ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Iniciação Científica
Autores
Oliveira, J.B. (IFRN) ; Silva, Y.Y.M.B. (IFRN) ; Penatieri, G.R. (IFRN)
Resumo
A busca por metodologias mais promissoras para o ensino é tarefa importante no exercício da docência daqueles profissionais que buscam a construção de uma aprendizagem. Nessa perspectiva, este trabalho relata como a utilização do Kahoot, como ferramenta didático-metodológica para o ensino de química, apresenta-se como uma das possibilidades para um processo de ensino- aprendizagem de Química contextualizado, oportunizando uma participação ativa dos sujeitos aprendentes, envolvendo, ainda, a interdisciplinaridade entre a Química, a Informática e outras áreas.
Palavras chaves
kahoot; ensino de química; aprendizagem
Introdução
A busca por mais promissoras para o ensino é tarefa importante no exercício da docência daqueles profissionais que buscam a construção de uma aprendizagem. Nessa perspectiva, este trabalho relata como a utilização do Kahoot,que é uma ferramenta de avaliação gratuita na Web, que permite o uso de quizzes na sala de aula, como ferramenta metodológica para o ensino de química, apresenta-se como uma das possibilidades para um processo de ensino aprendizagem de Química contextualizado, oportunizando uma participação ativa dos sujeitos aprendentes, envolvendo, ainda, a interdisciplinaridade. Na atualidade, com a possibilidade das pesquisas via internet, o acesso à informação poderá auxiliar o professor a promover um ensino mais atualizado e de melhor qualidade. Permite também ao estudante, efetuar pesquisas sobre as descobertas recentes, aplicações ou implicações relacionadas com os conteúdos curriculares ensinados na escola. O envolvimento ativo do estudante no processo de construção de seu aprendizado, ajuda-o na compreensão do modo como a Ciência evolui(TORCATO, 2011). Assim, considera- se que a escola deve aproveitar as inovações tecnológicas, como conhecimentos culturalmente construídos pela humanidade e que, portanto, podem e devem ser utilizados na escola. É relevante, nesse sentido, modernizar práticas e propostas de ensino e aprendizagem, tanto na forma quanto no conteúdo, atendendo às novas necessidades impostas pelo mundo dinâmico e globalizado(AMARAL; AMARAL, 2008). Vale ressaltar, ainda, que os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), também reconhecem o uso da informática na educação como uma ferramenta para novas estratégias, capaz de contribuir de forma significativa para o processo de construção do conhecimento(BRASIL, 1999).
Material e métodos
O trabalho se iniciou com estudos sobre processo de ensino e aprendizagem, tanto em uma fundamentação teórica da Psicologia da Educação, como da área da Didática e teve uma abordagem qualitativa. Utilizou-se das seguintes técnicas e instrumentos no trabalho de campo: foi elaborado um questionário no Kahoot, em formato de quizzes (perguntas e respostas) sobre dois temas e com participantes diferentes, a saber: um sobre teoria das emoções de Wallon, que foi aplicado em um seminário na disciplina psicologia da educação, para uma sala de 17 alunos, e outro sobre o tema do lixo (resíduos sólidos) que foi usado em uma sala temática na Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro, em Ipanguaçu/RN, referente a execução do projeto integrador I, da turma Licenciatura em Química do IFRN – Campus Ipanguaçu. Para essa segunda ação, as turmas participantes eram do Ensino Médio e foram divididas em grupo, participaram em torno de 24 alunos. Os alunos participaram de algumas atividades relacionadas ao resíduo sólido no caso o lixo, proposta pelos os licenciados onde eles se mostraram bem participativos e interessados no assunto. Os alunos tiveram uma preparação, estudaram o assunto, participaram de um workshop, organizada pelos próprios discentes, eles coletaram lixos reciclados, e voltou-se para a perspectiva da Química ambiental, e dentro dessas atividades realizadas estava a sala temática com o Kahoot.
Resultado e discussão
O uso do Quiz, pelo Kahoot, como ferramenta metodológica ao ensino, aqui em
destaque, usado em uma atividade de ensino e aprendizagem da Química, em ambas
as situações, seja na Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro, com estudantes
do Ensino Médio, como no seminário sobre a teoria das emoções, mostrou-se uma
ferramenta bem atrativa, tantos para os alunos quanto para os licenciandos. Os
participantes se mostraram bastante entusiasmados, inclusive afirmando que,
anteriormente os questionários eram feitos de modo tradicional e que, desta
forma, conseguiram interagir, assimilar e compreender mais o conteúdo, tornando
a aprendizagem mais significativa e contextualizada. Os resulatos não foram
contabilizados por não se tratar de uma competição. A imagem 1 ilustra uma
questão que foi abordada pelo Kahoot.
Verificou-se, também, na sala temática onde o Kahoot foi usado que os alunos se
mostraram bem interessados, e tranquilos, pois já tinham estudado em casa, e no
decorrer da sala temática tiraram as dúvidas. O grupo trabalhou em conjunto nas
decisões tomadas sobre cada questão, fortalecendo, assim, o “novo” conhecimento
aprendido, como também aspectos como cidadãos, os laços de respeito e união e a
importância do trabalho em conjunto. Os resultados obtidos das questões
respondidas corretamente(em porcentagem), nas turma 1ºA, 1ºC , 2ºA e E 3ºA foram
respectivamente 74%, 75%, 92% e 75%. A imagem 2 mostra a sala temática.
Primeira questão que foi abordada pelo Kahoot no seminário
sala temática.
Conclusões
Pode-se concluir que o uso do Kahoot como ferramenta didática ao processo de ensino e aprendizagem, trouxe contribuições, na medida em que como recurso didático, pode favorecer a construção do conhecimento e incrementar o desempenho dos estudantes em situações de aprendizagem. Por fim, enfatiza-se que o Kahoot se configura como uma promissora possibilidade ao processo de ensinar e aprender, seus usos, no entanto, são auxiliares à importante atuação dos sujeitos em suas ações educativas, bem como a ativa participação dos sujeitos aprendentes são fundamentais na ação pedagógica.
Agradecimentos
Os autores agradecem ao IFRN e aos colaboradores.
Referências
AMARAL, L. H; AMARAL, C. L. C. Tecnologias de comunicação aplicadas à educação. In ____ Interações Virtuais: Perspectivas para o ensino de língua portuguesa à distância. São Carlos: Claraluz, 2008.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
TORCATO, Adriana Idalina. Novas Tecnologias e Temas Atuais no Ensino da Química. Brasília-DF , 2011.