ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
de Oliveira, L.A. (ILES/ULBRA) ; Gomides, J.N. (ILES/ULBRA) ; Rodrigues, J.L. (ILES/ULBRA)
Resumo
Objetivou-se desenvolver um software educativo para ser utilizado na disciplina de Química, abordando conteúdos de Química da primeira (1ª) série do Ensino Médio. Realizou uma pesquisa documental, com caráter qualitativo que se baseou em leituras, análises e interpretação de textos. A pesquisa foi desenvolvida durante o primeiro semestre de dois mil e quinze (2015), com o propósito de elaborar um software educativo, utilizando o programa “Netbeans” com versão 7.4 e linguagem de programação Java. Foi possível desenvolver páginas no software a partir de conteúdos com abordagem experimental tais como segurança de laboratório, vidrarias, práticas de densidade e transformações físicas e químicas para serem trabalhados com os alunos do Ensino Médio.
Palavras chaves
Programa Netbens; Laboratórios; Práticas Experimentais
Introdução
Atualmente, o uso de computadores como uma ferramenta educacional tem se tornado mais frequente, pois é um instrumento de mediação educacional, e os elementos que contribuíram para que isso fosse possível foram os programas e protocolos de comunicação, denominados softwares (JUCÁ, 2006). Para Sancho (2008, p. 18), um Software Educativo (SE) “é um programa que possui recursos projetados com a finalidade de serem utilizados em contextos de ensino-aprendizagem, que vai desde a aquisição de conceitos, desenvolvimento de habilidades, até a resolução de problemas”. Tendo em vista os aspectos observados, levantou-se o seguinte problema: Diante de vários recursos computacionais existentes, é possível elaborar um software educativo com abordagem de conteúdos da disciplina de Química para ser utilizado no Ensino Médio? Esse projeto teve como objetivo desenvolver um software educativo para ser utilizado na disciplina de Química, abordando conteúdos da primeira (1ª) série do ensino médio. De forma específica, foi proposto pesquisar material de Química aplicada na 1ª série do ensino médio; desenvolver um software, com conteúdos de Química, aplicando as normas e segurança de laboratório; construir um software educativo contendo práticas experimentais e por fim distribuir o software na forma de DVD-ROM, em algumas escolas da cidade de Itumbiara-GO. Acredita-se que o desenvolvimento de um software educativo possa auxiliar no processo de aprendizagem, pois é uma maneira de interação entre as pessoas, podendo ser muito aproveitada no ambiente escolar, contribuindo no desenvolvimento do raciocínio, envolvendo o educando com o assunto em estudo, além de promover a sua socialização.
Material e métodos
A presente pesquisa partiu da investigação documental, de caráter qualitativo que se baseou em leituras, análises e interpretação, fundamentando-se na consulta de livros didáticos, artigos científicos, monografias, sites e jornais. De acordo com Borges; Castilho e Pereira (2011, p. 37) a pesquisa documental define-se “na consulta de fontes primárias, e abrange todos os materiais que podem servir como fonte de informação para a pesquisa realizada”. Para a análise dos dados, utilizou-se a pesquisa qualitativa, que é substancialmente aquela que busca “estudar profundamente determinado acontecimento, em específico a pesquisa qualitativa trabalha com descrições, comparações e interpretações” (BORGES; CASTILHO; PEREIRA, 2011 p. 40). Além disso, fez-se uso do método dedutivo, que consiste na interpretação e dinâmica e totalizante da realidade, considerando que os fatos não podem ser fora de um contexto social (LAKATOS; MARCONI, 2010). A pesquisa foi desenvolvida durante o primeiro semestre de dois mil e quinze (2015), com o propósito de elaborar um software educativo, utilizando o programa “Netbeans” com versão 7.4 e linguagem de programação Java. Para a elaboração do software, foram utilizados conteúdos da disciplina de Química com abordagem experimental para alunos da primeira (1ª) série do Ensino Médio, como: Segurança de laboratório, vidrarias, práticas de Densidade e Transformações físicas e químicas com o propósito de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Posteriormente, o software foi gravado na forma de DVD-ROM e entregue para professores de algumas escolas da cidade de Itumbiara-GO.
Resultado e discussão
Elaborou-se um software na forma de recurso didático desenvolvido no
programa “Netbeans” com versão 7.4, para ser utilizado com alunos da 1ª
série do ensino médio, permitindo ao professor utilizá-lo como uma
ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos.
A tela de menu inicial representa as páginas desenvolvidas no software, que
consiste em uma introdução ao laboratório, partindo da aprendizagem de
normas de segurança, reconhecimento de vidrarias e a realização das
práticas, tendo como método de avaliação exercícios de fixação e uma tabela
periódica interativa (FIGURA 1).
No software, o aluno tem acesso à parte introdutória sobre a segurança
dentro do laboratório e abaixo cinco ícones, contendo as mais importantes
sinalizações encontradas dentro do laboratório, os equipamentos de proteção
individuais (EPI); equipamentos de proteção coletiva (EPC); quais as boas
condutas que o aluno deve ter dentro do laboratório e como deve ser
realizado o descarte correto de produtos químicos.
Com o aprendizado adquirido sobre as normas e condutas de segurança, o
software aborta também o reconhecimento das vidrarias e acessórios de
laboratório, e para facilitar o encontro, os botões com os respectivos
nomes, estão posicionados em ordem alfabética. É importante mencionar que,
com base nos conhecimentos adquiridos nas telas do SE, o aluno pode, enfim,
realizar, uma prática experimental.
A tela de inicialização da práticas de laboratório aborda um painel com
botões referente às duas práticas: Transformações físicas e químicas e
Densidade de sólidos (FIGURA 2).
Sendo assim, após a elaboração do software, o mesmo foi gravado na forma de
DVD-ROM e doado para professores de Química de três escolas da rede pública
e privada da cidade de Itumbiara-GO.
A tela de menu inicial representa as páginas desenvolvidas no software, que consiste em uma introdução ao laboratório.
A tela de inicialização da práticas de laboratório aborda um painel com botões referente as práticas: Transformações físicas e químicas e Densidade.
Conclusões
Com base nos recursos computacionais existentes, foi possível o desenvolvimento e distribuição de um software educativo abordando conteúdos da primeira série do Ensino Médio com conteúdos de Química, como normas e segurança de laboratório; reconhecimento de vidrarias e práticas experimentais. Portanto esse recurso computacional auxilia, no processo de ensino- aprendizagem, contribuindo no desenvolvimento do raciocínio, podendo ser muito aproveitado no ambiente escolar, inclusive suprindo as necessidades, no caso da falta de estrutura e materiais para aulas de laboratório.
Agradecimentos
A aluna do curso de Química-Licenciatura do ILES-ULBRA, Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO, que se empenhou para o desenvolvimento dessa pesquisa.
Referências
BORGES, N. R. M.; CASTILHO, Auriluce P.; PEREIRA, V. Tanús (orgs.). Manual de metodologia científica – Itumbiara: ILES/ULBRA, 2011.
JUCÁ, S. A relevância dos softwares educativos na educação profissional. Ciências
& Cognição, V. 08,Ano 03, 2006. Disponível em: <www.cienciasecognicao.
org>. Acesso em: 16/09/2014.
LAKATOS, E.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2010.
SANCHO, J. Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: ArtMed, 2008.