ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Alves, P.R. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS FLORESTA) ; Venâncio, K.S. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS FLORESTA) ; Menezes, J.S. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS FLORESTA) ; Sá, C.L.S.G. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS FLORESTA)
Resumo
O Ensino de Química na maioria das vezes se faz de modo arcaico, onde o docente se prende exclusivamente aos livros didáticos fragilizando e dificultando assim o processo de ensino aprendizagem. Levando em conta o papel dos softwares educacionais como ferramentas didáticas, o presente trabalho tem como objetivo facilitar o ensino das Ligações Químicas tornando-o mais prático através de um ambiente virtual que contribua na compreensão da Química no Ensino Fundamental. As atividades foram estruturadas em três momentos, onde possibilitaram a interação e participação dos alunos na construção do conhecimento. Pôde-se observar através dos resultados obtidos que a utilização do software Chemitorium contribuiu de forma positiva no processo de ensino aprendizagem.
Palavras chaves
software educativo; ferramenta alternativa; ligações químicas
Introdução
Diante das diversas ferramentas que auxiliam os discentes no processo de aprendizagem tem-se o computador como um grande aliado. O computador, representando as diversas ferramentas da informática e os softwares educativos usados na educação, torna-se cada vez mais um amplificador de potencialidades na capacitação e aperfeiçoamento de alunos, professores e das próprias instituições de ensino. Os softwares podem ser considerados programas educacionais a partir do momento em que sejam projetados por meio de uma metodologia que os contextualizem no processo ensino-aprendizagem. Para Heide & Stirborne (2001), as tecnologias de telecomunicações têm o potencial de transformar a maneira como os professores ensinam, possibilitando mudanças na forma ou no procedimento, como os alunos aprendem. Na concepção de Barbosa (2005) a criação e o uso de ambientes virtuais de aprendizagem têm crescido muito no Brasil nos últimos anos. Diante do exposto, visando tornar o processo de ensino mais prático e auxiliar a representação molecular, foi utilizado o software Chemitorium nas aulas de Químicas. O Chemitorium traz a possibilidade de construção das mais variadas ligações químicas e sua devida visualização em três dimensões (3D). As moléculas, suas características e o átomo formado podem ser vistos de diversos ângulos, facilitando na hora de compreender de que forma cada ligação ocorre exatamente. Este trabalho foi desenvolvido no segundo semestre letivo de 2015, na escola da rede privada, Educandário Pequeno Aprendiz, onde foi trabalhado o assunto sobre as Ligações Químicas.
Material e métodos
Com a finalidade de aprimorar a compreensão dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Educandário Pequeno Aprendiz, apresentou-se neste trabalho o software Chemitorium como ferramenta didática de aprendizagem do conteúdo de Ligações Química. O software traz a possibilidade de construção das mais variadas ligações químicas e sua devida visualização em três dimensões (3D). Antes de apresentar este recurso didático na turma foi feito um questionário para avaliar o nível de aprendizado da turma. O primeiro contato que os alunos tiveram com o software foi por meio de um notebook conectado a um projetor em sala de aula, demonstrando as possíveis Ligações Químicas existente entre os átomos, bem como suas características. Nas aulas seguintes, os alunos foram levados para o laboratório de informática para colocar os conhecimentos teóricos em prática; onde a turma foi dividida em duplas e trio com a finalidade de montar moléculas através do software Chemitorium. Nesse momento foi entregue aos discentes uma lista de átomos, previamente selecionados pelo professor, para que fizessem as devidas Ligações Químicas. Ao término do ciclo de três aulas no laboratório de informática, os alunos responderam a um questionário composto por três questões, que diagnosticou dos alunos, como estes avaliaram o software Chemitorium e a metodologia abordada pelo professor de Química.
Resultado e discussão
No decurso das aulas expositivas sobre Ligações Químicas foi observado que
os discentes tinham muitas dificuldades para entender o tema proposto, o que
lhes possibilitou um grande entrave (Gráfico 01). Porém, a utilização do
software Chemitorium proporcionou uma evidente evolução no aprendizado dos
alunos (Gráfico 02). Este trabalho foi realizado em duplas e trio com o
objetivo de proporcionar um ambiente interativo, assim como harmonizar e
socializar os conhecimentos dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e
atrativas. Com a utilização do software Chemitorium, ficou explicita a
relevância da abordagem pedagógica adotada. De acordo com o
exposto, ressalta-se que antes da aplicação do Chemitorium, somente 18% dos
alunos conseguiam entender o conteúdo (Gráfico 01), no entanto, ao término da
prática, constatou-se claramente que as Ligações Químicas ficaram compreendidas
por 91% dos educandos (Gráfico 02).
Dificuldades na compreensão do conteúdo em %.
Contribuição do software Chemitorium no processo de aprendizagem em %.
Conclusões
Diante do exposto, pode-se afirmar que o referido trabalho obteve excelente aceitação dos alunos. O software Chemitorium desempenhou uma função relevante no processo de ensino aprendizagem, favorecendo o estimulo e aguçando o conhecimento sobre as Ligações Químicas o que evidencia o seu potencial como ferramenta didática. Conclui-se que a inovação e modernização do Ensino de Química através dos softwares educacionais proporciona uma ponte entre o conhecimento tecnológico e químico, tornando a aula mais interativa e, favorece o interesse do aluno pela disciplina de Química.
Agradecimentos
Ao autor da vida, Deus. Ao IF Sertão Pernambucano; ao PIBID – CAPES, ao Educandário Pequeno Aprendiz.
Referências
<http://www.infoescola.com/informatica/softwares-educacionais/>Acessado em 08 de Agosto de 2015
<http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/chemitorium.html>Acessado em 08 de Agosto de 2015
BARBOSA, Melgaço Rommel Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005.182 p. il. ISBN 85-363-0515-0.
BREYER, A. et al. Ligações Químicas: a construção de modelos que buscam explicar e prever as propriedades das substâncias. Porto Alegre. Colégio de Aplicação/UFRGS, s/d, mimeo.
FELTRE, Ricardo. Química Geral. 4ª edição.São Paulo, Vol. 1: Ed Moderna, 1995.
HEIDE, Ann; STILBORNE, Linda. Guia do professor para a Internet: completo e fácil. 2.ed., Porto Alegre : Artes Médicas, 2000.
PERUZZO, T.M. e CANTO, E.L. Química na Abordagem do Cotidiano - vol.1. São Paulo, Editora Moderna, 1993.