ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Tavella Oliveira, B. (UEG) ; Falcão Magela, W. (UEG) ; Fernandes Bernardes, A. (UEG) ; Kelly Diniz, A. (UEG) ; Vieira da Silva, S. (UEG) ; Martins Gonzaga, A. (UEG) ; Jacinto Silva, V. (UEG) ; Oliveira Santos Lacerda, N. (UEG)
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo ampliar o conhecimento dos alunos de uma escola pública do ensino médio, sobre o tema drogas, dentro da abordagem CTSA, empregando o “Projeto Drogas – Entender para Combater”. O referido projeto utilizou metodologias que possibilitaram a contextualização dos conhecimentos prévios dos alunos, sobre o tema drogas, em consonância com informações adquiridas nas disciplinas ministradas em sala de aula da Escola Campo, com destaque para a disciplina de Química. O projeto contou com diversas etapas, desde sua estruturação até a sua finalização, no qual cada uma dessas etapas, contou com a intervenção direta e indireta dos bolsistas do PIBID/CAPES/UEG/Química Licenciatura que atuam na Escola, o que levou a uma maior interação entre os alunos e os bolsistas.
Palavras chaves
Drogas; CTSA; PIBID
Introdução
Quando se trata do assunto drogas, a preocupação com relação à abordagem desse tema nas escolas é problemática, visto que, há uma falta de engajamento, tanto da sociedade, quanto dos próprios profissionais da educação, no caso, os docentes. Segundo o relatório das Organizações das Nações Unidas, nos últimos quatro anos, o consumo de cocaína, álcool e maconha cresceu assustadoramente no Brasil e que, segundo Laranjeiras (2007), grande parte desses consumidores são adolescentes. Diante desses dados, surge a preocupação com o que pode ser feito, na tentativa de mudar esse quadro, ou seja, qual o papel da escola e, principalmente, quais os temas geradores dessas questões, dentro do currículo das disciplinas ministradas nas escolas e que podem, de uma forma mais específica, sem deixar de lado a formação cultural, a família e a comunidade, auxiliar a compreensão e o entendimento dos alunos sobre tal tema, os quais, de acordo com Nogueira (2008), seguem alguns princípios básicos de prevenção ao uso de drogas. É importante ressaltar que, os modelos de programas de prevenção devem ser desenvolvidos com filosofias definidas, que ofereçam aos alunos informações sobre os efeitos das drogas, e quando dirigidos à família, valorizar as relações familiares, técnicas de comunicação, etc., devem aumentar as habilidades sociais, proporcionar aos alunos sentimentos positivos de autoestima, oferecer habilidades de resistência às pressões negativas; ser vantajosos do ponto de vista do custo-benefício; ser específicos para as diferentes idades e culturas. Neste contexto o presente trabalho teve como objetivo ampliar o conhecimento dos alunos de uma escola pública do ensino médio, sobre o tema drogas, dentro da abordagem CTSA, empregando o “Projeto Drogas – Entender para Combater”.
Material e métodos
O projeto foi realizado, com os alunos do 3º ano do ensino médio, do Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista do município de Anápolis - Goiás. O Tema “Projeto Drogas - Entender para Combater” foi escolhido, com base nos problemas sociais e pessoais dos alunos da escola, pois muitos possuem problemas na estrutura familiar, além de que, nas proximidades da escola há pontos de venda de drogas e bebidas alcoólicas, as quais podem ser vendidas aos alunos, de forma irregular. A proposta constituiu-se das seguintes etapas: (1) Divisão dos grupos nas salas para o levantamento das pesquisas, entrevistas, vídeos associados ao assunto, sendo que, cada grupo escolhe um assunto dentro do tema, que pode ser entre Alucinógenos, Depressores, Estimulantes, Crack, Aspectos Sociais das Drogas Lícitas e Ilícitas e as entrevistas, sendo que as disciplinas envolvidas em todo esse processo é a Biologia e a Química. (2) Apresentação em salas de aula e murais dos dados recolhidos, divulgação digital das noticias e textos produzidos pelos alunos em Português, Inglês e Espanhol, realização de debates com Sociólogos e Filósofos sobre as drogas e, também a discussão sobre a legalização e sobre o Doping no Esporte, no qual consiste no conhecimento dos anabolizantes e outras substâncias proibidas e como elas afetam o atleta e o esporte. (3) A última etapa, consiste em Palestras e apresentações para os alunos do Ensino Fundamental e Médio da unidade escolar. Durante todo o processo de execução do Projeto os alunos tem a disponibilidade de recursos Midiáticos da Escola e, dentro das divisões dos assuntos do tema, cada Bolsista do PIBID da Química, que está dentro da Escola, auxilia os alunos nas dúvidas, sugestões e correções dos trabalhos, antes da sua finalização com as apresentações.
Resultado e discussão
A participação dos Bolsistas do PIBID da Química no referido Projeto, realizado pela Escola, proporcionou para os alunos e Bolsistas, uma evolução em questões de conhecimento do assunto abordado, além de poder obter-se uma maior interação entre ambos. Nesse ato de contribuição foi possível uma maior valoração dos conhecimentos prévios dos alunos que realizaram os trabalhos, sempre dando abertura as ideias iniciais e finais deles, pois, a atuação dos Bolsistas do PIBID era apenas para afugentar as dúvidas dos conteúdos de Química, relacionados ao tema, aconselhar com as nossas sugestões e ideias que se encaixassem com as dos alunos na montagem de suas apresentações e principalmente para as correções necessárias e seriam pertinentes ao tema, “as atividades escolares de ensino e aprendizagem, são acontecimentos em evolução que exigem que os participantes continuamente reinterpretem, restabeleçam, redefinam, modifiquem e suspendam expectativas, ações, significados e temas na dupla vertente, social e acadêmica” (COLL, 2003). Todo esse processo de intervenção nos conteúdos Químicos, com a abordagem dentro do cotidiano dos alunos, com o assunto “Drogas”, acaba proporcionando um Ensino por CTSA, no qual “leve os alunos a participar ativamente do processo de construção, tendo oportunidade de aprenderem a argumentar e exercitar a razão, em vez de fornecer-lhes respostas definitivas ou impor-lhes seus próprios pontos de vista, transmitindo uma visão fechada das ciências” (CARVALHO, 2004). Para os bolsistas do PIBID, a realização do auxilio ao Projeto da Escola permitiu um olhar diferenciado para o Ensino de Química, justamente por proporcionar um contato entre a realidade dos alunos, os nossos conhecimentos já pré-existente sobre o assunto e a abordagem do cotidiano.
Conclusões
A intervenção realizada pelos alunos Bolsistas do PIBID da Química, por meio da Metodologia de Ensino CTSA, no “Projeto Drogas - Entender para Combater”, mostrou o quanto é importante à relação da aprendizagem com o cotidiano, pois isso possibilita a formação de uma opinião mais embasada, nos conhecimentos do dia a dia, com os do lado Científico, gerando, ao fim do processo um convívio mais ético perante a sociedade e a si próprio. Esse auxílio proporcionou aos Bolsistas do PIBID uma reflexão acerca da prática docente que valoriza a aprendizagem com o foco na abordagem CTSA com os alunos.
Agradecimentos
Agradecemos ao PIBID/CAPES/UEG pela oportunidade de iniciação à docência e ao Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista pela aceitabilidade no projeto.
Referências
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de Ciências Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, cap. 2, 2004, p.19 – 33.
COOL, César. Psicologia da Aprendizagem no Ensino Médio. São Paulo: Artmed, 2003.
LARANJEIRA, Ronaldo. Nossa política antidrogas está errada. Isto É. São Paulo: Três, edição 1966, 4 mar. 2007. Entrevista concedida a Lena Castellóne Mônica Tarantino. Disponível em: <http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/1966/artigo54287-1.htm>. Acesso em: 17 abril de 2008.
NOGUEIRA, Baltazar Rodrigues. Violência nas escolas e o papel do PROERD. Palestra conferida na Capacitação para Prevenção ao Uso Indevido de Drogas – Projeto Um Outro Caminho é Possível. Mimeo. Teresina. 2008.