ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Química Orgânica
Autores
Nunes da Silva, A. (UEA) ; de Souza Costa, I. (UEA) ; de Souza Castro, E. (UEA) ; Silva de Oliveira dos Santos, R. (UEA) ; Gusmão Andrade, L. (UEA) ; Viana Lima, P. (UEA) ; Gonçalves Pimentel, S. (UEA) ; de Souza Mesquita, M. (SEDUC-AM) ; Izuka Zanelato, A. (UEA)
Resumo
O ensino de química muitas vezes torna-se cansativo para o aluno sendo necessário que o professor vala-se de habilidades que possa atrair a sua atenção. Para (QUEIROZ, 2004 apud FARIAS, C.S; BASAGLIA, A. M; ZIMMERMANN, A. 2015) o ensino tradicional é administrado de forma que o aluno saiba inúmeras fórmulas, decore reações e propriedades, mas sem relacioná-las com a forma natural que ocorrem na natureza. Este trabalho desenvolvido na Escola Estadual Don Gino Malvestio teve como objetivo promover aulas interativas reutilizando materiais do próprio cotidiano dos estudantes, professor e monitores do Programa de Iniciação a Docência (PIBID), com a garrafa PET, assim promovendo uma aprendizagem de fácil compreensão.
Palavras chaves
Hidrocarbonetos; Ensino de Química; Garrafas PET.
Introdução
Visando a realidade da educação no Brasil, nota-se a necessidade de se desenvolver atividades equivalentes, que venham amenizar os problemas presentes nesta realidade. Enfatizando o ensino em escolas públicas, esses problemas demonstram fazer se presente em proporções ainda maiores, um dos maiores desafios atuais, no ensino de ciências naturais, especialmente de química, é buscar meios que sugerem um fazer pedagógico, direcionado ao interesse dos estudantes (ANDRADE et. all 2011). A partir da forma como se observa o desenvolvimento do ensino de química nas escolas do ensino básico brasileiro, percebe-se que há uma falta de atenção da maioria dos educandos, relacionados aos conteúdos explorados nessa disciplina, sendo possível observar, uma visão equivocada da mesma e, distanciando cada vez mais do seu cotidiano (PORTO e KRUGER, 2013). A aprendizagem não é um processo de absorção passiva, pois sua característica mais importante é a atividade daquele que aprende. Portanto a atividade só se faz através da atividade do aprendiz, ou seja, sendo um processo mais dinâmico (CAMPOS, 1980). Com isso desenvolveu-se o projeto com garrafas PET Poli (Tereftalato de Etileno) - poliéster, polímero termoplástico, um plástico extremamente resistente e, sua composição química não produz nenhum produto tóxico, sendo formada apenas de carbono, hidrogênio e oxigênio essa embalagem é bastante utilizada no envasamento de água, refrigerantes, óleos comestíveis. Tratando-se de um material barato, de fácil aceso aos consumidores, e de longa durabilidade, e 100% reciclável. Visando reaproveitar esse material, surgiu à ideia de confeccionar modelos de moléculas, para se trabalhar especificamente a função orgânica hidrocarboneto.
Material e métodos
O projeto: Função Hidrocarboneto: Construção de Modelos de Moléculas Confeccionados a Partir de Garrafas PET Poli (Tereftalato de Etileno), desenvolvido na Escola Estadual Don Gino Malvestio, envolveu cerca 60 estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Sendo organizado em três etapas. Primeira etapa: Foram coletados pelos estudantes e pelos bolsistas do PIBID cerca de 400 garrafas pets de diferentes tamanhos, dessa forma facilitando na confecção dos modelos. Segunda etapa: Na oficina sobre confecção dos modelos, foram utilizados os seguintes materiais: tesoura, faca de serra, fita durex, conduíte, tinta, tapinhas e as garrafas pets. Para cada átomo de carbono (C), foram necessárias quatro garrafas e para o hidrogênio (H) apenas uma. Nas ligações foram utilizados pedaços de conduíte de 15 cm, que é flexível, facilitando as ligações. No primeiro momento foram cortadas as garrafas nas extremidades do pescoço, depois acoplada uma a outra, mantendo- as unidas com fita durex, sendo ajustado até chegar à forma tetraédrica do átomo de carbono. Para o hidrogênio apenas foram cortadas e unidas na extremidade superior com a inferior das garrafas. Para as ligações, após os cortes dos conduítes, foram colocadas as tampinhas em cada extremidade, sendo que as tampinhas possuíam furos no lado oposto que se enrosca na garrafa, facilitando a união dos átomos para formar moléculas, sendo possível a montagem de várias formas de acordo com a nomenclatura dos hidrocarbonetos (alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos e compostos cíclicos e moléculas aromáticas). Terceira etapa: Apresentação da função hidrocarboneto pelos estudantes na escola, auxiliado pelos modelos de moléculas, confeccionada pelos mesmos.
Resultado e discussão
Nas oficinas observou-se que vários alunos tiveram a facilidade de entender
os procedimentos para obtenção dos átomos e das ligações, sendo que para se
confeccionar já se exigia um conhecimento prévio da função orgânica
(hidrocarboneto), contribuindo para melhor interação entre os próprios
alunos, expandindo o entendimento.
Em sala de aula, foi percebido que os estudantes tiveram melhor desempenho
dos assuntos abordados e explanados. Na apresentação foi possível observar
que os alunos estavam com mais segurança ao abordar o assunto,
hidrocarboneto. Pois a função orgânica é dividida em dois grupos: Aromáticos
e Alifáticos. Os hidrocarbonetos podem ainda ser cíclicos e de cadeias
ramificadas e conter ligações simples, duplas e tripla, alterando-se e
tornando, assim mais complexo para se compreender. Para facilitar a
compreensão desenvolvemos o projeto com intuito de demonstrar que através de
materiais simples presentes no cotidiano dos estudantes foi possível
trabalhar química, de forma prática e simplificada por meio de modelos de
moléculas desenvolvidos pelos próprios alunos. Partindo de um dos materiais
mais abundantes na sociedade a garrafa PET e, outros materiais
complementares como conduíte.
Os resultados foram satisfatórios em relação ao despertar o interesse dos
alunos em buscar se aprofundar mais no assunto estudado, em decorrência da
facilidade de se trabalhar com os modelos.
Conclusões
Ao realizamos o estudo das Funções Hidrocarboneto no Ensino de Química: Construção de Modelos de Moléculas Confeccionados a Partir de Garrafas PET Poli (Tereftalato de Etileno) na Escola Estadual Don Gino Malvestio, percebemos que muitos estudantes tinham certa dificuldade em absorver o assunto hidrocarboneto, mas que por meio das oficinas de confecção dos modelos, foi possível incentiva-los a se interessar e buscar cada vez mais em estudar química, em especial a função orgânica hidrocarbonetos, que se faz presente em muitos materiais ou até mesmo em alimentos do cotidiano.
Agradecimentos
Aos alunos da Escola Estadual Don Gino Malvestio que contribuíram para realização deste projeto.
Referências
PORTO, E. A. B.; VERNO, V. Breve Histórico do Ensino de Química no Brasil. Universidade Regional de Unijuí, 2013.
BATALHA et. al. O Ensino de Química no Nível Médio: Um Olhar a Respeito da Motivação. Belém - PA, 2008.
ANDRADE et. al. O Ensino de Hidrocarbonetos à Luz de Recursos Midiáticos: Uma Aprendizagem Significativa. Paraíba, 2012.
MIGUEL, R. B. Hidrocarbonetos. Florianópolis ‐ SC, 2008.
C.S; BASAGLIA, A. M; ZIMMERMANN, A. A Importância das Atividades Experimentais no Ensino de Química. Paraná, 2015
SILVA, R.H; SILVA, E.B. Princípios Básicos de Química. São Paulo Harbra, 1986.
AICHINGER, E. C. Química Básica 2/Orgânica. São Paulo: EPU, 1980.
http//www.coladaweb.com/pedagagia/aprendizagem-conceitos-e-caracteristicas. Acessado em 14/julho/2016.