ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Moraes, P. (IFAM/CAMPUS MAUÉS) ; Coelho Cardoso, T. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Gloria, A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Nascimento da Silva, C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Fernandes da Silva, K. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Campelo de Assis Junior, P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Barbosa Guerreiro, D. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Braga de Castro, F. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Azevedo dos Santos, V. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS UEA) ; Izuka Zanelato, A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS UEA)
Resumo
A escola deve preparar o cidadão para atuar conscientemente na sociedade, para tanto, o ensino de química deve oferecer subsídios para que os alunos compreendam o mundo que os cerca. Observando os interesses dos alunos do 3° ano da Escola Estadual Brandão de Amorim, os bolsistas do PIBID contextualizaram o ensino de Funções Orgânicas com uma oficina intitulada “QUÍMICA DA SAÚDE E DA BELEZA”. A temática utilizada foi escolhida devido à sua importância social, bem como pelos vários grupos funcionais presentes nos princípios ativos dos produtos de beleza utilizados em tratamentos estéticos. Além disso, a atividade que envolveu pesquisa, estudo de dados e apresentação em forma de oficina despertou no discente questões relacionadas ao uso sem limites e inconscientes de produtos de beleza.
Palavras chaves
FUNÇÕES ORGANICAS; PRODUTOS DE BELEZA; QUIMICA DO DIA-A-DIA
Introdução
O desenvolvimento científico nos últimos séculos têm permitido o atendimento das necessidades básicas (saúde, alimentação e beleza) de uma significativa parcela da crescente população humana. Em Parintins/Amazonas, a busca por um padrão de beleza que corresponda às expectativas para participação, como item, na Festa Folclórica de Boi-Bumbá, faz com que homens e mulheres dediquem muito mais tempo, recursos e esforços ao cultivo da melhor aparência possível, esquecendo no entanto das consequências do uso errôneo e ação no organismo humano desses produtos. De acordo com Moraes (2003) “é preciso partir do conhecimento dos alunos, percebido por suas manifestações e discursos, constituído no meio social em que se inserem”. Nesse sentido, a utilização da oficina “Química da saúde e da beleza” envolveu diversos conceitos sobre funções orgânicas e suas implicações na vida do cidadão Parintinense. O discente foi provocado a compreender os conceitos científicos que estão relacionados a materiais cotidianos, quando entrevistou profissionais de salão de beleza, frequentadores de academias, participantes da festa folclórica e sistematizou essas informações em documentários, jogos, dramatizações e paródias.
Material e métodos
A proposta foi desenvolvida com alunos do terceiro ano do Ensino Médio na Escola Brandão de Amorim, Parintins/Amazonas. Inicialmente, foi apresentado à turma vídeos e slides identificando os grupos funcionais orgânicos. Em seguida, organizados em grupos de 5 componentes e sob a supervisão do professor e bolsistas do PIBID, os alunos foram a campo, entrevistando profissionais de salões de beleza, academias, farmácias, brincantes de Boi-Bumbá, no intuito de conhecer quantitativamente a manipulação de produtos orgânicos, como em escova progressiva (formaldeído), cosméticos (fenóis), anabolizantes (hormônios sintéticos), estimulantes ente outros. Após as entrevistas, os alunos reunidos em grupos estudaram os áudios, vídeos e registros fotográficos para identificar os produtos orgânicos utilizados em tratamentos de beleza durante o festival. Do material pesquisado foram selecionados para apresentação na escola, o documentário a “utilização de formaldeído nos esmaltes e escova progressiva”, a dramatização “o uso de esteroides”, o jogo lúdico “estimulantes para maratona da festa folclórica” e a paródia “cola de sapateiro utilizada na confecção de indumentárias”. A pesquisa foi apresentada a todos os alunos do turno noturno da escola sem influência de opiniões e os próprios alunos perceberam a relação entre as estruturas químicas das moléculas e as influências que elas têm sobre nosso corpo.
Resultado e discussão
A proposta desta atividade teve seu objetivo alcançado quando contextualizou o ensino de funções orgânicas e estabeleceu ligações entre a vida cotidiana e os conceitos a serem ministrados, promovendo um aumento da aprendizagem e questionamentos de atos e atitudes de riscos na busca de um padrão de beleza. O discente que faz parte de um contexto social, compreendeu a importância da Química e seus conceitos em produtos de beleza, produzindo uma reflexão sobre a ética da estética. A dramatização, “o uso de esteroides”, foi a oficina que mais chocou os alunos por apresentar um fato corriqueiro na vida do cidadão parintinense, muito utilizado para emagrecer, por provocar um aumento no metabolismo do organismo e que atualmente tem alcançado níveis alarmantes. Ao realizar o estudo de funções orgânicas e ainda envolver o educando em problemáticas vivenciadas, avaliamos de forma exitória a atividade aplicada aos alunos do 3°ano da Escola Brandão de Amorim.
Alunos do terceiro ano apresentando os seus resultados da pesquisa de campo.
Conclusões
Uma das grandes dificuldades no aprendizado da química, muitas vezes, é a maneira mecânica e o método tradicional que o professor transmite os conteúdos aos seus alunos. Esse método torna os conteúdos verdades absolutas e inquestionáveis. Na oficina “Química da saúde e da beleza” os alunos aprenderam que a sua realidade social e cotidiana tem relação com a química. Dessa forma a criação de condições agradáveis para a aprendizagem da disciplina, aproveitando a vivência dos alunos e tradição cultural, reconstruiu conhecimentos químicos e assim o aluno pode refazer a leitura do seu mundo.
Agradecimentos
Referências
CHASSOT, A. I. A Educação no Ensino da Química. Ijuí: Ed. Unijuí.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez.
SOLOMONS, T. W.; GRAHAM. Química Orgânica. Trad. Horacio Macedo. 6ª edição. Riode Janeiro: LTC.