ISBN 978-85-85905-19-4
Área
Química Orgânica
Autores
Moraes, N.F.S. (IFPE)
Resumo
Os compostos tiazolidínicos são bastante mencionados na literatura devido às suas propriedades e ao grande potencial farmacológico que possuem. Esses compostos apresentam elevada atividade microbiológica, além de possuírem diversificada ação biológica, como anticâncer, e anti-inflamatória. Sendo assim, a partir da reação de condensação da tiazolidina-2,4-diona, foi realizada a síntese de um composto da série das tiazolidinas, o 5-(2- Fluorbenzilideno)tiazolidina-2,4-diona (Ju-660) e determinado os dados referentes ao produto sintetizado, como rendimento, ponto de fusão e fator de retenção em diferentes sistemas. A reação para síntese desse composto teve por objetivo sua determinação estrutural com a finalidade de realização de testes para determinação da atividade microbiológica.
Palavras chaves
Tiazolidina; Tiazolidina-2,4-diona; Tiazolidinona
Introdução
Há necessidade de alternativas terapêuticas para o tratamento de diversas doenças bastante conhecidas como infecções microbiológicas sejam por bactérias, fungos ou vírus. Outro problema grave, o câncer, atualmente conhecido como o mal do século ou inflamações de uma maneira geral vem causando grandes transtornos à sociedade. Diversos estudiosos, visando a redução dos efeitos adversos de antibióticos no organismo permitiram ao mundo o avanço dos estudos e pesquisas voltados à síntese de novos compostos de interesses farmacológicos. Nesse contexto, destacam-se vários compostos portadores de diferentes núcleos heterocíclicos entre estes os derivados da série das tiazolidinas e tiazolidinadionas e seus derivados, conhecidos por apresentarem atividade antimicrobiana, antifúngica, pesticida, amebicida, narcótica, anticonvulsionante, antineoplásica, hipoglicemiante e anti- inflamatória (LIMA, J.G., 1998). A obtenção da tiazolidina-2,4-diona pode seguir diversos métodos, dentre estes a reação de um ácido ou ésteres α- halogenados com os tiocarbamatos, os tiocianatos alcalinos ou a tioureia (BROWN, 1961). O núcleo da tiazolidina-2,4-diona permite a obtenção de diversos derivados, uma vez que este permite a introdução de substituintes em diferentes posições, através de diferentes vias reacionais (BARROS, 2011). Esses substituintes, como os arilidenos, que são derivados desse núcleo com substituição na posição 5 do anel heterocíclico, apresentam comprovadamente aumento da atividade antimicrobiana do composto (BROWN, 1961; NARS, et al. 2003). Este assunto é de grande interesse às pesquisas farmacêuticas justificando a síntese de novos derivados desta série com potencial biológico e farmacêutico. O novo derivado sintetizado teve a sua estrutura química determinada por métodos físicos.
Material e métodos
Em um balão volumétrico de fundo redondo de 50 mL foram adicionados 02 mL de etanol e 0,0502 g (4,28x10-4 mol) do reagente inicial, a tiazolidina-2,4- diona, sob agitação magnética à temperatura ambiente. Após total solubilização desse reagente, foram adicionadas doze gotas de uma diluição da pirrolidina, numa proporção de uma gota do catalisador para 01 mL de etanol. Após 15 minutos, ainda sob agitação magnética, foi adicionado 0,05 mL (0,0585 g/4,67x10-4 mol) de 2-Fluorbenzaldeído. O conteúdo reacional foi levado à chapa aquecedora em banho de óleo, onde ficou sob a temperatura de 80 °C. A reação ocorreu num sistema de refluxo do solvente, aquecimento e agitação magnética. A reação teve seu desenvolvimento acompanhado por sucessivas cromatografias em camada delgada, que indicaram o seu término. Após a constatação do término da reação, o conteúdo reacional foi vertido para um béquer. O balão no qual a reação ocorreu foi lavado repetidas vezes com etanol, garantindo que todo o conteúdo fosse devidamente transferido para o Béquer. Posteriormente, o Béquer foi deixado sobre a bancada para que ocorresse a cristalização. Os cristais obtidos foram filtrados à vácuo com um funil de Buchner sinterizado, sendo levados à estufa bacteriológica à temperatura de 37 ºC para secagem. Após três horas, o produto sólido foi transferido para um frasco de penicilina devidamente etiquetado, sua massa foi pesada e foram recolhidas pequenas amostras dos cristais para determinação do Rf do composto, bem como de seu ponto de fusão e o rendimento da reação foi calculado. Por fim, foram realizados testes de solubilidade do produto em diversos solventes, tanto a quente quanto a frio. Uma amostra de 0,05 g foi retirada e enviada para determinação de espectro para confirmação desua estrutura química
Resultado e discussão
A reação de síntese do composto 5-(2-Fluorbenzilideno)tiazolidina-2,4-diona,
Ju 660 (Fig. 1), seguiu a metodologia científica apresentada na literatura,
teve duração de 50 horas, sendo realizada na temperatura de 80 ºC. Após
detectar o término por cromatografia de placa fina o produto foi transferido
para um Becker onde formou cristais brilhantes com aspecto de pó e coloração
amarela esbranquiçado que pesou 0,0349 g, equivalente à 1,56x10-4 mol (0,156
milimol); o rendimento da reação foi o equivalente a 37 % da massa. O Ponto
de Fusão ocorreu na faixa de 198,2-199,4 ºC; o fator de retenção do produto
(Rf) foi determinado em dois sistemas seguidos para constatar quantas
manchas apareceram na placa cromatográfica. Os resultados encontrados na
determinação do Rf foram os seguintes: 0,53 no sistema (Hexano / Acetato de
Etila 0,6:0,4) e 0,5 no sistema (Cloreto de Metileno / Metanol 0,98:0,02). O
produto sintetizado apresentou solubilidade a frio em éter etílico, THF,
acetato de etila, clorofórmio, dioxano, etanol, acetona e metanol. À quente,
o composto apresentou solubilidade em ácido acético. Os dados
espectrográficos de ressonância magnética nuclear de hidrogênio foram
suficientes para comprovar que a reação havia se passado e que o composto
encontrava-se puro, uma vez que, no espectro não apresentou nenhuma
impureza. Devido a molécula ser pequena e simples, todos os sinais do
espectro de NMR foram bem definidos. A molécula apresentou singlete em 11,13
ppm referentes aos hidrogênios do grupo NH e em 8,13 ppm o sinal do CH da
dupla ligação heterocíclica carbono-carbono. Os hidrogênios do anel
aromático apresentaram sinais bem definidos na faixa entre 7-8 ppm sendo
7,08 (dd 1H, J=7,11 e J=1,4) 7,51 (t 1H, J= 7,1 e J=1,3); 7,08 (t 7,05
J=7,49 e J=1,35) 7,33 (dd J=7,27 e 1,42
Conclusões
O composto 5-(2-Fluorbenzilideno)tiazolidina-2,4-diona, (Ju-660), foi sintetizado segundo os padrões reacionais estabelecidos na literatura para síntese de compostos tiazolidínicos. O rendimento da reação foi de 33,61 % e, apesar de seu ponto de fusão ter ocorrido num intervalo de 1ºC, que é um indicador de que o composto está puro,énecessário arealização de outrostestes espectrométricos para maior definição da estrutura química do composto. Estes espectros comprovam a pureza do composto sintetizado, dentre os quais o infravermelho, ressonância magnética nuclear do carbono treze e massas.
Agradecimentos
A Central analítica do Departamento de Química Fundamental (DQF) da UFPE pelos espectros realizados.
Referências
BARROS, C.D. Síntese de novos derivados da tiazolidina-2,4-diona e avaliação como potenciais agentes terapêuticos.BiologiaQuímicapara a Saúde.2011, 99: 23-30.
BROWN, F.C. 4-Thiazolidinones. 1961. Chemical Reviews. 1961, 61: 464-471.
LIMA, J.G. Alguns Aspectos Químicos do Anel Tiazolidina-2,4-diona. Rev. Uni. Rural, Sér. Ciênc. Exatas da Terra, vol. 18, p. 1-5, 1998.
NARS, M. N., et al. Synthesis and in vitro antibacterial evaluation of novel imidazo[2’,1’:5,1]-1,2,4-triazolo[4,3-c]-quinazoline derivatives of 5-thioxo-1,2,4-triazole, 4-oxothiazolidine, and their open-chain counterparts. Arch. Pharm. 336, 560 – 566.