ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Química Orgânica
Autores
dos Santos, H.J.C. (IFRJ) ; Maciel, I.O. (IFRJ) ; de Melo, L.D.B. (IFRJ) ; Silva, R.S.F.S. (IFRJ)
Resumo
Quinonas apresentam diversas atividades biológicas tais como: tripanomicida, bactericida, antimalárica, tuberculostática entre outras. Derivados da 1,4 naftoquinona são reativos para a síntese de derivados nas posições 2 e 3, a 2- bromo-1,4 naftoquinona apresenta a posição 2 ativada para a substituição nucleofílica já que o brometo é um bom grupo abandonador. Nesse trabalho a 2- bromo-1,4 naftoquinona foi utilizada como material de partida para a síntese de um derivado sulfurado, a 2-tiocianil-1,4 naftoquinona ainda inédita na literatura e apresentou a atividade tripanomicida com IC50 50 µg/mL.
Palavras chaves
quinona; micro-ondas; doença de chagas
Introdução
Quinonas apresentam diversas atividades biológicas tais como: tripanomicida, bactericida, antimalárica, tuberculostática entre outras (Silva Jr et al. 2014). A irradiação por microondas já é um método consolidado de reação em síntese orgânica uma vez que promove tempos de reação bem menores se comparada a métodos convencionais (Lidstrom et al 2001). Nesse trabalho a 2-bromo-1,4- naftoquinona foi reagida com Tiocianato de tetrabutilamônio ou tiocianato de potássio com e sem irradiação por microondas e forneceu como produto a 2- tiocianil-1,4-naftoquinona a qual foi avaliada contra Tripanossoma cruzi
Material e métodos
2-tiocianil-1,4 naftoquinona foi preparada por irradiação de micro-ondas empregando as seguintes condições: 1 mmol (235 mg) da 2-bromo-1,4 naftoquinona e 1,5 mmol de tiocianato de tetrabutilamônio (450 mg) ou 1,5 mmol de KSCN (150 mg) foram dissolvidas em 10 mL de N´N´-dimetilformamida em tubo selado e submetido a irradiação por microondas (10W) a 100 ºC por 30 minutos em um reator de microondas. Após o tempo de reação e análise por cromatografia em camada fina, onde se evidenciou a formação de um produto mais polar que o material de partida. Uma solução aquosa saturada de cloreto de sódio foi adicionada, o que resultou na precipitação do produto orgânico. Após filtragem e secagem do produto, foi conseguido um rendimento de 88 % (0,88 mmol, 189 mg) por meio da reação com tiocianato de tetrabutilamônio e em 40 % (0.40 mmol, 85 mg) por meio da reação com KSCN. 2-tiocianil-1,4 naftoquinona foi preparada por aquecimento convencional empregando as seguintes condições: 1 mmol (235 mg) da 2-bromo-1,4 naftoquinona e 1,5 mmol de tiocianato de tetrabutilamônio (450 mg) ou 1,5 mmol de KSCN (150 mg) foram dissolvidas em 10 mL de N´N´-dimetilformamida e aquecidos a 100 ºC por 2h. Após o tempo de reação e análise por cromatografia em camada fina, onde se evidenciou a formação de um produto mais polar que o material de partida. Uma solução aquosa saturada de cloreto de sódio foi adicionada, o que resultou na precipitação do produto orgânico. Após filtragem e secagem do produto, foi conseguido um rendimento de 88 % (0,66 mmol, 141 mg) por meio da reação com tiocianato de tetrabutilamônio e em 40 % (0.36 mmol, 76 mg) por meio da reação com KSCN.
Resultado e discussão
A síntese foi realizada inicialmente sob aquecimento por irradiação de
micro-ondas para otimização do solvente, quando foram testados THF, 1,4-
Dioxano, DMSO e DMF. Em todas as reações foi observado o mesmo perfil em
análises por CCF, entretanto, foi observada em DMF uma precipitação
satisfatória do produto, no caso dos outros solventes testados, foi
necessário uma extração liquido-liquido complementar para que o produto
fosse isolado. Os rendimentos foram similares em todos os casos, na ordem de
84-88%. Otimizado o solvente, foi investigado qual o sal de tiocianato mais
adequado para a reação, o tiocianato de tetrabutilamônio apresentou
rendimento mais elevado que o tiocianato de potássio. As reações realizadas
sob aquecimento convencional em DMF e com os dois sais de tiocianato (TBASCN
e KSCN) mostraram rendimentos inferiores que as realizadas sob aquecimento
por irradiação de micro-ondas. A Tabela 1 mostra o resumo dos resultados da
comparação entre os métodos de aquecimento e sal de tiocianato empregados
para a síntese da 2-tiocianil-1,4-naftoquinona. A 2-tiocianil-1,4-
naftoquinona teve sua atividade tripanomicida avaliada e apresentou IC50 50
µg/mL.
Síntese da 2-tiocianil-1,4-naftoquinona.
Comparação dos rendimentos entre irradiação por microondas e aquecimento convencional.
Conclusões
A irradiação por microondas levou a rendimentos superiores e em tempos muito menores se comparada às reações realizadas sob aquecimento convencional, a atividade tripanomicida apresentada pela 2-tiocianil-1,4-naftoquinona justifica estudos mais avançados para melhor determinação da atividade tripanomicida.
Agradecimentos
Desejamos Agradecer ao IFRJ, CNPQ e FAPERJ.
Referências
SILVA JR, E. N; JARDIM, G. A. M.; MENNA-BARRETO, R. F. S.; DE CASTRO, S. L.; Anti-Trypanosoma cruzi Compounds: Our Contribution for the Evaluation and Insights on the Mode of Action of Naphthoquinones and Derivatives. 2014, v. 25, p.1780-1798.
LIDSTROM, P.; TIERNEY, J.; WATHEY, B.; WESTMAN, J. Tetrahedron Microwave assisted organic synthesis–a review 2001, 57, 9225-9283