Experiência da utilização de materiais alternativos no processo de Ensino-aprendizagem: Misturas Químicas

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Lopes, E.S. (IFMA) ; de Brito, E.P. (IFMA) ; da Silva, L.G. (IFMA)

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade relatar experiência da utilização de materiais alternativos no processo de ensino-aprendizagem do assunto Misturas Químicas. Para a realização do mesmo utilizou-se uma metodologia descritiva. Verificou-se que a atividade realizada foi satisfatória no processo de ensino- aprendizagem, uma vez que foi notória a apreensão dos conhecimentos científicos por parte dos alunos

Palavras chaves

Mateiras alternativos; experiência; Química

Introdução

O grande descaso de alguns alunos pelo estudo da Química se deve, em geral, a falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. O ensino de Química nas escolas públicas, muitas vezes está limitado a aulas tradicionais, reduzindo as possibilidades de informações, definições de leis e conceitos sem nenhuma interação de conteúdo com o cotidiano dos alunos (SILVA et al., 2009). Por outro lado, para Hess (1997), realizar experimentos de Química envolvendo reagentes, catalisadores e outros materiais baratos e de fácil acesso é um desafio para muitos professores principalmente para aqueles que trabalham em instituições de ensino com recursos financeiros baixos. Assim, o uso de materiais alternativos no ensino de química contribui para que o aluno desvende o mundo que o cerca, e perceba que não são apenas com materiais previamente preparados como reagentes, soluções, vidrarias, destiladores, que se pode apreender e estudar os conceitos e teorias ligadas a Química. Pelo contrário, a Química pode ser explorada com materiais encontrados e manipulados no cotidiano do aluno, sem, contudo, desconsiderar a relevância do laboratório e de recursos próprios para este fim. Segundo Faleiro et al., (2012) a vinculação dos conteúdos a exemplos e fenômenos do cotidiano facilita o entendimento do aluno, gerando aprendizagem efetiva e, portanto, duradoura. Nesse contexto, o trabalho tem como finalidade relatar experiência da utilização de materiais alternativos no processo de ensino- aprendizagem do assunto Misturas Químicas.

Material e métodos

Para a consecução desse trabalho utilizou-se uma metodologia descritiva. A atividade relatada refere-se a uma aula experimental sobre Misturas Químicas utilizando materiais alternativos de fácil aquisição, que podem ser facilmente manipulados em sala de aula e não representam riscos a quem os manipula, tais como copo descartável, água, álcool, sal e óleo entre outros. Para conhecer as noções prévias dos alunos em relação ao assunto, inicialmente, por meio de exposição oral, foram compartilhados, alguns conceitos básicos ligados a misturas químicas. Em seguida, favorecendo a compreensão do tema, foram preparadas duas misturas distintas (homogênea e heterogênea), a saber: água + álcool e água + óleo. Objetivando concretizar a atividade experimental, os alunos foram instruídos a preparar quatro misturas (água + álcool; água + açúcar; água + óleo; água + areia) e registrar os resultados obtidos em um quadro (QUADRO 1) disponibilizado para os mesmos. QUADRO 1. Quadro preenchido pelos alunos na atividade experimental. Misturas Tipo da Mistura Nº de fases água + álcool água + açúcar água + óleo água + areia

Resultado e discussão

Utilizando água e álcool e água e óleo foi preparado uma mistura homogênea e uma heterogênea (FIGURA 1). A atividade tornou-se proveitosa a partir do momento em que foi proposto aos alunos diferenciar, visualmente, as duas misturas. Neste instante, evidenciou-se que, alguns alunos exibiam conhecimentos prévios, possivelmente oriundos do seu dia a dia e do espaço escolar, sobre o conceito de homogêneo e heterogêneo. Aperfeiçoando o conhecimento prévio dos alunos foi ilustrado que a mistura formada por água + álcool é homogênea, sendo que, as substâncias envolvidas não podem ser identificadas. Foi comentado ainda que as misturas homogêneas possuem uma única fase. Em seguida, foi explanado que a mistura formada por água + óleo é dita heterogênea, pois é possível observar os elementos desta mistura. Ainda, foi explicado que as misturas heterogêneas apresentam duas ou mais fases. Para corroborar as informações passadas durante a execução da atividade experimental e proporcionar a participação ativa dos alunos, foi solicitado aos alunos que preparassem quatro misturas. Os alunos preparam as seguintes misturas: água + álcool; água + açúcar; água + óleo; água + areia. Posteriormente, com a intenção de averiguar a aprendizagem dos mesmos, cada aluno recebeu um quadro para preenchimento conforme as características de cada mistura preparada. Os resultados referentes às questões respondidas pelos alunos encontram-se no QUADRO 2. QUADRO 2. Percentual dos alunos que alcançaram o proposto nas questões. Misturas Percentual Tipo da Mistura Nº de fases Mistura 1 100% 100% Mistura 2 100% 99% Mistura 3 100% 100% Mistura 4 100% 99%




Conclusões

De um modo geral, os estudantes atingiram os objetivos para a resolução das questões solicitadas. Notou-se também que, uma atividade experimental dessa natureza, realizada com materiais de baixo custo e fácil aquisição, possibilitou a troca de experiências na sala de aula, o que dificilmente acontece em uma aula tradicional. Verificou-se que a atividade realizada foi satisfatória no processo de ensino- aprendizagem, uma vez que foi notória a apreensão dos conhecimentos científicos por parte dos alunos. Portanto, vale ressaltar a importância de se propor atividades diferenciadas em sala de aula.

Agradecimentos

Referências

FALEIRO, J.; GONÇALVES, R. C.; COSTA, D. R. C.; SANTOS, M. N. G.; MÁXIMO, L. N. C. Concepções sobre química e ensino de química de discentes de uma escola pública de Orizona (Goiás). Enciclopédia Biosfera, v.8, n.15, 2012.

FRAGAL, V. H.; MAEDA, S.; PALMA, E. P.; BUZATTO, M. B. P.; SILVA, M. A. R. E. L. Uma proposta alternativa para o ensino de eletroquímica sobre a reatividade de metais. Química Nova na Escola, v.33, n.4, 2011.

HESS, S. Experimentos de Química com materiais Domésticos. 1. Ed. São Paulo-SP,1997.

SILVA, J. F. S et al. A Importância de Aulas Experimentais Para a Aprendizagem dos Alunos do Ensino Médio: Um Estudo de Caso. Simpequi. Salvador - BA 2009.

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