ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Longhin, S.R. (PUC GOIÁS/IFG) ; Queiroz, T.L.A. (PUC GOIÁS) ; Pedroso, R.N. (PUC GOIÁS) ; Pereira, M.C. (IEG) ; Souza Neto, G.S. (PUC GOIÁS) ; Zanon, C.R.R. (PUC GOIÁS)
Resumo
O Ensino no Brasil se encontra em uma situação crítica, comprovada pela divulgação de pesquisas que nos colocam entre os últimos ranqueados de acordo com índices estabelecidos por órgãos internacionais. Assim projetos como o PIBID possibilitam uma melhor formação de futuros professores e a valorização dos que se encontram em sala. A realização de oficinas organizadas por alunos de licenciatura/professor da educação básica possibilita o crescimento de ambos. As ações do PIBID-Química PUC Goiás expandem os espaços de formação de professores por possibilitar aos alunos bolsistas a organização e o planejamento de oficinas além da avaliação do ensino de química, com reflexões sobre sua formação, entendendo que a mesma deva se dar de forma articulada entre a escola e a universidade.
Palavras chaves
ensino de química; formação de professor; PIBID Química
Introdução
O Ensino no Brasil se encontra em uma condição crítica, situação comprovada pela divulgação de resultados de pesquisas que nos colocam entre os últimos ranqueados de acordo com índices estabelecidos por órgãos internacionais. A profissão de Professor vem sofrendo desvalorização, observada desde o início dos anos de 1960. Entre os desafios do Plano Nacional de Educação (PNE 2014/24) a Meta 15 estabelece que: deve ser assegurado que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam. As discussões que ocorrem em eventos locais, regionais e nacionais sobre a formação inicial de professores na área de Química apontam para a necessidade de mudanças curriculares e projetos que visem garantir a formação de professores de forma integrada entre a teoria e a prática. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) (BRASIL, 2007) foi criado com este objetivo, incentivar a iniciação à docência aproximando o licenciando da realidade escolar por meio de ações didático- pedagógicas articuladas entre ensino superior e educação básica (CAPES, 2008). O projeto PIBID da PUC Goiás tem como objetivo o desenvolvimento de metodologias de ensino que promovam a formação de professores com habilidades e competências necessárias a professores reflexivos, entendendo a escola como um ambiente propício para reverter a imagem negativa divulgada pela mídia com relação a essa ciência (ROSSI e FERREIRA, 2012). Esta pesquisa investigou a influência do PIBID na formação inicial de acadêmicos da Licenciatura em Química da PUC Goiás que participaram do projeto, tendo a escola pública de ensino regular como expansão do espaço de formação.
Material e métodos
Este trabalho se constituiu na organização, elaboração e aplicação de oficinas temáticas, por um grupo de quatro bolsistas PIBID (ID) do curso de Licenciatura em Química da PUC Goiás, oferecidas regularmente aos alunos de ensino médio do Instituto de Educação de Goiás (IEG), com temas selecionados pela professora supervisora da escola, sob a orientação da Coordenação do subprojeto Química, objetivando a superação de problemas como de aulas teóricas sem correlação com a experimentação. Uma das oficinas elaboradas com atividades experimentais demonstrativas realizadas em sala de aula foi o preparo e diluição de soluções, no caso de permanganato de potássio (KMnO4(s)) em solvente líquido (H2O()) sendo a atividade experimental proposta classificada como aberta (SILVA et al., 2010) por permitir a observação pelo aluno do fenômeno que, sob orientação, consegue relacionar a teoria-experimento, com o objetivo não de comprovar a teoria e sim validá- la. Após a realização da oficina, os alunos do ensino médio organizaram relatos discursivos que posteriormente foram analisados e discutidos com toda a equipe de trabalho.
Resultado e discussão
A atividade experimental demonstrativa desenvolvida pelos alunos de ID na
forma de oficina, contou com a participação de um total de setenta e seis
alunos (n= 76) de cinco turmas de segunda série do ensino médio (EM). A
observação unanime dos alunos de ID foi de que durante a realização da
oficina, a empolgação dos alunos do EM era clara, e concluíram que o uso de
instrumentos de laboratório químico como pipeta, balão volumétrico, béquer
entre outros, que os EM conhecem apenas por imagens presentes nos livros,
desperta a curiosidade além do fato da atividade romper com a rotina muitas
vezes engessada das salas de aula. A análise dos relatos dos alunos EM
mostrou que 30,2% dos alunos (n=23) atingiram um nível satisfatório de
aprendizagem enquanto 69,7% (n=53) ficaram abaixo deste parâmetro. A
discussão da análise dos relatos dos alunos EM acompanhada da narrativa dos
ID da experiência vivenciada na oficina, deixou clara a preocupação dos
mesmos com os resultados obtidos, pois o que buscávamos era a compreensão, a
reconstrução do conhecimento sobre o tema investigado, o que não foi
atingido pela maioria dos alunos do EM. Esta situação possibilitou muita
reflexão o que levou os ID a compreenderem que as dificuldades no ensino de
química nas escolas públicas é um desafio com possibilidades de serem
vencidos por professores com uma sólida formação acadêmica e qualificados
para a sua futura atuação profissional. Os relatos dos alunos ID durante as
discussões das ações no espaço escolar permitiu observar que os mesmos
compreenderam o significado profissional do ser Professor bem como da tomada
de consciência e do amadurecimento necessário para o exercício desta
profissão.
Conclusões
As oficinas realizadas por alunos ID/professor/alunos EM se mostrou importante por possibilitar que todos se desenvolvam para além da falta de condições do professor de EM preparar e testar as atividades experimentais e, para o licenciando, que tenha acesso a esse outro espaço de formação. As ações do PIBID-Química expandem os espaços de formação de professores por possibilitar que os bolsistas ID organizem, planejem e avaliem suas ações em parceria com professores do EM e reflitam sobre sua formação entendendo que a mesma deva se dar de forma articulada entre a escola e a universidade.
Agradecimentos
MEC/CPES - PIBID, PUC Goiás, SEEGO - IEG
Referências
BRASIL. Portaria Normativa nº 28, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Diário Oficial da União, n. 329, seção 1, p. 39, 2007.
_____ Planejando a Próxima Década: Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação, Ministério da Educação/Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/SASE), 2014, http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. acesso em 10/07/2015.
CAPES, Objetivos do PIBID, 2008, http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid, acesso em 10/07/2015.
ROSSI, A. V. e FERREIRA, L. H. A expansão de espaços de formação de professor de Química in ROSA, M. I. P. e ROSSI, A. V.(Orgs.), Educação Química, átomo, Campinas, 2012, p. 127-142.
SILVA, R. R., MACHADO, P. F. L. e TUNES, E. Experimentar sem medo de errar in SANTOS, W. L. P. e MALDANER, O. A. (Orgs.), Ensino de Química em Foco, UNIJUÍ, Ijuí, 2010. p. 231-261.