ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Alimentos
Autores
Everton, G.O. (UFMA) ; Teles, A.M. (UFMA) ; Mouchrek, A.N. (UFMA)
Resumo
A resistência das bactérias aos antibióticos pelo seu uso intenso é inevitável e irreversível. Esse se tornou o principal problema de saúde pública no mundo,afetando todos os países,desenvolvidos ou não. Diante disto,o presente estudo teve como objetivo avaliar o perfil antimicrobiano das espécies da família Enterobacteriaceae,caracterizada como um gênero muito importante para a microbiologia,pelo método de difusão de disco descrito por BAUER et al. 1966,utilizando cepas de oito espécies dessa família isoladas do pescado da Laguna da Jansen localizada em São Luís-MA. Dos oito antibióticos empregados,todas as espécies apresentaram sensibilidade ao Gentamicina. Portanto,este antibiótico foi apontado como grande aliado no tratamento das doenças ocasionadas por estes microrganismo.
Palavras chaves
Resitência; Enterobacteriaceae; Antibióticos
Introdução
Os antibióticos são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, com capacidade de impedir a multiplicação de bactérias ou de destruí-las, sem ter efeitos tóxicos para o homem ou animal (JORGE, 2016). As bactérias são parte integral e inseparável da vida na terra, intrinsecamente ligadas às vidas de organismos e aos amplos ambientes em que habitam, incluindo o trato intestinal dos homens e dos animais. Porém, ao se alastrarem por órgãos do corpo humano podem ocasionar sérios problemas agravantes à saúde. A resistência delas aos antibióticos pelo seu uso intenso é inevitável e irreversível, consequência natural da adaptação da célula bacteriana. Esse se tornou o principal problema de saúde pública no mundo, afetando todos os países, desenvolvidos ou não (SANTOS, 2004). Devido à importância da resistência dessas bactérias para a saúde publica atualmente, o estudo em foco desenvolveu-se com a finalidade de avaliar o perfil antimicrobiano das espécies da família Enterobacteriaceae, caracterizada como um gênero muito importante para a microbiologia, pelo método de difusão de disco descrito por BAUER et al. 1986, utilizando cepas de oito espécies dessa família isoladas do pescado da Laguna da Jansen localizada em São Luís-MA, devido às condições higiênico-sanitárias as quais as bactérias presentes são submetidas em virtude de altas contaminações já observadas em estudos da literatura.
Material e métodos
Foram utilizadas oito cepas de bactérias isoladas do pescado da Laguna da Jansen, cedidas pelo Laboratório de Microbiologia do Controle de Qualidade de Alimentos e Água da Universidade Federal do Maranhão (PCQA-UFMA), sendo todas Gram-negativas: Escherichia coli, Citrobacter freundii, Citrobacter sp, Citrobacter diversus, Klebsiella oxytoca, Serratia liquefaciens, Serratia marcescens eSerratia odorifera. A identificação das cepas foi confirmada por ensaios bioquímicos convencionais. Foram testadas frente a antimicrobianos comerciais com concentrações definidas: cefalotina (CFL, 20 μg), ampicilina (AMP, 10 μg), gentamicina (GEN, 10 μg), cloranfenicol (CLO, 30 μg), tetraciclina (TET, 30 μg), cefoxitina (CFO, 30 μg), cefotaxima (CTX, 30 μg) e ácido pipemídico (PIP, 30 μg). Onde foi adotado o método de difusão de disco (MDD), também conhecido como Kirby-Bauer, descrito por BAUER et al. (1966), que padroniza o método dispensando os discos impregnados com antimicrobianos em concentrações fixas sobre o centro da placa de Ágar Mueller Hinton, após a semeadura do inóculo bacteriano com aproximadamente 1 x 108 UFC/mL.
Resultado e discussão
Os resultados obtidos no teste de difusão de disco permitiram a classificação do perfil antimicrobiano das bactérias da família
Enterobacteriaceae através das normas fornecidas pela ANVISA et. al. (2005). Das oito bactérias testadas, todas
apresentaram perfil antimicrobiano sensível ao antibiótico Gentamicina. A espécie Citrobacter diversus desenvolveu
resistência apenas ao Cloranfenicol, e ao Ácido Pipemídico apenas a espécie Serratia marcescens. Ao Tetracilina somente
Escherichia coli, Citrobacter sp e Serratia liquefaciens foram sensíveis, ao Cefoxitina apenas Serratia
odorifera e Escherichia coli e ao Ampicilina a espécie Citrobacter sp. Nenhuma espécie apresentou sensibilidade
ao Cefalotina e Cefotaxima. Diante dos resultados obtidos podemos apontar o Gentamicina como um grande aliado no tratamento das
doenças ocasionadas por todos esses microrganismos, que incluem cistite, meningite, sepse, peritonite, infecções urinarias e
outras que podem levar até mesmo a morte. (ARAGUAIA, 2016) Além disso, através de uma analise estatística para o método empregado,
foram obtidos coeficientes de variação baixos, evidenciando uma baixa dispersão dos dados, dessa forma, demonstra ser uma boa
alternativa para determinação do perfil antimicrobiano de bactérias.
Conclusões
Dos antibióticos testados, observou-se uma ação antimicrobiana significativa do Gentamicina, sendo apontado neste estudo como grande aliado no combate aos malefícios da contaminação pelas bactérias analisadas.
Agradecimentos
Ao PCQA e à UFMA
Referências
ANVISA. Normas de Desempenho para Testes de Sensibilidade Antimicrobiana: 15º Suplemento Informativo (2005). Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/clsi/clsi_OPASM100S15.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2016.
ARAGUAIA, Mariana. "Escherichia coli"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/escherichia-coli.htm>. Acesso em 16 de julho de 2016.
BAUER AW, Kirby WM, Sherris JC & Turck M. Antibiotic susceptibility testing by a standardized single disk method. J. Clin. Pathol, 45(4): 493-496, 1966.
JORGE, R. Vigilância Epidemiológica das Resistências aos Antimicrobianos. Disponível em: <http://www.insa.pt/sites/INSA/Portugues/Paginas/AntibioticosResi. aspx>. Acesso em: 15 jul. 2016.
SANTOS, N. A resistência bacteriana no contexto da infecção hospitalar. Texto contexto - enferm., v. 13, n. spe, p. 64-70, 2004.