MAIS CIÊNCIA NO ENSINO FUDAMENTAL: METODOLOGIA DE ENSINO EM FOCO ATRAVÉS DE ATIVIDADES EXPRERIMENTAIS PARA O ENTEDIMENTO DE ENZIMAS

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Araújo, S.L. (UFPA) ; Costa, A.R.F. (UFPA) ; Raniere, D.B. (UFPA) ; Santos, N.L. (UFPA) ; Borges, F.C. (UFPA) ; Sanches, T.T. (UFPA) ; Cardoso, R.B.V. (UFPA) ; Aquino, P.F. (UFPA) ; Pinto, J.A.M. (UFPA) ; Teles, J.L.A. (UNIASSELVE)

Resumo

A proposta central deste trabalho é fornecer aulas experimentais de enzimas para alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juvenal Viana Teles da zona rural do Município de Cametá-Pará. O conceito experimental precisa ser expandido também para ambientes de sala de aula, onde o aluno está cotidianamente inserido, assim a sala de aula passa ser ambientes férteis para o desenvolvimento de experimentos. Dessa forma esse trabalho procurou de um modo avaliativo entre a metodologia de teoria e pratica com alunos do ensino fundamental. Percebeu- se com a análise dos questionários, utilizando método tradicional, constatando que os educandos não obtiveram aprendizagem significativa sobre está ciência, por ser uma disciplina nova não abordada nas escolas.

Palavras chaves

ensino fundamental; práticas experimentais; aprendizagem.

Introdução

O processo de construção do conhecimento e mediado por diversos fatores que influenciam de maneira significativa. Entende-se dessa maneira que dentre estes a teoria e prática, ocorrem de maneira a serem considerado um dos fatores mais importantes para a compreensão do que quer se ensinar. Dessa forma, surge diversas abordagem relacionando o cotidiano, na construção do conhecimento de atividades para a análise do estudo do ensino de ciências- bioquimica-enzimas. As concepções a respeito das motivações se fazem presente, dentre dessas abordagens na busca de formação de indivíduos e da importância de suas relações na construção do conhecimento. Assim, entende- se que a teoria e prática sendo como construtora levando- se ao interesse do aluno com relação ao conhecimento das enzimas. Com o crescente avanço faz- se necessário refletir sobre o papel da ciências-bioquimica-enzimas em nossa vida e consequentemente os professores de ciências podem reverter a visão simplista nas escolas e torná- la mais significativa e útil para os alunos. Com esse intuito a disciplina estabelecida através da introdução teórica e complemento prático, permite motivar conhecimentos anteriores e expor processos bioquímicos do cotidiano do aluno, relacionando o aprendizado abordado em sala de aula. A partir desse pressuposto, a produção do conhecimento é um processo dinâmico. Dessa forma despertará uma interação prazerosa na hora de aprender a percepção da temática associada as peculiaridades dos experimentos permite por parte do educador a possibilidade da compreensão do objetivo de estudo e posterior resignificação destes para com a realidade que se foca tal estudo, permitindo ainda a construção de novos saberes oriundos desse processo.

Material e métodos

A metodologia utilizada na pesquisa ocorreu de forma qualitativa e quantitativa, em dois momentos distintos. Durante duas tardes (4 horas/aula) de atividades, 26 alunos da 9º ano do ensino fundamental foram submetidos à intervenção interdisciplinar. Primeiramente, foi feita uma abordagem teórica sobre o assunto de bioquímica com foco nos catalisadores biológicos, enzimas. Em seguida aplicado um questionário com cinco questões abordando o assunto determinado. No segundo momento, foi realizada uma atividade experimental com esses alunos e reaplicado o questionário. Um roteiro, contendo a descrição das atividades programadas e as informações teóricas necessárias para as discussões, foi previamente elaborado e distribuído aos alunos. A introdução de subsídios teóricos será feita por meio de aula expositiva e de um roteiro de questões, que foram respondidas pelos alunos divididos em grupos. Os conceitos químicos e biológicos necessários para a compreensão dos experimentos serão abordados e desta maneira, os conhecimentos disciplinares serão progressivamente integrados e os fatos observados nos experimentos serão interpretados sob o ponto de vista bioquímico. A avaliação dessa intervenção interdisciplinar será realizada por meio de questionários e dos depoimentos espontâneos dos alunos.

Resultado e discussão

A intervenção interdisciplinar desenvolvida permitiu aumentar a integração dos conteúdos da Química e da Biologia. A elaboração das atividades privilegiou estratégias didáticas pouco frequentes para os alunos que participaram dessa intervenção interdisciplinar. O experimento proposto para iniciar as atividades tiveram o objetivo de expor os alunos ao caráter baseado na experiência. Apesar do tempo, que tivemos de eliminar um experimento e fazer essa intervenção em dois dias, os resultados foram satisfatórios, os alunos participaram bastante da atividade prática e responderam bem aos exercícios. Além de mudar o ambiente usualmente encontrado na sala de aula. Quanto aos resultados quantitativos, foram observados os dados referentes às respostas dadas pelos alunos 26 participantes da atividade. No primeiro momento, após a exposição teórica do conteúdo apenas 10 alunos, equivalente a 36% da turma acertou mais de 50% do questionário (3 questões ou mais). Já após a realização da prática 24 alunos (92 %) conseguiram obter resultados satisfatórios, ou seja, acertaram 3 questões ou mais do mesmo questionário.

Questionário 01: O ensino de enzimas em aulas teóricas.

Gráfico 01: Analise do questionário de aulas teóricas

Questionário 02 : O ensino de enzimas através de aulas experimentais.

Gráfico 02: Analise do questionário de práticas experimentais.

Conclusões

Pode-se observar que houve uma motivação maior após a realização de aulas práticas, assim como um melhor aproveitamento do conteúdo por parte dos alunos, onde puderam correlacionar a parte teórica e a prática. Foi possível observar que a parte experimental estimula o desenvolvimento conceitual e consegue promover uma ligação com conceitos pré- estabelecidos o que ajuda no processo cognitivo. Conclui- se que os estudantes, quando estão envolvidos em atividades que envolvem reflexão, conseguem compreender melhor os conceitos envolvidos por estarem mais interessados e motivados.

Agradecimentos

Referências

CAMPOS, Maria Cristina da Cunha; NIGRO,Rogério Gonçalves. Didática de Ciências: o ensino-apredizagem como investigação. São Paulo: Ftb, 1999.
.Para que (m) é útil o ensino? Alternativas para um ensino ( de quimica) mais crítico. Canoas: Ulbra, 1995.
EXPERIMENTOTECA. Relação temática da experimentoteca. Disponível em: <http:// adcc.sc.usp.br /roteiros/intensexs.htm>. acessado em: 4 de abril.2015.
GASPAR, Aberto. Experiências de Ciências para o ensino fundamental. São Paulo: Atica, 2003.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás