PRODUÇÃO DE VELAS AROMÁTICAS E REPELENTES A PARTIR DO ÓLEO ESSENCIAL DE BREU BRANCO (PROTIUM HEPTAPHYLLUM, BURSERACEAE) UM ESTUDO SOBRE COMPOSTOS ORGÂNICOS NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Química Orgânica

Autores

Vieira, R.S. (UEA) ; Chagas, H.O. (UEA) ; Assis Junior, P.C. (UEA) ; Souza, J.M. (UEA) ; Ramos, S.S. (UEA) ; Pinheiro, K.Y. (UEA) ; Muniz, J.A. (UEA) ; Pimentel, M.R.S. (UEA) ; Tavares, M.E.M. (SEDUC)

Resumo

O Breu (Protium heptaphyllum, Burseraceae) é uma árvore da família das burseráceas encontrada na região amazônica e no Cerrado, produz uma resina oleosa. Seus principais constituintes são monoterpenos, como á-pireno, cafeno, sabieno, limoneno, á-felandreno, cineol, linalol e camfora. Devido à sua principal função aromática, o óleo-resina do Breu Branco é amplamente utilizado na área cosmética e perfumaria. Este trabalho trata-se da produção artesanal de velas aromáticas e repelentes a partir do óleo essencial de Breu Branco um estudo sobre compostos organicos no 3º ano do Ensino Médio. A prática foi realizada pelo PIBD na Escola Estadual Irmã Sá, em seguida a realização da prática experimental, abordando o conteúdo sobre compostos organicos e as reações ocorridas durante a prática.

Palavras chaves

Breu Branco; velas artesanal; ensino de química

Introdução

A química é muitas das vezes vista pelos alunos como uma disciplina dificil a ser compreendida, motivos que levam os professores a buscar métodos mais práticos e eficazes para a compreensão dos alunos em sala de aula. Segundo AMARAL(1996) a própria essência da Química revela a importância de introduzir este tipo de atividade ao aluno, esta ciência se relaciona com a natureza, sendo assim os experimentos propiciam ao estudante uma compreensão mais científica das transformações que nela ocorrem. Uma das alternativas para despertar o interesse dos alunos para a disciplina é sem dúvida as aulas práticas, os experimentos propiciam ao aluno uma compreensão mais científica das transformações que ocorrem durante as práticas realizadas. Para SALESSE(2012) as Aulas em laboratórios são fundamentais para uma aprendizagem significativa, onde os conceitos científicos poderão ser aplicados no cotidiano de cada aluno. As atividades experimentais permitem ao estudante uma compreensão de como a Química se constrói e se desenvolve, presencia a reação ao “vivo e a cores”. A “Produção de velas aromáticas e repelentes a partir do óleo essencial de Breu Branco (Protium heptaphyllum) um estudo sobre compostos organicos no 3º ano do Ensino Médio” tem como objetivo despertar o interesse e a motivação dos alunos para o ensino da química organica, tornando o estudo mais prazeroso e significativo. O Breu é uma árvore da família das burseráceas que encontra-se na região amazônica e produz uma resina oleosa. Suas propriedades são antiflamatórios, calmante, expectorantes, repelentes, hidratante, balsâmico, anti-séptico, cicatrizante, ansiolítico e analgésico. É possível utilizar a resina de breu branco na produção de velas aromáticas e repelentes, abordando o assunto sobre compostos orgânicos.

Material e métodos

Para a produção das velas aromátizadas e repelentes utilizamos os materiais como a parafina, vaselina, anilina, resina de breu branco como essencia, barbante, molde, forma para vela, fitacrepe, tesoura, palitos de madeira. Primeiramente em sala de aula foi abordado o conteúdo químico em sala de aula dos compostos ativos presentes no breu branco (Protium heptaphyllum, Burseraceae), como a-pinemo, cafeno, sabineno, b-pineno, mirceno, a-felandreno, a-terpilimoneno, cineol, lenalol, canfora, fazendo os estudo sobre suas estruturas química e nomeclatura. No segundo momento dividimos os alunos em equipes, foram destribuidas a funções para cada equipe formada, no primeiro passo, foi passado vaselina no pavio de barbante, e no orificio do fundo da forma, prendendo com o palito de madeira, na boca da forma para que ele ficasse centralizado. Em seguida derretemos a parafina em uma panela andiaderente em uma temperatura aproximadamente a 75º, medida ideal para que derreta corretamente, adicionamos o corante aos poucos até que obtenha o tom desejado. Mexemos, até ficar totalmente homogenizado, isso contribui para que a vela fique lisa, brilhante e que não perca o perfume. Foi colocado a vaselina em pasta e a resina triturada do breu branco (Protium heptaphyllum, Burseraceae) pode também ser subtituida pela própria essencia líquida, mexendo constantemente, até que tudo seja misturado, a seguir, foi despejado nas formas feitas com canos de pvc, e deixar secar naturalmente. Depois que a vela esfriou os alunos desenformaram as velas, e embalaram para que não perca o perfume.

Resultado e discussão

Os resultados demonstraram que com a produção artesanal de velas aromáticas e repelentes a partir do óleo essencial de Breu Branco (Protium heptaphyllum, Burseraceae ) foram espressivos, isso demonstrou que é possível utilizar esta prática experimental como um auxílio para que os alunos compreendam melhor sobre os compostos orgânicos, entender como se identifica cada estrutura e classificação. Notou-se a motivação e o interrese dos alunos para a aula de química, tornando-os mais atentos para os conteúdos ministrados em sala de aula, e melhorando o diálogo entre professor e alunos.

Conclusões

Esta experiência comprovou que é possível utiliza a produção artesanal de velas aromáticas e repelentes a partir do óleo essencial de Breu Branco (Protium heptaphyllum, Burseraceae ) para obter o melhor aprendizado dos alunos para os conteúdos de química orgânica, assim como também, tecer diálogos entre os saberes que são veiculados diariamente na escola com o cotidiano dos alunos, ajudando-os a compreender as reações que ocorrem em uma produção de velas, e os compostos químicos presentes.

Agradecimentos

À Escola Estadual Irmã Sá, ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docencia-PIBID e a coordenação do Curso de Química do CESP/UEA.

Referências

AMARAL, L. Trabalhos práticos de química. São Paulo, 1996.
LUPE, F.A. Estudo da composição química de óleos essenciais de plantas aromáticas da amazônia.Campinas,2007.
SALESSE,A.M.T.; A experimentação no ensino de química: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. Medianeira, 2012.

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