ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Iniciação Científica
Autores
Silva, B.P. (IFRN) ; Silva, Y.Y.M.B. (IFRN) ; Oliveira, J.B. (IFRN) ; Bezerra, A.M. (IFRN) ; Júnior, C.A.B.S. (IFRN)
Resumo
Uma das dificuldades de se ensinar Química, é encontrar métodos diferentes para que os estudantes possam adquirir as competências e habilidades necessárias. Desse modo, esse é um dos desafios enfrentados por muitos professores de Química, especialmente por aqueles que trabalham em instituições com recursos financeiros escassos, ou que não possuem se quer laboratórios ou espaços adequados para a realização de aulas experimentais. Uma das alternativas que podem atenuar essas dificuldades, consiste na utilização de materiais alternativos de baixo custo para aulas experimentais de Química. O projeto foi aplicado em uma escola do ensino meio com uma turma do primeiro ano, onde-se foi ministrada uma aula explicado conteúdo interligando com o uso do equipamento produzido.
Palavras chaves
Escola pública; ensino de Química; materiais alternativos
Introdução
O grande desinteresse dos alunos pelo estudo da Química em geral se deve à falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria (assuntos abordados na sala de aula) à prática (como ocorre realmente). Os professores dizem que, na maioria das vezes, este problema é devido à falta de laboratórios, equipamentos e reagentes que permitam a realização de aulas práticas. De acordo com Cesca (2013), a disciplina de Química exige do aluno conhecimentos bem específicos, com uma linguagem diferente na conversação, juntamente com as dificuldades dos professores em mediar esse conhecimento para o aluno. Por este e outros motivos, a Química acaba sendo considerada, pelos discentes, como uma disciplina bem difícil e abstrata. O objetivo do projeto consiste em confeccionar equipamentos e matérias alternativos para auxiliar no ensino e aprendizagem e aplicá-los nas escolas públicas do vale do Açu.
Material e métodos
O trabalho propõe o desenvolvimento de dois equipamentos alternativos de baixo custo, para serem usados em aulas de Química nas escolas públicas. Confeccionado um destilador caseiro a parti de garrafas PET, mangueira e rolha de silicone. Aplicamos na Escola Estadual Professora Claudeci Pinheiro Torres, no município de São Rafael. Utilizamos o destilador para mostra de formar pratica o conteúdo de misturas químicas, mostrando como se faz umas destilação fracionada.
Resultado e discussão
Utilizamos do destilador caseiro que confeccionamos para expor em uma sala
de aula, para comprovar que é possível fazer um experimento com material de
baixo custo, possibilitando uma aula mais significativa para o aluno. Após
ao termino da aula foi aplicado um questionário referente ao conteúdo e
outro referente a aprendizagem dele, um exemplo foi a questão que perguntava
se a aula foi significativa, o questionário teve como objetivo avaliar o que
os alunos aprenderam, resultados obtidos na figura 1.
Com a aula realizada abordando o conteúdo de mistura de solução, e tendo o
experimento, fez com que os alunos tivessem uma melhor representação do
assunto e conseguiram assimilar melhor, saindo do abstrato para a realidade
dos mesmos. Neste gráfico abaixo mostra o porcentual dos alunos que acharam
da aula significativa de acordo com a figura 2.
Questionário abordando perguntas do conteúdo ministrado.
Questão que levantaram o quanto foi importante do experimento para eles.
Conclusões
Os equipamentos que foram confeccionados, o destilador e a placa solar, funcionaram com sucesso, e mostrou que o experimento utilizando esse equipamento foi bem significativo para os alunos.Com as contribuições desse projeto espera-se que as aulas fiquem mais atrativas. Assim como, tornar o ensino de Química mais significativo e facilitar a aprendizagem do aluno, mostrando que é muito válido fazer equipamentos com materiais alternativos.
Agradecimentos
Agradeço aos meus colegas e professor Carlos Júnior por todo o apoio para que esse trabalho tenha sido feito de forma gratificante, desde já muito obrigado.
Referências
BARBOSA, Alessandra Ramos; JESUS, Joseane Ataíde de. A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS EM EXPERIMENTOS PRÁTICOS DE QUÍMICA E SUA RELAÇÃO COM O COTIDIANO. Disponível em: <http://www.annq.org/congresso2009/trabalhos/pdf/T77.pdf>. Acesso em 23 Março 2016.
CESCA, E. C., Manual de práticas alternativas para o ensino da química - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Pato Branco, 2013