ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Mendes, M.J.S. (IFPI) ; Silva, F.C.A. (IFPI) ; Nascimento, F.D.F. (IFPI) ; Coêlho, F.P.S.M. (IFPI) ; Guedes, I.M. (IFPI) ; Silva, M.P. (IFPI) ; Ferreira, F.G. (UFPI)
Resumo
Este trabalho investigou a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) na formação inicial de professores de Química que participaram do programa como bolsistas durante a licenciatura e suas experiências acadêmicas. A pesquisa foi qualitativa, exploratória e descritiva. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado aos ex-bolsistas do PIBID. Constatou-se a relevância do PIBID na vida de estudantes de licenciaturas de forma significativa para a construção do perfil profissional e ainda pela oportunidade de pesquisar o ensino de Química tornando-se mais preparado para atuar na educação básica.
Palavras chaves
experiências; formação inicial; PIBID
Introdução
A educação básica de qualidade e as práticas na área de ensino de Química voltadas para a contextualização, interdisciplinaridade e formação cidadã estão interligadas a formação dos professores, e um dos desafios que se apresenta é o de formar educadores que estejam capacitados para atuarem no cotidiano da escola em constante transformação. (JUNIOR, J. G. T, 2014, p. 19). É importante o contato pessoal de formandos em licenciatura com a sala de aula, para que haja uma preparo didático e metodológico voltado pra a realidade a ser enfrentada no cotidiano escolar. O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) tem como principal objetivo o incentivar a formação dos docentes em nível superior para educação básica, valorização do magistério, onde é possível aos mesmos desenvolverem metodologias de ensino. (CAPES, 2015). A Química é uma disciplina que apresenta várias possibilidades metodológicas muitas vezes pouco exploradas pelos professores, por isso muitos alunos consideram a disciplina como complexa e de difícil compreensão tendo em vista o cotidiano escolar pautado em práticas enraizadas no ensino tradicional. De acordo com Luca (2007) há professores que não tem formação e autonomia suficiente para conceber seu próprio programa de ensino por isso se limitam a reproduzir os programas ditos tradicionais. Esta realidade é fruto de uma formação inicial em Química desvinculada de atividades para desenvolver e aplicar as estratégias de ensino comprometendo assim o processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho investigou a contribuição do PIBID no subprojeto Química do IFPI na formação inicial de professores de química que participaram do programa durante a licenciatura e suas experiências acadêmicas como bolsistas.
Material e métodos
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Desenvolveu- se um questionário composto por nove questões sendo: quatro objetivas e cinco questões subjetivas a respeito das atividades do Pibid no subprojeto de Química do IFPI desenvolvido nas escolas públicas da cidade, aplicado a 11 ex- bolsistas que estiveram no programa por cerca de 2 anos no período e 2012 a 2014.
Resultado e discussão
O PIBID está no IFPI a 4 anos com o subprojeto Química e já atendeu cerca de
trinta bolsistas. Analisou-se 11 ex-bolsistas que estiveram por cerca de 2
anos no Programa, 9 responderam ao questionário tendo em vista que a forma
de coleta de dados ocorreu por meio eletrônico pois os ex-bolsista já haviam
concluído o curso de licenciatura em Química.
Ao serem questionados sobre a suas opiniões acerca do PIBID, 99% responderam
positivamente, pois segundo os mesmos inseri o bolsista na sua futura
profissão vivenciando todas as dificuldades e potencialidades do professor.
Todos os investigados afirmaram ter participado de experiências
metodológicas com estratégias de ensino na escola onde acompanharam os
estudantes através de aulas de monitoria, organização e participação em
gincanas, produção e aplicação de jogos pedagógicos.
Em relação a pesquisas no ensino de Química e participações em congressos
ocorridos durante a atuação no programa 50% declarou ter sido uma
experiência marcante, visto que proporcionou a habilidade de pesquisa,
escrita científica e divulgação da realidade do PIBID (Química) do IFPI. E
apesar disso 40% dos investigados afirmou não sentir-se motivado pelas
atividades desenvolvidas pelo PIBID durante sua atuação como bolsistas e não
pretendem seguir carreira docente devido as condições de trabalho,
desvalorização da carreira docente e o salário pouco atrativo.
Por outro lado 60% dos sujeitos pesquisados atuam como professor de Química
e pretendem seguir carreira e afirmam que o PIBID contribuiu de forma
significativamente para o domínio do conteúdo científico a serem ensinados.
Conclusões
A relevância do PIBID para a formação inicial docente é perceptível visto que estimula os futuros professores mostrando a realidade escolar seus desafios e potencialidades, oportuniza experiências da docência possibilitando debates e discussões no âmbito da licenciatura tornando assim os professores de Químicos melhor preparados para saber como, porque e para que ensinar Química. Por outro lado o programa promove outras vivências no sentido de estimular a pesquisa na área de ensino de Química e a participação em congressos da área fomentando a formação de professores pesquisadores.
Agradecimentos
a Deus, CAPES, Profª. Francisca das Chagas A. da Silva, e ao PIBID (QUIMICA)- IFPI.
Referências
CAPES em PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: <<http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>> Acessado em Mai. 2015.
JUNIOR, G. T. em contribuição do PIBID para formação dos professores de Química. Disponível em: <<http://www.bdtd.ufu.br/tde_arquivos/26/TDE-2015-03-10T102403Z-4835/Publico/ContribuicoesPIBIDFormacao.pdf>>. Acessado em Mai. 2015.
LUCA, A. G. O ensino de química e algumas considerações. Disponível em: <http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1292/1103.//posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/266.pdf>. Acessado em Mai. 2015.