ABORDANDO A RELAÇÃO ENTRE A BIOQUÍMICA E O CARDÁPIO IDEAL EM UMA TURMA DO 2ª ANO DO ENSINO MÉDIO

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Costa, F.B. (IFPI) ; Santana, J.F.S. (IFPI)

Resumo

O corpo humano necessita de vários nutrientes para manter uma vida saudável, em bioquímica no ensino médio esses nutrientes são abordados conteúdo de Química e de Biologia sob óticas distintas. É necessário averiguar de que forma os alunos relacionam o conhecimento da bioquímica com a alimentação saudável, no tocante às substâncias necessárias para o organismo humano. e observar se há entre os discentes uma preocupações em compreender os tópicos citados anteriormente. A abordagem de conhecimentos relacionados à alimentação saudável, apresentação de cardápios adequados e a observação de como essas atividades foram satisfatórias para a aprendizagem dos alunos, são as formas trabalhadas no trabalho em questão.

Palavras chaves

bioquímica; nutrientes; alimentação saudável

Introdução

Bioquímica é um ramo da ciência que estuda a constituição química das substâncias produzidas pela ação da vida. Isso engloba desde as substâncias mais simples que estão presentes nos alimentos, fármacos e até mesmo as mais complexas que formam o organismo dos seres vivos. A Bioquímica, quando considerada como parte da Biologia, é responsável pelo estudo das estruturas, da organização e das transformações moleculares que ocorrem na célula. A química aborda a bioquímica sob a ótica dos mecanismos de reações de substâncias envolvidas no metabolismo. Ambas as disciplinas baseiam as suas abordagens no comportamento de grupos funcionais, mas diferem em suas ênfases, pois alguns grupos funcionais importantes para a química orgânica não tem uma função bioquímica e vice versa (CAMPBEL, 2000, p.58). Embora o conhecimento básico de bioquímica seja necessário para que os alunos possam compreender a sua importância como área da ciência, nem sempre esse conhecimento é usado de forma significativa. O conhecimento das informações isoladas é insuficiente. É preciso situar as informações e os dados em um contexto para que adquiram sentidos (MORIN, 2003, p. 65). É importante que os nutrientes presentes no organismo sejam trabalhados na sala de aula de forma contextualizada e interdisciplinar tanto nas aulas de Biologia como de Química.

Material e métodos

O professor de química observou que o livro didático adotado pela escola (PERUZZO. F.M.; CANTO. E.L.,2006, p. 203-207) aborda tópicos sobre os nutrientes, alimentação saudável e seus efeitos no organismo, procurando relacionar o papel da bioquímica a partir das substâncias presentes no organismo humano e relacionando a alimentação saudável como forma de equilibrar as substâncias responsáveis pela absorção e consumo das energias do corpo. Após abordagem dos conteúdos segundo recomendação do livro didático, o professor, em companhia da monitora, dividiu a sala em equipes e solicitou que cada uma apresentasse cardápios que considerassem ideais, onde os alimentos contidos nesses cardápios seriam bioquimicamente adequados para o bom funcionamento do organismo de uma pessoa. Um mês após a apresentação dos cardápios, a monitora de química entregou para trinta e um alunos um questionário com perguntas que relacionavam as substâncias que foram apresentadas nos cardápios com tópicos sobre saúde, viabilidade de se manter uma alimentação saudável, principais fontes de carboidratos consumidas pelas pessoas, função da glicose no organismo, qual é o lipídeo que deve ser consumido, quais as fontes de sais minerais, se após a realização das atividades os alunos mudaram de postura quanto ao consumo de certos alimentos e de que forma as propostas dos cardápios ideais contribuíram para o pensamento crítico de cada discente em relação á uma alimentação saudável.

Resultado e discussão

O questionário apresentou 4 perguntas objetivas e 4 subjetivas. Foi possível notar muitas discordâncias com as respostas esperadas, ainda assim os alunos não foram tão precisos em suas respostas. Confundiram algumas respostas quando questionados se uma alimentação adequada segundo os cardápios apresentados era barato, acessível, caro ou viável. A questão 3 solicitava exemplos de fontes de carboidratos, a maioria centrou suas respostas em cereais e massas como arroz, macarrão, batata, feijão e lasanha. Quando questionados a respeito da classificação da glicose (questão 4), marcaram opções equivocadas, revelando não saberem que ela é um carboidrato. Responderam também que o lipídio que oferece menor dano a saúde é azeite. Grande parte dos alunos citou á água, frutas, leite e ovos; porém muitos confundiram com as fontes de carboidratos e outros não souberam responder. A maioria dos alunos afirmaram mudança de postura quanto ao consumo de certos alimentos que embora apresentam sabor apreciável, causam danos a saúde. Apresentaram informações que demonstram que a abordagem do conteúdo em questão e a apresentação dos possíveis cardápios ideias contribuíram para a formação de opinião crítica em relação á uma alimentação saudável, para assim averiguar quais benefícios ou danos certos alimentos podem causar ao organismo, como por exemplo, desequilibrar taxas de glicose, lipídios, proteínas, vitaminas e carboidratos. Essa mudança de postura contribui para a conscientização não só dos alunos questionados, como também de pessoas que serão informadas a partir das interações com esses discentes agora orientados.

Conclusões

A bioquímica aborda conhecimentos indispensáveis para a compreensão das reações químicas e mecanismos que acontecem no interior humano, fatores estes que possibilitam uma vida saudável. É necessário que as pessoas saibam de que forma as energias absorvidas pelo organismo através da alimentação são usados de maneira benéfica ou não, a partir desses conhecimentos muitas doenças ou transtornos seriam evitados. Embora essas informações sejam necessárias, alguns alunos ainda não conseguem associar as informações abordadas como fatores presentes na vida humana.

Agradecimentos

Á DEUS, ao professor orientador, ao IFPI pela oportunidade e ao Colégio Estadual Zacarias de Góis Liceu Piauiense (Escola onde o trabalho foi realizado)

Referências


CAMPBELL, Mary K. Bioquímica; 3ª edição : - Porto Alegre : Artmed Editora , 2000.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2004. p.128.
PERUZZO. F.M.; CANTO. E.L., Química na abordagem do cotidiano, volume 2, 4ª edição, ed moderna, São Paulo, 2006.

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