ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Castro, K.K.V. (IFTO- PARAÍSO DO TO) ; Sousa, J.S. (IFTO- PARAÍSO DO TO) ; Nascimento, E.H.D. (IFTO- PARAÍSO DO TO) ; Viroli, S.L.M. (IFTO- PARAÍSO DO TO) ; Castro, I.P.M. (IFTO- PARAÍSO DO TO)
Resumo
A atividade de monitoria durante a graduação é um passo importante na vida dos licenciandos, pois ela atua como base para a construção da identidade do futuro educador, além de oferecer muitos benefícios para os discentes que a procuram, pois podem aprofundar os conhecimentos trabalhados em sala de aula, resolver exercícios em equipe, além de ser um momento de tirar as dúvidas que não foram sanadas em sala de aula. Neste contexto, objetivou-se com esse trabalho, analisar a contribuição exercida pelo monitor de Química Orgânica no IFTO- Campus Paraíso, no desempenho e rendimento acadêmico dos estudantes, já que existia um elevado índice de reprovação e desistência do componente curricular.
Palavras chaves
Monitoria; Química Orgânica; Rendimento Acadêmico
Introdução
Durante a graduação os acadêmicos encontram momentos de grande amadurecimento, diretamente ligados à formação e geração de um novo profissional. Durante a formação profissional é de extrema importância o desenvolvimento de habilidades específicas intrínsecas de cada indivíduo. A monitoria consiste numa atividade acadêmica de natureza complementar, na qual o aluno monitor tem a oportunidade de desenvolver e ampliar os conhecimentos adquiridos na academia por meio do apoio ao docente na condução da disciplina. (SILVA et al., 2006; SILVA et al., 2012 e LINS, 2008). A atividade de monitoria durante a graduação é um passo importante na vida de um estudante universitário, principalmente dos licenciandos, pois através dela os discentes podem trilhar caminhos diferentes dos que haviam planejado ao adentrar no mundo acadêmico, servindo de base para a construção da identidade do futuro educador. Além de ser uma oportunidade para o monitor, a atividade gera muito mais benefícios para os discentes que a procuram, pois podem aprofundar os conhecimentos trabalhados em sala de aula, resolver exercícios em equipe, além de ser um momento de tirar as dúvidas que não foram sanadas em sala de aula. Neste contexto, objetivou-se com esse trabalho analisar a contribuição exercida pelo monitor de Química Orgânica na aprendizagem dos alunos dessa disciplina, levando-se em conta o rendimento acadêmico, pois um dos grandes problemas que a instituição enfrenta ao longo dos tempos é a frequente reprovação dos alunos nas disciplinas básicas, o que ocasiona muitas vezes a evasão do discente do curso de graduação.
Material e métodos
No IFTO- Paraíso do Tocantins o componente curricular Química Orgânica I é oferecida nos cursos de Licenciatura em Química e Tecnologia em Alimentos. Em 2015/1 foi selecionado um monitor para atender a disciplina desempenhando funções de auxiliar o professor na orientação dos alunos, para esclarecimento de dúvidas e/ou realização de exercícios, tanto em sala de aula como em laboratório. As atividades de monitoria desenvolvidas no semestre 2015.1 no componente curricular de Química Orgânica foram previamente agendadas com a turma e desenvolvidas pelo menos uma vez por semana, durante a segunda parte do semestre (iniciada em Abril de 2015). Observou-se o desenvolvimento dos alunos matriculados nas turmas de Química Orgânica no semestre 2014.2 e 2015.1, com foco na taxa de reprovação/aprovação na disciplina.
Resultado e discussão
No semestre 2014.2, dos 37 alunos que se matricularam no componente, apenas
02 alunos (5,4%) conseguiram aprovação, sendo que houve uma evasão de 19
alunos (51,3%). Os resultados parecem refletir o déficit de conhecimentos
básicos que os alunos apresentam ao ingressar no ensino superior e, que pode
ser atribuído à falhas e/ou ineficiência dos ensinos básicos, fundamental e
médio e que acabam prejudicando os alunos nos anos subsequentes da vida
acadêmica. Outro fato que os mesmos alegaram foi o de estarem focados em
outros componentes que estavam cursando paralelamente.
As aulas de monitoria tiveram início no segundo bimestre do semestre 2015.1,
o que acarretou em um baixo aproveitamento por parte dos alunos até o
momento da 1a avaliação. Porém, muitos dos alunos que compareceram as
atividades com o monitor conseguiram obter melhores resultados nas demais
avaliações. Dos 26 alunos matriculados nesse semestre, 19 (73,0 %)
conseguiram aprovação, sendo que apenas 01 aluno (3,84 %) desistiu do
componente. Dos que estavam frequentando a sala de aula, 05 (19,2 %)
costumavam participar das atividades de monitoria, sendo que todos
conseguiram aprovação e desenvolvimento no componente.
Diante dos resultados, evidencia-se que a monitoria pode ser uma alternativa
pedagógica para diminuir os altos índices de reprovação e desistência nos
componentes básicos do curso de Química ou até mesmo a evasão do curso.
Portanto, os alunos que participam da monitoria conseguiram obter um melhor
aproveitamento dos conteúdos abordados em sala de aula, tornaram-se mais
participativos, questionadores, contextualizando os conceitos trabalhados na
química orgânica com o cotidiano em que estão inseridos.
Conclusões
Diante dos resultados obtidos, é possível concluir que a realização da monitoria de Química Orgânica foi de grande relevância para a formação acadêmica, tanto do monitor quanto dos discentes, pois são fundamentais para aprofundar os conhecimentos trabalhados em sala de aula, além de ser um momento para tirar as dúvidas remanescentes, proporcionando também um espaço para os estudantes trocarem ideias sobre o processo de ensino e aprendizagem.
Agradecimentos
IFTO- Campus Paraíso do Tocantins
Referências
LINS, D. Ser Monitor, 2008. Disponível em: < http://www.mauriciodenassau.edu.br/artigo/
exibir/cid/1/fid/1/aid/215> Acesso em: 15 de abril de 2015.
SILVA, M. G. F.; LOPES, A. C.; SANTOS, L. M. Monitoria como processo de ensino- aprendizagem e formação de futuros professores de química. In 3º Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, 2012.
SILVA, R.A.A.; SATLER, K.B.; SANTOS, G.S. Monitoria para o comportamento curricular histologia humana. 2006