Química ambiental aplicada ao ensino: A visão dos docentes para o futuro do meio ambiente

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Moura Pimentel, L.M. (IFPI) ; Ferreira Monteiro, K.R. (IFPI) ; da Silva, M.S. (IFPI) ; Assunção, J.R. (IFPI)

Resumo

A química ambiental é um campo essencial da educação, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo, que vêem ganhando destaque nos tempos atuais após notarem a devastação do meio ambiente tanto através da natureza, como através da ação humana. O trabalho aborda e defende a iniciação do estudo da Química ambiental desde o princípio do ensino fundamental, associando teoria, prática e contextualização, ao ensino da Química, desta forma, seria mais fácil o entendimento dos discentes, tanto com relação à iniciação na química como com relação a importância do meio ambiente para a vida.

Palavras chaves

QUIMICA; EDUCAÇÃO; MEIO AMBIENTE

Introdução

Durante toda a existência da humanidade, a natureza vem se modificando com ou sem a ação humana, são fenômenos iniciados a centenas de anos com consequencias prejudiciais ao meio ambiente, como a poluição atmosférica, aquática e terrestre causadas pela tendência que o homem tem para a mecanização sem o gerenciamento dos resíduos e com a falta de reaproveitamento tanto desses resíduos como dos recursos renováveis. Diante dos problemas ambientais do mundo, é importante que as novas gerações possam ter em seus currículos escolares a dimensão ambiental. Informar, conscientizar e educar seria a melhor maneira na redução de algumas ações irresponsáveis dos seres humanos, causadores de grandes estragos na natureza. Para isso, a educação tem de estar presente nas aulas de ensino fundamental, onde os alunos estão em idade essencial de instrução. "(...) As crianças sempre se mostram curiosas em saber como é, e como funciona o mundo, e isso ajuda a reforçar suas capacidades (...) consideramos imprescindível o uso de conhecimentos próximos, de nível concreto operacional (...)” (LENIR ZANON E ELIANE PALHARINI) Este trabalho defende a iniciação do estudo da Química no ensino fundamental, conjunto à Educação Ambiental de forma teórica, prática e contextualizada. Tornando-se mais fácil a percepção dos discentes, tanto com relação à iniciação na química como com a relevância do meio ambiente. Pois, segundo Silva (1995), a realização de Educação Ambiental deve ter início na escola, para em seguida atingir os demais segmentos da sociedade, já que a inserção da dimensão ambiental na escola possibilita a realização de um trabalho contínuo e permanente e as transformações alcançadas transpõem os muros da mesma.

Material e métodos

A pesquisa realizou-se com um grupo de 30 alunos do 1° à 7º período,do curso de Licenciatura em Química do IFPI no Campus Picos,afim de averiguar desses alunos suas considerações quanto a sua própria formação e capacitação acerca da química ambiental aplicada ao ensino médio e suas perspectivas para o futuro do meio ambiente. Foi aplicado como coleta de dados um questionário aos alunos, tendo como os seguintes temas:1) Você acha que as aulas de química ambiental para alunos do ensino médio são importantes? 2 )Você acha que a carga horária de aulas de química é satisfatória? 3 )A matéria de química ambiental deveria ser ministrada separadamente ou dentro da carga horária normal? 4 )Você acha que é possível ministrar química ambiental a alunos do ensino médio? 5 )Você pretende abordar de forma mais precisa a química ambiental em suas aulas quando tornar-se professor? 6) E quanto a sua formação acadêmica, a disciplina foi abordada de forma satisfatória ? 7) Você acha que a disciplina pode ter alguma interferência no futuro do meio ambiente ?

Resultado e discussão

Obteve-se um resultado quantitativo através do questionário aplicado, observando que dos alunos entrevistados, 90% acham que as aulas de química ambiental são importantes e 10% acreditam que não; Enquanto 55% concordam que a carga horária das aulas de química são satisfatória, 45% discordam; Porém, 55% responderam que a matéria seria mais proveitosa ministrada separadamente, em um horário paralelo as aulas de química mais sempre interligando os conteúdos, 45% responderam que na carga normal;85% acha completamente valido a introdução da química ambiental no ensino médio principalmente com a degradação do meio ambiente tão em alta. 85% abordará sim em suas aulas a química ambiental pois acreditam que o futuro do meio ambiente depende de uma melhor conscientização por parte das escolas. Ao classificar seu desempenho como bom, regular e ruim, nas aulas de química ambiental que cursaram, 45% consideraram como bom, 40% como regular e outros 15% como ruim; 85% disseram que a disciplina pode sim conduzir um futuro melhor ao meio ambiente, enquanto 15% não acreditam tanto que os alunos aplicarão seus aprendizados.

Conclusões

Aplicar a Química integrada à Educação Ambiental no inicio do Ensino Fundamental, seria possível lecionar conteúdos de forma gradual e aplicada, ligando situações reais, do dia a dia dos discentes, ao conteúdo lecionado. Fazendo uma conexão com o contexto ambiental e social, seria mais fácil fazer o discente compreender além dos processos químicos que ocorrem na natureza, seu papel como cidadão consciente, participativo e modificador na sociedade. Assim a matéria seria assimilada por etapas e, o papel da educação na formação de verdadeiros cidadãos respeitando os limites do meio ambiente.

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus, à Capes pela bolsa de iniciação a docência (PIBID) aos meus colegas e professores de curso e, a minha família, amigos e namorado pelo i

Referências

Zanon, Lenir B., Palharini, Eliane M. - A Química no Ensino Fundamental de Ciências - Rio Grande do Sul: Ijuí.
SILVA, Monica Maria Pereira da. Educação ambiental integrada a coleta seletiva de lixo. 1995. Monografia (Especialização em Educação Ambiental) – UEPB, Campina Grande,
CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix. Tradução de Newton Roberval Eichemberg, 1996.
http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf, data: 13/07/2011

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