ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Coelho Cardoso, T. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Izuka Zanelato, A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Azevedo dos Santos, V. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Azevedo dos Santos, V. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Nascimento da Silva, C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Braga de Castro, F. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Fernandes da Silva, K. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Gloria, A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Moraes, P. (SEDUC) ; Candido Vieira, J.L. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Oliveira das Chagas, H. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Azevedo dos Santos, V. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Barbosa Guerreiro, D. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS)
Resumo
Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada pelo professor, ao repassar os conteúdos. Apresenta forma diferenciada para trabalhar os conteúdos de química através da utilização dos jogos como uma das ferramentas que se pode lançar mão, facilitando a proximidade do aluno com o conteúdo. Enfoca a prática de jogos didáticos ou atividades lúdicas dentro da sala de aula, auxiliando tanto o aluno como o professor a conquistar der seus objetivos, de forma dinâmica, evitando que a aula seja exaustiva e monótona.
Palavras chaves
JOGOS; ATIVIDADE LUDICA; ENSINO DE QUIMICA
Introdução
As atividades lúdicas, no ensino médio, são práticas privilegiadas para a aplicação de uma educação que vise o desenvolvimento pessoal do aluno e a atuação em cooperação na sociedade. São também instrumentos que motivam, atraem e estimulam o processo de construção do conhecimento, podendo ser definida, de acordo com Soares (2004), como uma ação divertida, seja qual for o contexto linguístico, desconsiderando o objeto envolto na ação. Se há regras, essa atividade lúdica pode ser considerada um jogo. Segundo Kishimoto (1994), o jogo, considerado um tipo de atividade lúdica, possui duas funções: a lúdica e a educativa. las devem estar em equilíbrio, pois se a função lúdica prevalecer, não passará de um jogo e se a função educativa for predominante será apenas um material didático. Os jogos se caracterizam por dois elementos que apresentam: o prazer e o esforço espontâneo, além de integrarem as várias dimensões do aluno, como a afetividade e o trabalho em grupo. Assim sendo eles devem ser inseridos como impulsores nos trabalhos escolares. Os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo que podem ser utilizados em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, como revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos (CUNHA; 2004). A atividade lúdica o objetivo de propiciar o meio para que o aluno induza o seu raciocínio, a reflexão e conseqüentemente a construção do seu conhecimento. Promove a construção do conhecimento cognitivo, físico, social e psicomotor o que o leva a memorizar mais facilmente o assunto abordado. O jogo é uma ferramenta de valor indispensável no processo de ensino e aprendizagem.
Material e métodos
Vários estudos e pesquisas mostram que o Ensino de Química é, em geral, tradicional, centralizando-se na simples memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados do dia-a-dia e da realidade em que os alunos se encontram. A Química, nessa situação, torna-se uma matéria maçante e monótona, fazendo com que os próprios estudantes questionem o motivo pelo qual ela lhes é ensinada, pois a química escolar que estudam é apresentada de forma totalmente descontextualizada. Por este motivo realizou-se este trabalho na Escola Estadual Brandão de Amorim - PARINTINS/AM, através dos pibidianos do curso de Química e os alunos da escola. Trabalhamos com os alunos do ensino médio no turmo noturno, series 1º ano 1 e 2, 2º ano 1 e 2, 3º ano 1 totalizando 113 alunos envolvidos na atividade lúdica. Foram utilizados três jogos relacionados com o conteúdo de química, o primeiro chamado "Memória Periódica", o segundo "Roleta Química - o uso da tabela periódica" e o terceiro é o "Bingo Químico" . Este alunos colocaram em pratica o conteúdo abordado em sala de aula, de uma maneira diferenciada. Foi marcado um dia para realização desta atividade, onde os pibidianos reuniram os alunos no auditório da escola nos tempos da professora de química, após á atividade foi aplicado um questionário em sala de aula para todos os alunos que participaram.
Resultado e discussão
O jogo lúdico quebrou a barreira das
aulas expositivas anteriormente pela
professora de química, deixando os alunos
mais descontraídos e interessados,
além de demonstrar aos próprios alunos
que eles possuíam capacidade de
aprendizagem da disciplina de química. O
jogo foi uma metodologia
educacional positiva, para uma aula mais
dinâmica, diante da falta de
infraestrutura que á Escola Estadual
Brandão de Amorim apresenta.Os
resultados nos mostraram que a aplicação
dos jogos lúdicos tiveram um grau
de aceitação favorável por parte dos
estudantes, o que implica dizer que
essa ferramenta didática possibilitou
tornar mais sólida o conteúdo sobre
tabela periódica, fortalecendo a
aprendizagem dos conceitos presentes
neste
conteúdo. Observou-se que a aplicação dos
jogos Memoria Periódica e Roleta
Química chamaram muito a atenção dos
estudantes, por ser divertido e
estimular a socialização entre eles.
Percebemos certa dificuldade por parte
dos alunos em relação aos jogos memoria
química e roleta química, pois,
constantemente eles pegavam a tabela
periódica para auxiliá-los. No entanto,
considera-se isto como um bom sinal,pois
a dificuldade no tocante aos nomes
e símbolos dos respectivos elementos
estimularam os estudantes a usar a
tabela periódica, proporcionando-lhes
mais familiaridade em saber manuseá-
la. Portanto, o jogo tornou-se um
complemento para o almejo da
concretização
do conhecimento. Os gráficos nos afirmam
que os jogos devem ser utilizados
como ferramentas de apoio ao ensino e que
este tipo de prática pedagógica
conduz o estudante á compreensão e
interesse,dando condições de uma melhora
de conduta no processo de ensino e
aprendizagem, e uma boa ferramenta para a
maior assimilação dos nomes e símbolos
dos elementos periódicos. Sendo uma
boa estratégia para o ensino.
Registro dos pibidianos no dia da aplicação dos jogos lúdicos para os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Brandão De Amorim - Noturno/PIN
Gráfico dos resultados dos questionários aplicados aos alunos após á atividade lúdica na Escola Estadual Brandão de Amorim-Parintins/AM
Conclusões
A motivação é importante para o ensino, pois dirige a ação do educando para o aprendizado e sendo a química considerada uma disciplina difícil pela maioria dos discentes, tem-se urgência na mudança dos métodos de ensino, os discentes necessitam de aulas dinâmicas, atraentes, interessantes, que promovam a interação, a motivação da turma e desperte neles o interesse em estudar.Foi possível observar uma mudança comportamental dos alunos resultando em maior integração entre eles, despertando interesse no trabalho coletivo, bem como de melhor percepção e compreensão sobre o assunto.
Agradecimentos
O presente trabalho foi realizado pelos PIBIDIANOS com o apoio da CAPES, entidade do Governo Brasileiro voltada para a formação de recursos humanos.
Referências
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
MELO,C. M.R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar ao processo de construção do conhecimento. Información Filosófica. V.2 nº1 2005 p.128- 137.
SOARES, M.H.F.B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química.Universidade Federal de São Carlos (tese de doutorado, 2004).
ZANON, D. A. V.; GEUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. de. Jogo didático ludo
químico para o ensino de nomenclaturas dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Departamento de didática, UNESP – SP, 2008.