EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO COM AUXILIO DO PIBID COM OS EDUCANDOS DA ESCOLA DESEMBARGADOR VIDAL DE FREITAS

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Santos, W.B. (IFPI) ; Cardoso, J.R.A. (IFPI) ; Oliveira, N.D.J. (UESPI) ; Andrade, M.J.K.L. (UESPI) ; Sá, L.C. (IFPI) ; Santos, W.B. (EEEP JOAQUIM FILOMENO NORONHA)

Resumo

O trabalho foi realizado com o auxílio do PIBID, que ajuda na formação de professores, desenvolvendo estratégia para aprimorar o ensino de Química, com isso este trabalho teve como objetivo analisar a dificuldade dos educandos que não têm acesso aos experimentos, comparando aos que receberam aulas no seguinte trabalho. O método utilizado na pesquisa foi fazer um experimento e logo depois a construção e aplicação de um questionário aplicado para 45 alunos do ensino médio no turno da manhã da rede pública sendo eles duas turmas de 2°ano A e B. Conclui-se que as aulas experimentais têm grande influência na aprendizagem dos alunos, ajudando não só na construção do conhecimento químico, mais também tendo uma visão sobre acontecimento do cotidiano.

Palavras chaves

aulas experimentais ; rede pública; aprendizagem

Introdução

No ensino de química há muito tempo a experimentação vem sendo abordada e evidenciada na relação do ensino, pois acredita-se que esse aspecto tem facilitado o entendimento do conhecimento experimental como a química. Com isso vários outros aspectos influenciam na construção da química. Segundo Guimarães (2009) ela é uma ferramenta essencial no ensino- aprendizagem, há muito tempo debatido em inúmeros trabalhos no campo de ensino de ciências. No entanto, o trabalho foi realizado com o auxílio do (PIBID) Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, que tem como objetivo ajudar na formação de professores, desenvolvendo estratégia para aprimorar o ensino de Química, sendo uma delas a experimentação em sala de aula. A atividade tratou-se do conteúdo em sala de aula abordando “reações químicas” essa aula pratica teve o intuito de melhorar o conhecimento dos alunos fixando ainda mais seus conhecimentos, onde foi realizado um experimento chamado “ Enchimento automático de balões” O objetivo deste trabalho é analisar a dificuldade dos educandos que não têm acesso aos experimentos, comparando aos que receberam aulas no seguinte trabalho.

Material e métodos

A método utilizado na pesquisa foi fazer um experimento e logo depois a construção e aplicação de um questionário básico com as seguintes questões: 1- Na sua opinião a química é desenvolvida a partir de atividades experimentais? 2- As aulas práticas são fundamentais para fixar a teoria vista em ambiente escolar? 3- No experimento houve alguma reação química? 4- Nesse experimento foram utilizados reagentes químicos? 5- Os produtos formados nessa reação são o acetato de sódio (C2H3O2Na), dióxido de carbono (CO2) e água (H2O)?,aplicado para 45 alunos do ensino médio no turno da manhã da rede pública sendo eles duas turmas de 2°ano A e B da unidade escolar Polivalente Desembargador Vidal de Freitas no município de Picos – Piauí. Foram utilizados: Garrafa pet, bexiga e bicarbonato de sódio.

Resultado e discussão

De acordo com Ludke; André (2001), que defende que os questionários podem ser instrumentos valiosos na pesquisa qualitativa. Foi coletado os dados através da aplicação de um questionário com perguntas fechadas “sim e não” com as questões representadas nos Graf 1 e 2. Utilizar experimentos como ponto de partida, para desenvolver a compreensão de conceitos, é uma forma de levar o aluno a participar de seu processo de aprendizagem, sair de uma postura passiva e começar a agir sobre o seu objeto de estudo, relacionando o objeto com acontecimentos e buscando as causas dessa relação, procurando, portanto, uma explicação causal para o resultado de suas ações e/ou interações (CARVALHO et all., 1999).

Figura 1

Dados da questões

Graf 1

dados das questões aplicado para os alunos

Conclusões

Conclusões Após a realização desse trabalho, constatou-se que as aulas experimentais têm como grande influência na aprendizagem dos alunos , ajudando não só na construção do conhecimento químico, mais também tendo uma visão sobre acontecimento do cotidiano, sabendo diferenciar a teoria vista em sala de aula com as aulas práticas vista em laboratório, que somente com aulas teóricas os alunos não conseguem absorver o conteúdo com facilidade, com aulas práticas (experimentais ) observou-se que para eles o determinado assunto ficou “fácil” e que os mesmos podiam relacionar com o cotidiano , part

Agradecimentos

ao ifpi e a capes

Referências


CARVALHO, A. N. P. (cord.) Termodinâmica: um ensino por investigação. São Paulo: Feusp, 1999.
GIANI, K. A Experimentação no Ensino de Ciências: Possibilidades e Limites na Busca de uma Aprendizagem significativa. 2010. 33 f. Proposta de ação profissional resultante da Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília. 2010.


GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola. V. 31, N. 3, p. 198-202, 2009.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Epu, 2001.
SILVA, L. H. DE A.; ZANON, L. B. A Experimentação no Ensino de Ciências. Org. SCHNETZLER, R. P. e ARAGÃO, R. M. R. DE. Ensino de Ciências: Fundamentos e Abordagens. Campinas: Capes; UNIMEP, 2000, p. 120-153.

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