êxito. A partir desta análise este trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel para o processo de ensino- aprendizagem da disciplina de Química. Para tanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias e conceitos da teoria em destaque e uma pesquisa de campo na Escola Estadual Juscelino Kubitschek em Assu/RN com os professores de Química.
Palavras chaves
aprendizagem ; ensino; química
Introdução
Refletir sobre os aspectos relacionados ao processo de ensinar e aprender Química na escola, remete-se a pensar sobre diversos aspectos, principalmente, os processos de abstração que conotam a disciplina em si e seu aprendizado e ensino. Sendo assim, um desafio para o professor é construir sentidos junto aos alunos sobre a importância dos conhecimentos químicos para a vida, “enxergando” como a Química e seus saberes estão presentes na realidade. Entende-se que a teoria da aprendizagem significativa tem muito a auxiliar nessa problemática. Assim, este trabalho tem por objetivo evidenciar as contribuições da teoria da aprendizagem significativa para o ensino de química e a formação do(a) professor(a). Como contribuições, elencam-se a relevância da participação ativa do aprendiz no processo de construção do conhecimento; a importância dos conhecimentos prévios e aspectos sobre a abstração quanto ao aprendizado da Química na Educação Básica.
Material e métodos
Trata-se de um estudo teórico, com levantamento bibliográfico relativo a importância da aplicação da Teoria da Aprendizagem Significativa no ensino. Para o desenvolvimento desse trabalho, foi realizado também uma pesquisa por meio de questionário com três perguntas para os professores de Química de uma escola pública no vale do Assu/RN. O questionário foi aplicado com o intuito de indagar se os docentes conhecem a teoria, se fazem uso dela em sala de aula, bem como evidenciar a importância da teoria ser utilizada no processo de ensino-aprendizagem. As perguntas que solicitamos no questionário foi: 1- "Como você professor(a) avalia a aprendizagem dos alunos da referida escola que trabalha, com os conteúdos de Química?” 2-“Faz levantamento de conhecimentos prévios ? Se sim, como?” 3-“Quando utiliza a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel no ensino de Química, consegue identificar uma maior aprendizagem da parte dos alunos?”
Resultado e discussão
Os resultados dos questionários que foram aplicados com os docentes
apresentaram os seguintes relatos: “percebo que há uma diferença nas turmas
que eu não aplico a teoria, quando não faço o levantamento de conhecimentos
prévios os alunos tem mais dificuldade em aprender determinado conteúdo”
(Professor X). Já o professor Y relata que “revejo sempre minhas estratégias
de ensino e busco sempre usar o método de David, mas têm turmas que não
conseguem assimilar os conteúdos por falta de interesse dos próprios
alunos”. O professor Z apresentou o seguinte relato: “sempre procuro fazer
com que a aprendizagem seja algo significativo e percebo que desta forma o
aprendizado é mais eficiente. Se o conteúdo faz sentido na vida dos
discentes, será mais fácil fixar determinado assunto”.
De acordo com os relatos, percebemos que a implantação dessa teoria como
ferramenta de ensino contribui positivamente para os conteúdos de Química.
Desse modo, Pozo e Crespo (2009) destacam que uma das grandes fragilidades
desse processo de ensinar e aprender Química, deve-se a utilização de uma
linguagem altamente simbólica, assim como os mais variados modelos,
conceitos, fenômenos e leis que ajudem a representar o que não é observável.
CHASSOT (2014) defende que é preciso tornar o ensinar e aprender Química em
conhecimento útil, que facilite a leitura do mundo e possa contribuir com a
formação do cidadão. Essa deve ser uma preocupação constante na prática
docente, visando uma construção do conhecimento científico contextualizado,
como destacado nas propostas da alfabetização científica.
Conclusões
Elencam-se como contribuições da teoria e seus desdobramentos a relevância da participação ativa do aprendiz no processo de construção do conhecimento; a importância de se trabalhar com os conhecimentos prévios, bem como aspectos a serem trabalhados sobre a abstração quanto ao aprendizado da Química na Educação. Verifica-se o quanto as contribuições advindas da teoria, conduzem a um pensar e repensar o processo de ensinar e aprender Química e a própria formação docente. Os estudos têm sido de extrema relevância para nossa formação como futuras professoras de Química.
Agradecimentos
Agradecemos ao IFRN-Campus Ipanguaçu e a Escola Estadual Juscelino Kubitschek.
Referências
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. Aprendizagem e o ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. Ed. – Porto Alegre: Artmed, 2009.
CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 6. ed. – Ijuí, 2014.
AUSUBEL, David Paul. Apresentação da teoria da assimilação da aprendizagem e da retenção significativa. Aquisição e retenção do conhecimento: uma perspectiva cognitiva. Lisboa; Plátano, 2000.