ENSINO DE QUÍMICA E A IMPLEMENTAÇÃO DA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: Concepções de Professores do Ensino Médio de Escolas da Rede Pública em São Luís - Maranhão.

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

França Rodrigues, M.V. (UFMA) ; Vieira Carvalho Oliveira Marques, C.V. (UFMA)

Resumo

Atualmente, existem inúmeras críticas relacionadas com a fragmentação do saber, comumente visto nas escolas. Diante dessa realidade, a presente pesquisa teve por finalidade verificar as concepções e postura interdisciplinar e as possíveis práticas adotadas pelos professores de química do ensino médio em São Luis- Ma. A metodologia do presente trabalho segue a abordagem de pesquisa qualitativa. Na etapa da coleta dos dados realizaram-se entrevistas semi-estruturadas como instrumento de registro. Os resultados mostraram que os professores reconhecem o conceito de interdisciplinaridade e sua importância para o processo de ensino aprendizagem, entretanto não sabem aplicar, de fato, metodologias e estratégias que contemplem o caráter interdisciplinar com a disciplina de química.

Palavras chaves

Ensino de química; Interdisciplinaridade; Postura interdisciplinar.

Introdução

De acordo com a retórica da literatura, a educação brasileira está marcada pela apresentação do conhecimento na forma fragmentada, sem conexão de conhecimentos, no sentido de relacionar, de contextualizar, que são características intrínsecas ao aprendizado humano (AUGUSTO E CALDEIRA, 2007; THIESEN, 2008). Mortimer et al (2000) afirmam que o ensino de química, muitas vezes, foca apenas nos aspectos conceituais e são tantos conceitos e definições que os alunos não conseguem compreendê-los, deixando a impressão de que a química é uma ciência desvinculada da realidade. A interdisciplinaridade é um caminho em potencial, pois segundo muitos autores a perspectiva interdisciplinar é comprometida com uma aprendizagem significativa e não tem o objetivo de eliminar as peculiaridades de cada disciplina, mas sim de uni-las de forma que o aluno consiga compreender cada assunto, correlacionando-os com outros saberes (HARTMAN e ZIMMERMANN, 2007). Zannon e Maldaner (2011) relatam que é indispensável se buscar novas propostas de ensino para se ultrapassar aquele respaldado na mera repetição de conteúdos, sem nenhuma interligação com outras áreas de saber. E nesse contexto, é importante discutir sobre formação, preparo para aquisição teórica e prática de saberes do professor, que possibilite e este uma ampliação de atitudes e procedimentos pedagógicos no processo de ensino interdisciplinar (FAZENDA, 2011; PENIDO at al, 2009). Assumir uma postura favorável à educação interdisciplinar para a compreensão de mundo mais amplo exige do professor uma mudança de comportamento, onde este entenda as várias possibilidades que o aluno possui de aprender, de compreender, de transformar, de agir sobre o seu presente em variadas linguagens e interpretações cientificas (JOSÉ, 2010).

Material e métodos

A metodologia do presente trabalho segue a abordagem de pesquisa qualitativa, fundamentada na averiguação de um contexto do ensino-aprendizagem de química em escolas da Educação Básica da cidade de São Luís – Maranhão, pontualmente investigando as concepções e apropriações de práticas interdisciplinares dos professores do ensino médio como ferramenta do trabalho docente para melhoria na qualidade do ensino de química. Na etapa da coleta dos dados utilizou-se de entrevistas semi-estruturados como instrumentos de registros. As perguntas das entrevistas tiveram como objetivo questionar os participantes quanto à compreensão e da prática adotada dentro da sala de aula na perspectiva interdisciplinar. As entrevistas foram analisadas individualmente e do conteúdo de cada entrevista foram retirados as unidades de significados para a construção de redes sistêmicas para adquirir uma visão geral do fenômeno investigado pela organização das citações mais frequentes dos discursos dos professores (MARQUES, 2010).

Resultado e discussão

O campo de pesquisa deste trabalho concentrou-se no 7º polo da organização das escolas públicas da cidade de São Luis – Ma. Inicialmente foram convidados 14 professores, mas participaram efetivamente desta pesquisa, nove destes representantes das 05 escolas que constituem o já referido polo da SEDUC-MA. Quando perguntados sobre o que eles entendiam por interdisciplinaridade, os mesmos deram vários significados sobre interdisciplinaridade, tendo como citações mais frequentes; i) relação com outra disciplina (55,5%); ii) união de conteúdos (44,4%) e iii) união de disciplinas (11,1%). Esses números comprovam que parte significativa dos professores entende que a interdisciplinaridade é uma relação entre as diversas áreas do saber. Em seguida, foram feitas perguntas para identificar se os mesmos praticavam e como praticavam metodologias na perspectiva interdisciplinar nas suas aulas, e dos nove professores, sete disseram que trabalham de forma interdisciplinar. Estes sete professores relataram que para implementarem práticas pedagógicas sob a perspectiva interdisciplinar, assumem algumas técnicas, tais como: fazer relação de conteúdos abordados com outras disciplinas (55,5%); contextualizar o assunto estudado com o cotidiano do aluno (11,1%); participar de projetos temáticos (11.1%). Os professores relataram ainda que as disciplinas mais afins para se trabalhar junto com a química são a física, matemática e biologia, relatam que é impossível se desligar destas disciplinas no ensino de química, ao se ensinar desde química geral até a orgânica elas acompanham o ensino de química, portanto os mesmos afirmam que trabalham com a proposta da interdisciplinaridade no ensino de química relacionando-a com estas disciplinas.

Conclusões

Como podemos perceber diante da fala de vários pesquisadores a Química é uma área privilegiada, pois a mesma participa dentro de vários assuntos na sociedade. Portanto, é preciso desmitificar a química como uma ciência vista apenas na sala de aula e desconectada do mundo, para isso é necessário romper com as raízes de um ensino marcado na mera repetição e memorização dos conceitos químicos. A interdisciplinaridade possibilita ao aluno e professor uma ampliação da visão de mundo, permite aos educadores a atualização constante, e aos alunos a ligação do ensino e a vida em sociedade.

Agradecimentos

Referências

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