ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Araújo, S.L. (UFPA) ; Costa, A.R.F. (UFPA) ; Raniere, D.B. (UFPA) ; Santos, N.L. (UFPA) ; Borges, F.C. (UFPA) ; Sanches, T.T. (UFPA) ; Cardoso, R.B.V. (UFPA) ; Aquino, P.F. (UFPA) ; Pinto, J.A.M. (UFPA) ; Teles, J.L.A. (UNIASSELVE)
Resumo
A proposta central deste trabalho é fornecer aulas experimentais de enzimas para alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juvenal Viana Teles da zona rural do Município de Cametá-Pará. O conceito experimental precisa ser expandido também para ambientes de sala de aula, onde o aluno está cotidianamente inserido, assim a sala de aula passa ser ambientes férteis para o desenvolvimento de experimentos. Dessa forma esse trabalho procurou de um modo avaliativo entre a metodologia de teoria e pratica com alunos do ensino fundamental. Percebeu- se com a análise dos questionários, utilizando método tradicional, constatando que os educandos não obtiveram aprendizagem significativa sobre está ciência, por ser uma disciplina nova não abordada nas escolas.
Palavras chaves
ensino fundamental; práticas experimentais; aprendizagem.
Introdução
O processo de construção do conhecimento e mediado por diversos fatores que influenciam de maneira significativa. Entende-se dessa maneira que dentre estes a teoria e prática, ocorrem de maneira a serem considerado um dos fatores mais importantes para a compreensão do que quer se ensinar. Dessa forma, surge diversas abordagem relacionando o cotidiano, na construção do conhecimento de atividades para a análise do estudo do ensino de ciências- bioquimica-enzimas. As concepções a respeito das motivações se fazem presente, dentre dessas abordagens na busca de formação de indivíduos e da importância de suas relações na construção do conhecimento. Assim, entende- se que a teoria e prática sendo como construtora levando- se ao interesse do aluno com relação ao conhecimento das enzimas. Com o crescente avanço faz- se necessário refletir sobre o papel da ciências-bioquimica-enzimas em nossa vida e consequentemente os professores de ciências podem reverter a visão simplista nas escolas e torná- la mais significativa e útil para os alunos. Com esse intuito a disciplina estabelecida através da introdução teórica e complemento prático, permite motivar conhecimentos anteriores e expor processos bioquímicos do cotidiano do aluno, relacionando o aprendizado abordado em sala de aula. A partir desse pressuposto, a produção do conhecimento é um processo dinâmico. Dessa forma despertará uma interação prazerosa na hora de aprender a percepção da temática associada as peculiaridades dos experimentos permite por parte do educador a possibilidade da compreensão do objetivo de estudo e posterior resignificação destes para com a realidade que se foca tal estudo, permitindo ainda a construção de novos saberes oriundos desse processo.
Material e métodos
A metodologia utilizada na pesquisa ocorreu de forma qualitativa e quantitativa, em dois momentos distintos. Durante duas tardes (4 horas/aula) de atividades, 26 alunos da 9º ano do ensino fundamental foram submetidos à intervenção interdisciplinar. Primeiramente, foi feita uma abordagem teórica sobre o assunto de bioquímica com foco nos catalisadores biológicos, enzimas. Em seguida aplicado um questionário com cinco questões abordando o assunto determinado. No segundo momento, foi realizada uma atividade experimental com esses alunos e reaplicado o questionário. Um roteiro, contendo a descrição das atividades programadas e as informações teóricas necessárias para as discussões, foi previamente elaborado e distribuído aos alunos. A introdução de subsídios teóricos será feita por meio de aula expositiva e de um roteiro de questões, que foram respondidas pelos alunos divididos em grupos. Os conceitos químicos e biológicos necessários para a compreensão dos experimentos serão abordados e desta maneira, os conhecimentos disciplinares serão progressivamente integrados e os fatos observados nos experimentos serão interpretados sob o ponto de vista bioquímico. A avaliação dessa intervenção interdisciplinar será realizada por meio de questionários e dos depoimentos espontâneos dos alunos.
Resultado e discussão
A intervenção
interdisciplinar desenvolvida
permitiu aumentar a
integração
dos conteúdos da Química e da
Biologia. A elaboração das
atividades
privilegiou estratégias
didáticas pouco frequentes
para os alunos que
participaram dessa
intervenção interdisciplinar.
O experimento proposto
para iniciar as atividades
tiveram o objetivo de expor
os alunos ao caráter
baseado na experiência.
Apesar do tempo, que tivemos
de eliminar um
experimento e fazer essa
intervenção em dois dias, os
resultados foram
satisfatórios, os alunos
participaram bastante da
atividade prática e
responderam bem aos
exercícios. Além de mudar o
ambiente usualmente
encontrado na sala de aula.
Quanto aos resultados
quantitativos, foram
observados os dados
referentes às respostas dadas
pelos alunos 26
participantes da atividade.
No primeiro momento, após a
exposição teórica do
conteúdo apenas 10 alunos,
equivalente a 36% da turma
acertou mais de 50% do
questionário (3 questões ou
mais). Já após a realização
da prática 24 alunos
(92 %) conseguiram obter
resultados satisfatórios, ou
seja, acertaram 3
questões ou mais do mesmo
questionário.
Gráfico 01: Analise do questionário de aulas teóricas
Gráfico 02: Analise do questionário de práticas experimentais.
Conclusões
Pode-se observar que houve uma motivação maior após a realização de aulas práticas, assim como um melhor aproveitamento do conteúdo por parte dos alunos, onde puderam correlacionar a parte teórica e a prática. Foi possível observar que a parte experimental estimula o desenvolvimento conceitual e consegue promover uma ligação com conceitos pré- estabelecidos o que ajuda no processo cognitivo. Conclui- se que os estudantes, quando estão envolvidos em atividades que envolvem reflexão, conseguem compreender melhor os conceitos envolvidos por estarem mais interessados e motivados.
Agradecimentos
Referências
CAMPOS, Maria Cristina da Cunha; NIGRO,Rogério Gonçalves. Didática de Ciências: o ensino-apredizagem como investigação. São Paulo: Ftb, 1999.
.Para que (m) é útil o ensino? Alternativas para um ensino ( de quimica) mais crítico. Canoas: Ulbra, 1995.
EXPERIMENTOTECA. Relação temática da experimentoteca. Disponível em: <http:// adcc.sc.usp.br /roteiros/intensexs.htm>. acessado em: 4 de abril.2015.
GASPAR, Aberto. Experiências de Ciências para o ensino fundamental. São Paulo: Atica, 2003.