ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Freitas, A.G.M. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS OURICURI) ; Magalhães, B.E.A. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS OURICURI) ; Marinho, C.M. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS OURICURI)
Resumo
Sabendo da importância da experimentação para o ensino-aprendizagem de Química, este trabalho surge da necessidade de superar a deficiência de aulas práticas por falta de laboratório de Ciências e/ou materiais experimentais nas escolas. Para tanto, foi produzido um material didático para aulas de Química no Ensino Médio e de Ciências no 9º ano do Ensino Fundamental. O laboratório portátil foi montado com materiais convencionais de laboratório e alternativos, que podem ser usados para realizar experimentos simples, seguros e de fácil compreensão de qualquer uma das Ciências da Natureza.
Palavras chaves
Ciências; Experimentação; Química
Introdução
A Química é uma ciência essencialmente experimental, portanto, o ensino da disciplina desacompanhado da experimentação não é coerente. Profissionais ligados ao ensino da Química têm o conhecimento de que a disciplina deve ser estruturada com aulas teóricas e aulas práticas, no entanto não é o que se pratica em muitas escolas. Por várias razões as aulas ficam restritas a apresentações teóricas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio apontam que o conhecimento químico não deve ser isolado (BRASIL, 1999). Por isso cria-se a necessidade de utilizar formas para que os educandos possam entender que a Química está relacionada com outras ciências e está presente em seu mundo (ASSUMPÇÃO, FREITAS, et al., 2010). Nas práticas experimentais é possível abordar um determinado conteúdo de forma interdisciplinar e contextualizada, pois no roteiro da aula prática podem ser inseridos temas que associem os conceitos abordados na aula com os de outras disciplinas ou com questões atuais relevantes. Admitindo que a escola não tenha espaço ou recursos financeiros para instalar um laboratório, é possível viabilizar as aulas práticas através da realização de experimentos simples e de baixo custo, que podem ser realizados na própria sala de aula. Portanto, sabendo da importância da experimentação para o processo de ensino-aprendizagem de conhecimentos da Química, este trabalho surge da necessidade de superar a deficiência de aulas práticas por falta de laboratório de Ciências e/ou materiais experimentais nas escolas. Para tanto, foi produzido um laboratório portátil para realizar experimentos simples, rápidos, seguros e de fácil compreensão as aulas de Química das três séries do Ensino Médio e nas aulas de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental.
Material e métodos
Dependendo da aula experimental prevista não é preciso um laboratório todo equipado, pois é possível adaptar muitas atividades experimentais, utilizando alternativas do cotidiano, mas há práticas que necessitam da utilização de equipamentos convencionais (RUBINGER e BRAATHEN, 2012). Foi produzido um laboratório portátil, com materiais alternativos e convencionais para realização de experimentos variados. Tendo em vista os conteúdos previstos para cada série, foram realizadas pesquisas e seleção de roteiros experimentais, a partir dos quais, organizados em um portfólio, foram listados os materiais necessários. Através de sites especializados foram adquiridos materiais convencionais de laboratório, reagentes e vidrarias. Os materiais que podem ser substituídos por alternativos, como produtos de limpeza e medicamentos, foram adquiridos no comércio local. Alguns materiais, como amostras de alimentos, devem ser adquiridos apenas quando for ser realizado um experimento que necessite sua utilização. A organização dos materiais selecionados para compor o laboratório portátil foi feita em maletas de ferramentas de material plástico, para que o peso não dificulte seu transporte, com travas de segurança e alças para facilitar o manuseio. Em uma maleta estão organizados apenas os reagentes e em outra as vidrarias e equipamentos. Sendo o material de fácil locomoção é possível realizar experimentos tanto na sala de aula quanto fora dela, tornando o ensino mais dinâmico. O laboratório está sendo utilizado para demonstrações experimentais nas aulas de Química do Ensino Médio e de Ciências do 9º ano Fundamental. A aceitação dos educandos em relação a ferramenta didática produzida e utilizada foi realizada através da aplicação de um questionário simples nessas turmas.
Resultado e discussão
A falta de laboratórios em muitas escolas limita a possibilidade de realizar
aulas experimentais. Os materiais de laboratório representam um gasto
significativo, por isso é importante que sejam desenvolvidos métodos de
ensino de baixo custo que estimulem e facilitem o aprendizado,
possibilitando ao estudante aprender a Química em sala e identificá-la no
cotidiano (FRANÇA, ROLIM, et al., 2012). Utilizando os materiais disponíveis
no laboratório portátil estão sendo realizadas demonstrações experimentais
em sala para elucidar e exemplificar conteúdos químicos abordados nas aulas
de Química das três séries do Ensino Médio e nas aulas de Ciências do 9º ano
Fundamental, em turmas que têm 147 alunos no total. O laboratório também foi
usado em experimentos de dois projetos escolares de Ciências, envolvendo
assim mais de 400 alunos de várias séries. Este ano já foram realizados mais
de 50 experimentos utilizando o laboratório portátil, a cerca de densidade,
tensão superficial, separação de misturas, teste da chama, solubilidade,
condutividade elétrica, funções inorgânicas, reações químicas, polaridade,
pressão atmosférica, dispersões, propriedades coligativas, dilatação
térmica, transformação de energia e cromatografia, sendo ainda possíveis
muitas outras práticas experimentais. O uso do laboratório portátil
facilitou o processo de ensino-aprendizagem, pois possibilitou a realização
de vários experimentos que tornaram mais atraente o estudo dos conhecimentos
da Química. Com a experimentação os educandos demonstraram mais interesse
pelas aulas de Química (nas três séries do Ensino Médio) e de Ciências (no
9º ano Fundamental), como confirmam os percentuais de aceitação apresentados
no gráfico, obtidos através de questionários respondidos por estes
estudantes.
Laboratório portátil produzido. Fonte: Registro da pesquisa, 2015.
Percentuais de aceitação dos educandos quanto às práticas experimentais. Fonte: Registro da pesquisa, 2015.
Conclusões
O laboratório portátil é uma alternativa para superar situações adversas enfrentadas pelos docentes no cotidiano das escolas, como a ausência ou precariedade dos laboratórios, a falta de insumos necessários ao trabalho e outros. Assim, este trabalho não tem a intenção de legitimar a indiferença dos docentes frente à falta de condições dignas de realização de atividades experimentais nas escolas, ao contrário, aponta-se que deve haver uma preocupação constante com a garantia de condições básicas para que essas atividades aconteçam com condições físicas, materiais e humanas ideais e apropriadas.
Agradecimentos
Referências
ASSUMPÇÃO, M. H. M. T.; FREITAS, K. H.; SOUZA, F. S.; FATIBELLO-FILHO, O. Construção e adaptação de materiais alternativos em titulação ácido-base. Eclética Química, São Paulo, V. 35, n. 4, 2010, p. 133-138.
BRASIL (País). Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
FRANÇA, M. C; ROLIM, L.; CORREIA, M. J. M.; SANTOS, M. S.; ROCHA, L. C. R.; CHAVES, D. C.. Recurso didático alternativo para aula de eletroquímica. II Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica, Santo Ângelo, 2012.
RUBINGER, M. M. M.; BRAATHEN, P. C. Ação e reação: ideias para aulas especiais de química. 1. ed. Belo Horizonte: RHJ, 2012.