PRODUÇÃO DE VINHO A PARTIR DE MATERIAIS ALTERNATIVOS

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Fonsêca, L.R.F. (IFRN-CAMPUS IPANGUAÇU) ; Souza, W.W. (IFRN-CAMPUS IPANGUAÇU) ; Oliveira, M.S.F. (IFRN CAMPUS IPANGUAÇU) ; Silva Junior, C.A.B. (IFRN CAMPUS IPANGUAÇU)

Resumo

Este trabalho tem por objetivo realizar a produção de vinho a partir diversas frutas como o umbu, laranja, abacaxi, uvas verdes e roxas, com a finalidade de tornar esse experimento mais uma ferramenta complementar para o ensino de Química, contribuindo na construção de conceitos científicos por parte dos aprendizes. Para a realização desse trabalho os materiais e reagentes são alternativos de baixo custo. Este experimento constitui-se em uma demonstração do processo de fermentação alcoólica comumente utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas.

Palavras chaves

VINHO; DIVERSOS ; ALTERNATIVOS

Introdução

O ensino de química atualmente passa por um processo de grande reflexão, discussão e desafios para torná-lo articulado com as necessidades e interesses dos aprendizes nas escolas de ensino médio. Isso acontece num período onde o aprendiz do ensino médio tem cada vez mais se evadido das aulas por não conseguirem assimilar os conteúdos propostos segundo (NUNES e ADORNI, 2010). Em particular no ensino da química, percebe-se que os aprendizes muitas vezes não conseguem aprender, não são capazes de associar e relacionar o conteúdo estudado com seu cotidiano, não conseguindo perceber o significado ou a importância do que estudam, provocando um desinteresse e desmotivação. Isto indica que este ensino está sendo feito de forma descontextualizada, não interdisciplinar sendo apenas uma reprodução do conhecimento, uma cópia e uma memorização. A proposição de metodologias que usem a contextualização e interdisciplinaridade são os principais meios pelos quais esses problemas podem ser minimizados, desmistificando a Química como uma ciência em que só há decodificação mecânica de fórmulas, conceitos que fogem da realidade do educando. Sendo assim em vez de formar cidadãos críticos, estaremos construindo sujeitos, tabulas rasa que estarão aptos apenas aos processos mecânicos, como nos diz (MORTIMER, MACHADO e ROMANELLI 2000). Nessa perspectiva, foi desenvolvida uma proposta de se buscar a produção do conhecimento de forma contextual, visando à formação de um cidadão crítico e capaz de analisar, compreender e utilizar esse conhecimento no seu cotidiano. Para isso se estabeleceu a fabricação de vinho através de materiais alternativos. Tal processo de transformação ocorre por meio da fermentação alcoólica, abordando os conceitos presentes na Química orgânica.

Material e métodos

Para o procedimento de fabricação do vinho na primeira amostra, trabalhamos com dois tipos de uvas sendo uva roxa e a verde. Na segunda etapa diversificou-se utilizando um tipo de uva roxa importada e três tipos de frutas: laranja, umbu e abacaxi. Para cada amostra utilizou-se os seguintes materiais e reagentes.  1 kg de uva (roxa e verde)  1 kg de polpa de fruta sabor uva  2 garrafão de vidro 5 litros  2 garrafão de vidro 2 litros  0,5 g de fermento biológico (de fazer pão)  1 coador  50 cm de mangueiras transparente  1 elástico  Água  5 rolhas Foram retiradas das uvas os talos e caroços e colocadas para triturar no liquidificador; Transferiu-se o suco com bagaço para o garrafão de 2 L e 5 L de vidro; adicionou-se o fermento biológico ao suco; foi feito um furo na rolha para passar a mangueira; tampando a boca do garrafão; colocando um pouco de água na mangueira, sem deixar cair no suco, dobrou-se com o elástico para que assim a água fique no centro da mangueira; em seguida foi deixando por 10 dias na geladeira com temperatura abaixo de 16ºC.

Resultado e discussão

No processo de fabricação do vinho os açúcares (glicídios, por exemplo: C6H12O6) presentes no suco de uva, por fermentação se transformam em etanol (C2H5OH), originando o vinho. A fermentação alcoólica é um tipo de reação química realizada pela ação de microrganismos (leveduras) sobre os açúcares, produzindo etanol e gás carbônico (CO2), segundo a equação C6H12O6 → 2 C2H5OH + 2 CO2. Em geral os glicídios presentes nos alimentos não são monossacarídeos, como a glicose; portanto ocorre uma etapa anterior no processo, que consiste na quebra das moléculas dos glicídios em moléculas simples (monossacarídeos), por uma enzima denominada invertase. Esses monossacarídeos são em seguida submetidos à ação de outra enzima, denominada zimase, produzindo o etanol, que é percebido pelo odor característico desprendido quando o frasco é aberto. O gás carbônico obtido no processo indica o início da reação de fermentação e expulsa o oxigênio do ar presente, inicialmente, no interior do sistema, evitando dessa maneira a formação de ácido acético, o que daria à bebida um gosto ruim, segundo (FERREIRA E MONTES, 1999).

Conclusões

Esse experimento mostrou ser satisfatório, pois através de materiais e reagentes alternativos de baixo custo, conseguimos obter vinho a partir da fermentação alcoólica das frutas em destaque. Em uma aula demonstrativa experimental possibilita-se a reconstrução e reprodução deste experimento. Tal procedimento pode ser feitas adaptações por alunos e professores, para que se possa servir de subsídio na apresentação em feiras escolares e até mesmo em sala de aula, fazendo uso da experimentação como ferramenta de base para a discussão e reflexão no processo de construção coletiva de conhecimento.

Agradecimentos

Os autores agradecem ao IFRN-campus IPANGUAÇU.

Referências

BRASIL ESCOLA: produção de vinho Disponível em: < http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/producao-vinho.htm> Acesso em 01 de mar de 2016.

VIRTUDE CLUBE DO VINHO: produção de vinho: como acontece Disponível em: https://www.clubedosvinhos.com.br/producao-do-vinho-como-acontece/ Acesso em 01 de mar de 2016.

MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H.; ROMANELLI, L. I.A proposta curricular de química do Estado de Minas Gerais: fundamentos e pressupostos. Química Nova, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 273-283, 2000.

NUNES, A. S.; ADORNI, D.S. O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Ita Petinga-BA: O olhar dos alunos. In: Encontro Dialógico Transdisciplinar Enditrans, 2010, Vitória da Conquista, BA. Educação e conhecimento científico, 2010.

FERREIRA, E.C. MONTES, R. A química da produção de bebidas alcoólicas. Química Nova na Escola, n. 10, p. 50-51, 1999.

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