ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Moura Dias, M.A. (IF-SERTÃO) ; Barbosa Bitencourt, R. (IF-SERTÃO) ; Alencar Santos Ribeiro, A.E. (IF-SERTÃO)
Resumo
Atualmente o uso de recursos tecnológicos dentro do contexto escolar tem sido de grande ajuda para o processo de ensino-aprendizagem, porém o uso adequado dessa tecnologia por parte dos docentes nem sempre é tão satisfatório como deveria. O professor precisa cada vez mais se atualizar dentro dos padrões de tamanha modernidade, para facilitar seu trabalho como mediador do conhecimento. Esse trabalho teve como objetivo geral analisar se os docentes do IF Sertão Pernambucano-Petrolina,estão realmente preparados para usufruir de maneira inovadora no ensino de química e de outras áreas do conhecimento, do uso de televisores instalados em todas as salas de aula desse campus,ou se para eles esse novo avanço tecnológico se trata apenas de mais um recurso pedagógico como qualquer outro.
Palavras chaves
ENSINO; TECNOLOGIA; TELEVISORES
Introdução
Nas últimas décadas, a sociedade vivencia mudanças perceptíveis devido á implantação das novas tecnologias presentes no cotidiano, fazendo-nos entender que tais alterações modificam a vida das pessoas no mundo contemporâneo, na qual as descobertas científicas e os avanços tecnológicos geram acontecimentos e rupturas de paradigmas. Hoje se analisarmos esse processo com o olhar do tempo histórico, fica evidente o progresso científico e tecnológico, em especial, o da tecnologia da comunicação, começando pela imprensa, o telégrafo, o telefone, o rádio, a televisão, o fax, o celular, os satélites de comunicação, o computador, a internet etc., fazendo com que o homem perceba o constante e permanente movimento com as rupturas de paradigmas. Na escola, essa discussão e as preocupações tiveram inicio com a implantação do projeto TV escola, em 1996, quando o MEC equipou com o Kit tecnológico (televisão, vídeo e antena parabólicas) os colégios públicos com mais de cem alunos matriculados, a fim de proporcionar melhorias de ensino ao utilizar a educação aberta, continuada e a distância. Pautando-se nessas preocupações, e tendo em vista a grande necessidade de adaptação a tecnologia que nos cerca, essa pesquisa objetivou verificar a maneira que estão sendo utilizados os recursos dos aparelhos de TV que foram implantados em todas as salas de aula do IF-Sertão-Campus Petrolina; conhecer o principal objetivo da administração desse local em trazer exatamente essa ferramenta tecnológica, e não outra; ao mesmo tempo em que se analisou em relação aos docentes que lá atuam, se os mesmos passaram por algum processo de treinamento para utilização dos aparelhos, ou se essas TVs foram instaladas e deixadas ‘’ á vontade’’ para que fossem (ou não) utilizados pelos professores.
Material e métodos
A pesquisa realizou-se durante o segundo semestre letivo de 2014, no IF – Sertão - Campus Petrolina. Com o uso de questionário que visava coletar informações sobre o objetivo e o uso de aparelhos televisores instalados nas salas de aula do referido campus e como estava sendo utilizado esse recurso para o ensino de química dentro da instituição. Foi aplicado um questionário na administração responsável pela compra das TVs e depois foram aplicados 12 questionários, que foram distribuídos aleatoriamente entre professores do local, o que representa aproximadamente 10% da quantidade total de docentes. As respostas da administração foram o ponto de partida da análise, que então depois comparadas com a dos professores, foi verificado se havia alguma compatibilidade de informações entre essa duas instâncias que devem andar e trabalhar sempre juntas já que fazem parte da mesma instituição de ensino.
Resultado e discussão
Amparando-se nos dados coletados nos questionários,segundo a visão dos docentes entrevistados sobre o uso desse recurso tecnológico nas aulas de química, 25% do professores do campus disseram não saber de inicio qual era o principal objetivo da compra das Tv's pela instituição, segundo os outros 75% o objetivo seria apenas de substituir o projetor multimídia.Com reação ao papel do uso das TVs na contribuição no ensino da disciplina de química 75% dos docentes responderam que isso poderia proporcionar aulas diferenciadas,contribuindo com uma independência multimídia,para 4% tratava-se de apenas mais um recurso didático disponível e os outros 21% disseram não fazer uso das Tv's por não possuir nenhum treinamento de qualificação para o uso de tal ferramenta.Segundo a administração realmente os docentes não foram treinados para o manuseio dos aparelhos de televisão, segundo também a administração do campus, essa fonte (TVs), é bastante acessível, bem mais prática e com possibilidades múltiplas de uso, por isso foi escolhido justamente as TVs, e não outro recurso tecnológico. Atualmente contamos com diversas tecnologias que podem ser de grande valia para o ensino de química,para 41,6% dos docentes a escolha das Tv's e não de outro recurso didático, foi adequada pois os mesmos fazem uso das TVs com bastante frequência em seu dia-dia,e acham que isso facilitou o seu trabalho, os outros 41,4 % usa o equipamento com pouca frequência, e o percentual restante de 17% não faz uso dos aparelhos no ensino de química nem de outras matérias, pois segundo eles, não passaram pelo processo de treinamento para melhor manusear os aparelhos.
Conclusões
Os resultados apresentados mostram que tais recursos tecnológicos podem não estarem sendo aproveitados de um modo satisfatório dentro do IF Sertão-Petrolina, para o ensino de química,simplesmente pelos docentes não estarem preparados para o manuseio dessa e de outras fontes modernas que venham na tentativa de multiplicar as vias da informação dentro do Campus.Os docentes em geral precisam se adaptar à nova era da informação e adotar tais inovações em favor de uma aula mais dinâmica e interativa,porém,devem também estar preparados para sua utilização em favor do processo de ensino-aprendizagem.
Agradecimentos
Agradecemos ao IF SERTÃO-PETROLINA pelo apoio a essa pesquisa.
Referências
MERCADO,Luis Paulo Leopoldo.(Org.).Novas tecnologias na educação:reflexões sobre a prática.Maceió.Edufal,2002.
PRETTO,Nelson de Luca.Uma escola sem/com futuro:Educação e multimídia.
Campinas:Papirus,1999a.