Educar para sustentabilidade: uma experiência com alunos de Ensino Médio

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Salla, H. (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BRASILIA) ; Jose da Silva, R.L. (UNIVERSIDADE DE BRASILIA UNB)

Resumo

Este estudo apresenta um conjunto de ações realizadas junto aos alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública do Distrito Federal que atende cerca de 1200 alunos em cada turno em regime semestralidade. Os alunos participantes da pesquisa foram 240 alunos do segundo ano do ensino médio, em mediações do componente curricular de Química. O intuito é apresentar as atividades desenvolvidas com alunos do ensino médio por meio de ações educativas levando em consideração a relação da Química com o desperdício de energia, água, alimentos, papel e espaços físicos, visando mudanças de atitudes na perspectiva de construir uma sociedade melhor. A proposta metodológica utilizada foi rodas de conversas, observações da escola e produção de filmagens, fotografias e desenvolvimento de textos em que a

Palavras chaves

Educação Ambiental;; Desperdício; Ensino Médio

Introdução

O presente artigo apresenta os resultados de uma ação educativa realizada no primeiro semestre de 2015 em uma escola que atende alunos do Ensino Médio na cidade Satélite de Planaltina/DF. O foco do trabalho foi despertar nos alunos a percepção dos desperdícios no ambiente escolar. Defende-se nesse trabalho que o desperdício corresponde ao uso exacerbado dos recursos naturais, tecnológicos ou alimentícios existentes na escola. Sendo assim, pressupõe-se que o uso racional desses recursos configura-se num caminho viável e um ato necessário capaz de satisfazer as necessidades das gerações atuais e garantir a sobrevivência das futuras, A Educação para a sustentabilidade não pode estar alheia ao consumismo capitalista (LA TAILLE, 2008). Nesse contexto a instituição escolar configura-se num espaço de discussões que busca, no âmbito da Química Ambiental, soluções práticas no sentido de minimizar o desperdício dos recursos naturais, tecnológicos e alimentícios no ambiente escolar. A intervenção educativa em questão impõe- se como uma proposta de ensino que possibilita ao educando ser um cidadão atuante e crítico, capaz de posicionar diante dos desafios ambientais e sociais por uma escola que adota práticas sustentáveis.

Material e métodos

A escola campo da pesquisa é considerada uma escola de porte grande, atende cerca de 1200 alunos em cada turno e um dos problemas observados pelos alunos do turno matutino foi o desperdício relacionado aos recursos naturais, tecnológicos e orgânicos. As atividades desenvolvidas durante a ação interventiva foram bem diversificadas, e ocorreram em dias e lugares diferentes. Para incitar as discussões iniciais, aconteceu uma roda de conversa que foi realizada em cada sala separadamente sobre o desperdício na escola. Em outro momento, os alunos fizeram um passeio pela escola onde observaram as situações de desperdício e registraram a cena que mais chamou atenção. Os registros foram feitos tanto por meio de fotos quanto de filmagens utilizando os telefones celulares. No terceiro momento, em sala os alunos explicaram em um parágrafo de opinião, de 4 a 6 linhas a cena registrada. Na quarta etapa é o momento dos alunos reunirem e discutir e propor uma solução para o problema observado por meio da produção de texto ou da construção de maquetes. Seis propostas foram apresentadas, sendo 4 textos e 2 maquetes. Dentre as propostas sugeridas estão a redução do uso de energia elétrica, onde a idéia proposta foi escrever placas de alerta nas tomadas e também nos ventiladores “ao sair, desligue”, uso do lixo orgânico na construção de uma composteira para ser usada na horta sugerida por outro grupo e reutilização da água por meio de gotejamento para irrigação do jardim da escola. Por fim, na quinta e última etapa, acontece a apresentarão do relatório final propondo a solução para o desperdício na escola, nessa etapa, os alunos das 6 turmas participantes se reuniram no pátio para apresentar a toda comunidade escolar as propostas sugeridas.

Resultado e discussão

Debates no campo da Educação Ambiental tornam mais dinâmica a relação do aluno com a aprendizagem, favorecendo, sobretudo a criação de espaços promotores de discussão sobre questões relacionadas a sustentabilidade. De acordo com GODOTTI (2008, p. 13), “sustentabilidade refere-se ao próprio sentido do que somos, de onde viemos e para onde vamos como seres humanos”. Nessa perspectiva, estratégias de ensino que visem levar os alunos a pensar sobre seu papel na sociedade enquanto cidadãos capazes de gerenciar mudanças e iniciativas calcadas no uso dos recursos naturais, tecnológicos e alimentícios ecologicamente corretos. Sendo assim, os resultados da proposta de ensino desenvolvida demonstraram ser potencialmente significativa para os alunos, considerando que a seriedade e o comprometimento dos envolvidos ao apresentar suas ideias visando diminuir o desperdício no ambiente escolar e, sobretudo, a construção de um mundo melhor.

Conclusões

A nossa percepção da realidade, possibilita mudança de comportamentos e hábitos cotidianos. Nesse sentido, considera-se que os resultados obtidos demonstraram ser viáveis no processo de ensino aprendizagem já que cria novas possibilidades de participação e tomada de decisões por parte dos alunos no que se refere ao desperdício observado no ambiente escolar. Por meio das ações desenvolvidas os alunos foram capazes de apresentar ideias visando solucionar os problemas na busca de uma sociedade sustentável.

Agradecimentos

Referências

LA TAILLE, Y. Cultura da vaidade e consumo. Pátio – Revista pedagógica, Porto Alegre. Ano XII, n. 46, p. 16-19. Mai/Jul de 2008.
GODOTTI, M. Educar para uma vida sustentável. Pátio – Revista pedagógica, Porto Alegre. Ano XII, n. 46, p. 12-15. Mai/Jul de 2008.

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