Divulgação Científica: A Experiência do projeto “Escola no Campus” no Sertão Pernambucano

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Delmondes, A.S. (IF SERTÃO-PE CAMPUS OURICURI) ; Patricio, T.S. (IF SERTÃO-PE CAMPUS OURICURI) ; da Silva, L.N. (IF SERTÃO-PE CAMPUS PETROLINA) ; Junior, M.M.S. (IF SERTÃO-PE CAMPUS PETROLINA) ; da Silva, A (IF SERTÃO-PE CAMPUS OURICURI) ; Marinho, C.M. (IF SERTÃO-PE CAMPUS SANTA MARIA DA BOA VISTA)

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência desenvolvida ao longo do projeto intitulado “Escola no Campus” tendo como principal objetivo promover uma aproximação dialógica entre o IF Sertão-PE Campus Ouricuri e as Comunidades Escolares da Rede Estadual de abrangência do IF que compreende dez municípios (Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Santa Cruz de Malta, Parnamirim, Trindade, Santa Filomena). Como percurso metodológico o projeto foi desenvolvido por meio de visitas orientadas dos alunos, professores, e demais sujeitos das Escolas a instituição. Apontamos como resultados uma maior aproximação entre o IF Sertão-PE Campus Ouricuri e a comunidade escolar participante do projeto, bem como a consolidação das relações de confiança entre os sujeitos envolvidos.

Palavras chaves

Extensão universitária; Visita orientada; IF Sertão-PE

Introdução

A experiência aqui apresentada foi desenvolvida ao longo do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) ofertado pelo IF Sertão-PE Campus Ouricuri tendo como princípio norteador o conceito de extensão como um trabalho social e não mera prestação de serviços, sendo “uma ação deliberada que se constitui a partir da realidade e sobre esta realidade objetiva produzindo conhecimentos que visam à transformação social” (FARIA, 2001, p.79)”. A concepção de extensão expressa neste trabalho aponta que, esta se efetive na indissocialibidade entre ensino, pesquisa e extensão, constituindo-se em um processo educativo que promova a interação entre as instituições de ensino, os segmentos sociais e o mundo do trabalho, com ênfase na produção e difusão de conhecimentos científicos visando o desenvolvimento socioeconômico local e regional (CONIF, apud FORPROEXT, 2013, p.15). O projeto tem como motivação principal a necessidade de buscar aproximar o IF Sertão Campus Ouricuri da comunidade escolar, em especial daquelas de sua abrangência. É fato que a diversidade sociocultural, política e econômica destes municípios, bem como a distância física com a sede do instituto podem incidir sobre o tipo e a qualidade das relações estabelecidas com a instituição. No entanto, é possível afirmar que a distância física pode ser superada quando se solidifica a presença simbólica, expressa em ações institucionais locais, relações afetivas, interações de saberes e respeito mútuos. Por isso, este projeto se propõe não simplesmente em divulgar o IF, mas, sobretudo, em possibilitar aos estudantes das escolas estaduais uma vivência dialógica e pedagógica, possibilitando a grandeza das interações face-a-face, do acolhimento e do sentimento de pertencimento.

Material e métodos

O projeto previa a visita ao IF Sertão-PE Campus Ouricuri de pelo menos dez Escolas da Rede Estadual dos municípios de abrangência da instituição. Uma das primeiras ações do projeto foi a constituição de uma equipe de trabalho, que contou com a participação de alunos da licenciatura em química, professores dos colegiados dos cursos ofertados pela instituição e técnicos administrativos. Como etapa essencial do projeto, foi realizada visitas às escolas estudais participantes, com o objetivo de apresentar e discutir a proposta de trabalho bem como ajustar as atividades ás reais necessidades e interesses dos alunos visitantes. As visitas foram organizadas no período de quatro horas, seguindo o seguinte roteiro de atividades: 1º momento – Experimentação - Neste momento os alunos visitantes puderam conhecer o laboratório de química, onde foi-lhes apresentados as normais de segurança de laboratório, os principais instrumentos existentes e em seguida foi realizada a produção de um detergente, que se deu de forma ativa pelos alunos visitantes orientados pelo técnico de laboratório. 2º momento - Exposição dialogada- Apresentação dos cursos ofertados pelo IF Sertão PE Campus Ouricuri pelo coordenador de cada curso (área de atuação, grade curricular, metodologias de trabalho, etc). 3º momento - Caminhada transversal- No qual foram apresentadas as instalações do Campus. Os alunos puderam conhecer o setor de assistência a saúde, laboratórios, salas de aulas, biblioteca, sala de coordenações dos cursos, sala da direção geral e diretoria de ensino. 4º momento - Contou com a visita ao laboratório de agroindústria onde os alunos puderam observar a realização de uma aula prática dos alunos do curso de agroindústria e posteriormente degustar uma das produções alimentícias (doces).

Resultado e discussão

Ao longo das etapas do trabalho foi possível proporcionar sete visitas orientadas ao IF Sertão-PE Campus Ouricuri das quais podemos perceber uma maior aproximação deste comas comunidades escolares participantes do trabalho, resultando em uma maior inserção do IF na comunidade local, na divulgação dos cursos e das atividades desenvolvidas, bem como na consolidação do canal de relação entre a instituição e a comunidade escolar por meio de seus sujeitos. O projeto também proporcionou o envolvimento e participação ativa de professores e alunos dos cursos de Licenciatura em química, agropecuária, edificações, informática e agroindústria. Foi possível observar o vislumbre dos estudantes com as atividades desenvolvidas e o interesse demonstrado nas atividades apresentadas pelos coordenadores e professores dos cursos. Os estudantes visitantes, a todo tempo interagiram e se mostraram dispostos a ingressar nos cursos do IF. Se considerarmos algumas das falas dos estudantes visitantes ao longo das atividades, entre elas: “eu achei que não era todo mundo que podia estudar aqui”, “agora meu sonho é estudar aqui”, “ano que vem eu vou vir pra cá”, “vou ficar de olho quando abrir a seleção aqui”, “agora eu sei o que eu quero estudar...”, “podemos vir sempre aqui?”, “estudar aqui é massa”. É possível perceber que as visitas proporcionaram, entre outras coisas, a desmistificação do Instituo Federal como um espaço distante do alcance desses estudantes, e mesmo desmontou a ideia de que os estudantes do IF sejam diferentes deles.

Figura 1 – Visita ao laboratório de agroindústria

4º momento - Os alunos puderam observar a realização de uma aula prática dos alunos do curso de agroindústria.

Figura 2 – Atividade experimental

1º momento – Experimentação - produção de detergente no laboratório.

Conclusões

Considerando o objetivo proposto no projeto de promover uma aproximação dialógica entre o IF Sertão-PE Campus Ouricuri e as comunidades escolares da Rede Estadual, observamos que esta aproximação deu-se de forma expressiva, uma vez que os alunos participantes tiveram a oportunidade de conhecer as ações desenvolvidas pelo Instituto, e vivenciar experiências concretas em suas dependências. Consideramos que, uma vez construída esse canal de comunicação entre os sujeitos, poderá ser desenvolvidos mais ações que promovam melhoras na qualidade de vidas desses sujeitos.

Agradecimentos

Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Campus Ouricuri. As escolas parceiras. E aos sujeitos envolvidos no desenvolvimento do proje

Referências

CONIF, Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação profissional e Tecnológica. Extensão Tecnológica. Cuiabá (MT): 2013.

FARIA, D.S. (org) Construção Conceitual da Extensão Universitária na América Latina. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará