As atividades desenvolvidas pelos licenciandos em Química do IFG-Uruaçu: Uma prática de ensino intitulada "Educação CTS no Ensino de Química."

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

dos Santos Ferreira, T. (IFG - CAMPUS URUAÇU) ; Schaefer Salgado, J.T. (IFG - CAMPUS URUAÇU) ; Rodrigues Barbosa, A. (IFG - CAMPUS URUAÇU)

Resumo

A perspectiva CTS para o ensino de química, ainda é pouco utilizada pelos professores, muitas vezes pela dificuldade de articular os conhecimentos científicos e tecnológicos com o contexto social. Este trabalho teve como objetivo descrever as atividades desenvolvidas pelos licenciandos em Química do IFG-Uruaçu durante uma prática de ensino intitulada “Educação CTS no Ensino de Química. Como metodologia de pesquisa foi explorado o contexto histórico e os pressupostos teóricos do movimento CTS. Os licenciandos realizaram o planejamento de aulas baseadas na educação CTS. A partir do planejamento, essas aulas foram executadas na prática de ensino e discutidas em grupo. Considerando as respostas dos questionários, percebeu-se a necessidade de proporcionar aos seus futuros docentes uma educação

Palavras chaves

Abordagem CTS; Ensino de Química; Prática de Ensino

Introdução

O ensino de química tem por objetivo possibilitar ao cidadão uma visão critica do mundo que o cerca, nessa perspectiva a educação CTS contribui de forma significativa para formação da cidadania. Essa relação é de grande importância quando se trata de preparar cidadãos capacitados para uso racional do conhecimento químico e o desenvolvimento de atitudes e valores de participação social, (SANTOS et al., 2013) Para utilizar uma abordagem CTS o professor dispõe de várias estratégias de ensino, porém estas exigem que o docente tenha domínio da associação de campos de conhecimentos tecnológico, social, científico e ético.Sendo assim o professor precisa estar em constante formação para o desenvolvimento de diferentes abordagens e metodologias,(NUNES et al., 2010). Para auxiliar na formação de alunos da licenciatura em química o Instituto federal de educação ciência e tecnologia de Goiás - campus Uruaçu, oferta como disciplina práticas de ensino visando o aperfeiçoamento pedagógico dos discentes. Com o propósito de ensinar os futuros discentes a utilizar práticas compatíveis com a abordagem CTS no Ensino de Química, realizou-se uma prática de ensino com a temática: Educação CTS no Ensino de Química, (NUNES et al., 2010).

Material e métodos

A referida prática de ensino foi ministrada no primeiro semestre de 2015, com carga horária de 54 horas, sendo realizada aos sábados, contando com 21 alunos inscritos. Como metodologia, foram apresentados aos licenciandos em Química, o contexto histórico e os pressupostos teóricos do movimento CTS, bem como sua importância no contexto educacional. Nessa etapa, proporcionou- se momentos de discussões com o intuito de investigar as concepções desses futuros professores sobre as inter-relações existentes entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Passado esse momento, foi solicitado que os licenciandos escolhessem um tema, planejassem e executassem aulas baseadas na educação CTS, em grupos de até 5 pessoas. As considerações feitas por Santos e Schnetzler (2010) para a elaboração de aulas dentro de um enfoque CTS, foram as norteadoras da prática de ensino. Durante o planejamento dessas aulas, foi solicitado aos licenciandos que respondessem a um questionário que versava sobre as maiores dificuldades relacionadas à atividade solicitada. Essas dificuldades foram discutidas com todos os demais colegas, com intervenções do professor da disciplina. Esse planejamento durou 15 dias (2 encontros). Na etapa de execução, os licenciandos tiveram 90 minutos para cada grupo para a apresentação das aulas. Depois, para os debates e considerações do professor, 30 minutos. Os temas escolhidos para as aulas foram: Agricultura, Alimentação e saúde humana, Meio Ambiente e problemas sociais, Recursos hídricos e Ocupação humana e poluição ambiental. Após as apresentações das aulas, os licenciandos responderam outro questionário para avaliarem a disciplina e, as dificuldades e impressões sobre as aulas CTS.

Resultado e discussão

Como resultado, foi perceptível, tanto nas respostas do primeiro questionário quanto no segundo, que os licenciandos reconhecem a importância da educação CTS, mas que sua aplicação é desafiante. Isso pode ser visto na resposta de A1 “nesse momento (planejamento) a dificuldade maior foi correlacionar o conteúdo de combustão para a abordagem CTS, a busca de material também foi bem desgastante uma vez que é necessário ter interação entre as três áreas.” Outro ponto importante é o fato da maioria dos licenciandos apresentar dificuldades relacionadas com a exploração da tecnologia em função do problema social a priori estabelecido no plano de aula.

Conclusões

Apesar de encontraram dificuldades em relacionar os conteúdos científicos com a educação CTS, foi possível perceber que os licenciandos reconhecem as contribuições dessa abordagem, não só no âmbito educacional, mas principalmente na formação integral do educando como um ser social que deve ser vetor de mudança, baseado em um posicionamento crítico. Inserir a educação CTS no ensino de química com uma abordagem critica da tecnologia e da função social é desafiador, pois é preciso relacionar os valores envolvidos com a compreensão dos conceitos científicos.

Agradecimentos

Referências

NUNES, Simara Maria Tavares et al. O Ensino CTS em Educação Química: Uma Oficina Para Professores e Alunos do Curso de Licenciatura em Química da UFG. Poíesis Pedagógica, v. 7, n. 1, p. 93-108, 2010.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: UNIJUÍ, 1997.
SANTOS, Wildson Luiz P. dos et al. O Enfoque CTS e a Educação Ambiental: Possibilidade de “ambientalização” da sala de aula de Ciências. In: SANTOS, WL P, MALDANER, O. A. Organizadores. Ensino de Química em Foco. Ijuí: Ed. Iniju ,p. 131-157, 2013.

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