ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Jesus, A.M.S.J. (IFMA) ; Cutrim, F.M. (IFMA) ; Marques, G.N. (IFMA) ; Santos, D.R. (IFMA) ; Vasconcelos, N.S. (IFMA)
Resumo
A experimentação problematizadora no ensino de ciências repercute na relação e interação entre professor- aluno e ensino- aprendizagem, visto que, a aprendizagem acontece a partir da formulação e reformulação de conceitos adquiridos pelo aluno durante o desenvolvimento e a construção do conhecimento. Desta forma, este trabalho relata sobre o ensino por problematização e a experimentação problematizadora como técnica e método de ensino que leva o aluno a pensar e a intervir no próprio processo de construção do conhecimento, bem como no desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo acerca dos conteúdos de Ciências e da dimensão que ela pode proporcionar em compreender o universo e tudo que nele existe.
Palavras chaves
Ensino de Ciências; educação problematizadora; ensino-aprendizagem
Introdução
A aprendizagem no ensino de ciências tem como objetivo instigar nos alunos o caráter investigativo e o desenvolvimento do pensamento científico através de pesquisas e experimentos práticos. O ensino por problematização possibilita que o aluno busque através da investigação, formulação de hipóteses e da argumentação de conceitos uma aprendizagem significativa e contínua, onde cabe ao professor possibilitar em suas aulas a motivação e o prazer em aprender não somente os procedimentos conceituais, mas os procedimentos procedimentais e atitudinais do ensino de ciências através da redescoberta do novo, persuadindo nos alunos o espírito investigativo e crítico durante a ministração das aulas quer seja este através do livro didático quer seja através da experimentação partindo de uma realidade e situação-problema. Segundo Gasparin (2005, pg. 35) o processo de busca, de investigação para solucionar as questões em estudo, é o caminho que predispõe o espírito do educando para a aprendizagem significativa, uma vez que é levada situações problemas que estimulam o raciocínio. Desta forma, o ensino através da problematização foi realizado a partir de experimentos que possibilitou a compreensão do aluno sobre o conteúdo ministrado Propriedades Físicas da matéria cuja finalidade foi de instigar no aluno o pensamento crítico e argumentativo sobre as propriedades físicas da matéria, exemplificando essas propriedades através do cotidiano dos alunos e seus conhecimentos prévios acerca dos conteúdos em Ciências.
Material e métodos
Este trabalho foi desenvolvido na escola municipal UEB São José de Itapera na cidade de São Luis-Ma, com 39 alunos do 3º do Ensino Fundamental. O processo de aprendizagem aconteceu em dois momentos, no primeiro momento foi ministrada a aula concernente ao currículo do Ensino de Ciências “Propriedades Físicas da Matéria, tendo como recurso o próprio livro didático e alguns objetos expostos na sala de aula. No segundo momento, após as explicações e levantamentos de exemplos proposto pelo professor e pelo aluno foram realizados dois experimentos que abordaram sobre solubilidade e densidades da matéria, visto que tais experimentos foram realizados pelo aluno sob a monitoria e a mediação do professor. Para a realização dos experimentos, a sala foi dividida em dois grupos, onde o primeiro grupo (A) realizou o experimento “dissolve e não dissolve”, tendo como materiais utilizados água, açúcar, areia, vinagre, óleo e álcool e o segundo grupo (B) realizou o experimento “Afunda ou não afunda”, cujos materiais utilizados foram a água, um barquinho de papel e um prego pequeno. A princípio, durante a realização dos experimentos foram levantados questionamentos acerca do assunto levando os alunos a pensar e a intervir no processo de ensino e aprendizagem.
Resultado e discussão
Pode-se perceber através das respostas dos alunos citados na tabela 1, que a
experimentação problematizadora possibilitou aos alunos a construir seus
próprios conceitos através da observação e argumentação durante a ministração
da aula, onde a partir do momento em que o professor levanta um questionamento
o aluno procurou soluções através da observação no experimento realizado.
Segundo Pavão e Freitas (2011) as tarefas em ciências podem ser pensadas com o
objetivo de levar os alunos a explorarem aspectos da metodologia científica e
construir oportunidades para investigação, análise, interpretação e construção,
visto que, a experimentação possibilita esta oportunidade citada acima.
Desta forma, partindo do ensino por experimentos o professor facilita a
construção e o desenvolvimento da aprendizagem fazendo com que o aluno reflita
acerca do que está observando e através de suas hipóteses construam conceitos
significativos sobre os conteúdos de Ciências. Neste sentido, na tabela 2,
podemos observar a interação entre o aluno (sujeito ativo) e o conhecimento
(objeto de aprendizagem) em formular e reformular os conceitos sobre densidade
e sua relação com as propriedades físicas da matéria. As atividades práticas
experimentais segundo Rosito (2003) possibilitam aos alunos uma aproximação do
trabalho científico e melhor compreensão dos processos da ação das ciências.
Assim, o ensino por problematização torna a aprendizagem um processo continuo
em formação, onde a investigação e a observação proporcionará ao aluno a
desenvolver o pensamento crítico e reflexivo acerca do universo e a dimensão
que a Ciência lhe levará a conhecer, compreender e desfrutar.
Relato de aprendizagem do aluno Experimento 'A': Dissolve e não Dissolve
Relato de aprendizagem do aluno: Experimento 'B':Afunda ou não afunda.
Conclusões
O desenvolvimento da aprendizagem no ensino de Ciências acontece a partir da relação entre o aluno e processo ensino-aprendizagem, tornando os conteúdos de ciências mais próxima da realidade do aluno. Desta forma, o ensino por experimentação problematizadora repercute na relação entre teoria-prática e a interação entre o aluno como sujeito ativo com o conhecimento a ser construído por ele através da análise de ideias e questionamentos que os experimentos lhes apresentarem e lhe forem significativos na construção da aprendizagem.
Agradecimentos
Referências
1. GASPARIN, João Luís. Uma didática para a Pedagogia Histórico-crítica. 3ª ed. Ver. Campinas, S: Autores Associados, 2005 (Coleção Educação contemporânea).
2. PAVÃO, Antonio Carlos; FREITAS, Denise de. Quanta Ciências há no Ensino de Ciências. São Carlos: EdUFSCAR, 2011;
3. ROSITO, B.A. O ensino de Ciências e a experimentação. In: MORAES, R. (Org.) Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.